Dissertação

Desenvolvimento de um curso a distância para capacitação em saúde indígena para profissionais de enfermagem

Introdução: A educação permanente em saúde, modelo de aprendizagem que ocorre no cotidiano da profissão é comprometida com o coletivo, reconhece as atividades rotineiras e habituais como lugar de invenções, de se acolher desafios e substituir de modo criativo, modelos por práticas cooperativas, cola...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Sandra Costa
Outros Autores: https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10853
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10853
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-108532025-04-24T05:06:42Z Desenvolvimento de um curso a distância para capacitação em saúde indígena para profissionais de enfermagem Lima, Sandra Costa Pina, Rizioleia Marina Pinheiro https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar http://lattes.cnpq.br/6421099138204726 Souza, Aldalice Aguiar de Reis, Deyvylan Araújo Enfermagem - Estudo e ensino Enfermagem em saúde comunitária CIENCIAS DA SAUDE: ENFERMAGEM Enfermagem Educação em enfermagem Saúde de populações indígenas Educação a distância Introdução: A educação permanente em saúde, modelo de aprendizagem que ocorre no cotidiano da profissão é comprometida com o coletivo, reconhece as atividades rotineiras e habituais como lugar de invenções, de se acolher desafios e substituir de modo criativo, modelos por práticas cooperativas, colaborativas, integralizadas e audazes na arte da escuta da diversidade e da pluralidade no país. Objetivo: Desenvolver um Curso na modalidade a Distância para capacitação da equipe de enfermagem no atendimento humanizado e equânime ao indígena hospitalizado, com a atenção às questões culturais e especificidades desta população. Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada, de produção tecnológica, para desenvolvimento de um curso de curta duração à distância para capacitação em saúde indígena para profissionais de enfermagem em um Ambiente Virtual e aprendizagem, norteado pelo referencial teórico da andragogia. O percurso metodológico seguiu as três primeiras etapas do modelo ADDIE para nortear o desenvolvimento do ambiente virtual de aprendizagem, a saber: análise, desenho e desenvolvimento. Resultados: desenvolvimento do Curso ENFERMAGEM EM SAÚDE INDÍGENA NO CONTEXTO HOSPITALAR –CURSO EAD, para educação continuada da equipe de enfermagem na assistência ao paciente indígena em contexto hospitalar, carga horária de 60h. A produção técnica e tecnológica foi mediada pela Teoria da diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger. Conclusão: O curso foi desenvolvido por meio de uma ferramenta pedagógica inovadora com foco na redução de lacunas no conhecimento acerca do cuidado à população indígena, desenvolvimento de habilidades e competências culturais para o atendimento humanizado e equânime ao indígena em ambiente hospitalar. Introduction: Permanent health education, a learning model that takes place in the daily practice of the profession, is committed to the collective. It acknowledges routine activities as opportunities for innovation, embracing challenges and creatively replacing traditional models with cooperative, collaborative, integrated, and bold practices, fostering attentive listening to the country’s diversity and plurality. Objective: To develop in the modality Distance Learning Course to train nursing staff in providing humanized and equitable care to hospitalized Indigenous patients, with special attention to the cultural aspects and specific needs of this population. Method: This is an applied research project focused on technological production, aiming to develop a short-term distance learning course on Indigenous health for nursing professionals, hosted in a Virtual Learning Environment (VLE) and guided by the theoretical framework of andragogy. The methodological approach followed the first three phases of the ADDIE model to guide the development of the virtual learning environment, namely: analysis, design, and development. Results: Development of the course INDIGENOUS HEALTH NURSING IN THE HOSPITAL CONTEXT – Distance Learning Course (EAD), aimed at the continuing education of nursing staff in providing care to Indigenous patients in a hospital setting, with a workload of 60 hours. The technical and technological production was guided by Madeleine Leininger’s Theory of Cultural Care Diversity and Universality. Conclusion: The course was developed using an innovative pedagogical tool focused on reducing knowledge gaps regarding care for Indigenous populations and fostering the development of cultural skills and competencies to provide humanized and equitable care to Indigenous patients in a hospital setting. