Dissertação

O ensino de Propriedade Intelectual nos cursos de graduação da UFAM

Em um mundo cada vez mais orientado pela informação e pelo conhecimento, compreender a importância da PI é relevante para capacitar os futuros profissionais a criar inovações e ativos intelectuais passíveis de proteção legal. Nesse sentido, a presente pesquisa busca identificar a abordagem da temáti...

ver descrição completa

Autor principal: Vidigal, Yanka Andrade Senna
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7677568915519291
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10854
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10854
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-108542025-04-25T05:06:00Z O ensino de Propriedade Intelectual nos cursos de graduação da UFAM Teaching intellectual property in UFAM undergraduate courses Vidigal, Yanka Andrade Senna Oliveira Junior, Manoel Carlos de http://lattes.cnpq.br/7677568915519291 http://lattes.cnpq.br/0403290330724360 Melo, Daniel Reis Armond de http://lattes.cnpq.br/0038720677709107 Sousa, Kleber Abreu http://lattes.cnpq.br/5998925827023470 Gomes, Eduardo de Castro http://lattes.cnpq.br/6572855304603037 Propriedade intelectual - Amazônia Propriedade intelectual - Estudo e ensino CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Propriedade Intelectual Ensino superior UFAM Projetos Pedagógicos de Curso Em um mundo cada vez mais orientado pela informação e pelo conhecimento, compreender a importância da PI é relevante para capacitar os futuros profissionais a criar inovações e ativos intelectuais passíveis de proteção legal. Nesse sentido, a presente pesquisa busca identificar a abordagem da temática de Propriedade Intelectual na Universidade Federal do Amazonas, para os cursos das áreas de Ciências Biológicas e Agrárias. Quanto aos objetivos específicos estão: identificar a ocorrência da oferta de disciplinas que abranjam Propriedade Intelectual, por meio de análise dos Projetos Pedagógicos de Curso; identificar o grau de conhecimento dos alunos em PI e como esse conhecimento é perpassado na instituição, por meio de questionário; elaborar um material didático, de forma a incentivar a divulgação da temática nos cursos de graduação da UFAM. A metodologia, com abordagem quanti-qualitativa, incluiu a pesquisa bibliográfica, análise documental e a aplicação de questionários aos discentes de graduação das áreas de Ciências Biológicas e Agrárias. O resultado apontou que os conceitos estão pouco presentes na formação dos discentes dos cursos analisados, identificando que, atualmente, nenhum dos PPCs se orienta no PDI vigente da Instituição e as diretrizes curriculares. Quanto ao nível de suficiência da temática, 73.4% dos respondentes não se sentem preparados com os conhecimentos aprendidos até o momento. Dessa forma, espera-se que o produto gerado, em formato de vídeos sequenciados, torne o tema acessível tanto para os discentes quanto para as coordenações de curso e que o conjunto desta pesquisa contribua para informar e difundir o conceito de PI dentro do contexto acadêmico, para os cursos analisados, destacando seu papel estratégico no desenvolvimento acadêmico, científico e profissional. In a world increasingly driven by information and knowledge, understanding the importance of IP is important to enable future professionals to create innovations and intellectual assets that can be legally protected. In this sense, this research seeks to identify the approach to Intellectual Property with at the Federal University of Amazonas, for courses in the areas of Biological and Agricultural Sciences. The specific objectives are: to identify the occurrence of subjects that cover Intellectual Property, by analyzing the Course Pedagogical Projects; to identify the degree of knowledge of students in IP and how this knowledge is passed on in the institution, by means of a questionnaire; to develop didactic material, in order to encourage the dissemination of the theme in UFAM's undergraduate courses. The methodology, with a quantitative and qualitative approach, included bibliographical research, document analysis and the application of questionnaires to undergraduate students in the areas of Biological and Agricultural Sciences. The results showed that the concepts are not very present in the education of the students on the courses analyzed, identifying that none of the PPCs are currently oriented towards the institution's current PDI and curriculum guidelines. Regarding the level of sufficiency of the subject, 73.4% of respondents do not feel prepared with the knowledge they have learned so far. It is therefore hoped that the product generated, in the form of sequenced videos, will make the subject accessible to both students and course coordinators, and that this research as a whole will contribute to informing and disseminating the concept of IP within the academic context for the courses analyzed, highlighting its strategic role in academic, scientific and professional development. 2025-04-24T18:53:58Z 2025-02-27 Dissertação VIDIGAL, Yanka Andrade Senna. O ensino de Propriedade Intelectual nos cursos de graduação da UFAM. 2025. 151 f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10854 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Propriedade intelectual - