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Dissertação
O ensino de Propriedade Intelectual nos cursos de graduação da UFAM
Em um mundo cada vez mais orientado pela informação e pelo conhecimento, compreender a importância da PI é relevante para capacitar os futuros profissionais a criar inovações e ativos intelectuais passíveis de proteção legal. Nesse sentido, a presente pesquisa busca identificar a abordagem da temáti...
Autor principal: | Vidigal, Yanka Andrade Senna |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7677568915519291 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10854 |
Resumo: |
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Em um mundo cada vez mais orientado pela informação e pelo conhecimento, compreender a importância da PI é relevante para capacitar os futuros profissionais a criar inovações e ativos intelectuais passíveis de proteção legal. Nesse sentido, a presente pesquisa busca identificar a abordagem da temática de Propriedade Intelectual na Universidade Federal do Amazonas, para os cursos das áreas de Ciências Biológicas e Agrárias. Quanto aos objetivos específicos estão: identificar a ocorrência da oferta de disciplinas que abranjam Propriedade Intelectual, por meio de análise dos Projetos Pedagógicos de Curso; identificar o grau de conhecimento dos alunos em PI e como esse conhecimento é perpassado na instituição, por meio de questionário; elaborar um material didático, de forma a incentivar a divulgação da temática nos cursos de graduação da UFAM. A metodologia, com abordagem quanti-qualitativa, incluiu a pesquisa bibliográfica, análise documental e a aplicação de questionários aos discentes de graduação das áreas de Ciências Biológicas e Agrárias. O resultado apontou que os conceitos estão pouco presentes na formação dos discentes dos cursos analisados, identificando que, atualmente, nenhum dos PPCs se orienta no PDI vigente da Instituição e as diretrizes curriculares. Quanto ao nível de suficiência da temática, 73.4% dos respondentes não se sentem preparados com os conhecimentos aprendidos até o momento. Dessa forma, espera-se que o produto gerado, em formato de vídeos sequenciados, torne o tema acessível tanto para os discentes quanto para as coordenações de curso e que o conjunto desta pesquisa contribua para informar e difundir o conceito de PI dentro do contexto acadêmico, para os cursos analisados, destacando seu papel estratégico no desenvolvimento acadêmico, científico e profissional. |