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2025-04-24T01:29:29Z 2999-12-31 2024-10-31 Dissertação LIMA, Sandra Costa. Desenvolvimento de um curso a distância para capacitação em saúde indígena para profissionais de enfermagem. 2024. 224 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem no Contexto Amazônico) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10853 por Acesso Embargado https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Enfermagem Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Enfermagem
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Enfermagem - Estudo e ensino
Enfermagem em saúde comunitária
CIENCIAS DA SAUDE: ENFERMAGEM
Enfermagem
Educação em enfermagem
Saúde de populações indígenas
Educação a distância
spellingShingle Enfermagem - Estudo e ensino
Enfermagem em saúde comunitária
CIENCIAS DA SAUDE: ENFERMAGEM
Enfermagem
Educação em enfermagem
Saúde de populações indígenas
Educação a distância
Lima, Sandra Costa
Desenvolvimento de um curso a distância para capacitação em saúde indígena para profissionais de enfermagem
topic_facet Enfermagem - Estudo e ensino
Enfermagem em saúde comunitária
CIENCIAS DA SAUDE: ENFERMAGEM
Enfermagem
Educação em enfermagem
Saúde de populações indígenas
Educação a distância
description Introdução: A educação permanente em saúde, modelo de aprendizagem que ocorre no cotidiano da profissão é comprometida com o coletivo, reconhece as atividades rotineiras e habituais como lugar de invenções, de se acolher desafios e substituir de modo criativo, modelos por práticas cooperativas, colaborativas, integralizadas e audazes na arte da escuta da diversidade e da pluralidade no país. Objetivo: Desenvolver um Curso na modalidade a Distância para capacitação da equipe de enfermagem no atendimento humanizado e equânime ao indígena hospitalizado, com a atenção às questões culturais e especificidades desta população. Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada, de produção tecnológica, para desenvolvimento de um curso de curta duração à distância para capacitação em saúde indígena para profissionais de enfermagem em um Ambiente Virtual e aprendizagem, norteado pelo referencial teórico da andragogia. O percurso metodológico seguiu as três primeiras etapas do modelo ADDIE para nortear o desenvolvimento do ambiente virtual de aprendizagem, a saber: análise, desenho e desenvolvimento. Resultados: desenvolvimento do Curso ENFERMAGEM EM SAÚDE INDÍGENA NO CONTEXTO HOSPITALAR –CURSO EAD, para educação continuada da equipe de enfermagem na assistência ao paciente indígena em contexto hospitalar, carga horária de 60h. A produção técnica e tecnológica foi mediada pela Teoria da diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger. Conclusão: O curso foi desenvolvido por meio de uma ferramenta pedagógica inovadora com foco na redução de lacunas no conhecimento acerca do cuidado à população indígena, desenvolvimento de habilidades e competências culturais para o atendimento humanizado e equânime ao indígena em ambiente hospitalar.
author_additional Pina, Rizioleia Marina Pinheiro
author_additionalStr Pina, Rizioleia Marina Pinheiro
format Dissertação
author Lima, Sandra Costa
author2 https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar
author2Str https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar
title Desenvolvimento de um curso a distância para capacitação em saúde indígena para profissionais de enfermagem
title_short Desenvolvimento de um curso a distância para capacitação em saúde indígena para profissionais de enfermagem
title_full Desenvolvimento de um curso a distância para capacitação em saúde indígena para profissionais de enfermagem
title_fullStr Desenvolvimento de um curso a distância para capacitação em saúde indígena para profissionais de enfermagem
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um curso a distância para capacitação em saúde indígena para profissionais de enfermagem
title_sort desenvolvimento de um curso a distância para capacitação em saúde indígena para profissionais de enfermagem
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2025
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10853
_version_ 1831970438917390336
score 11.753896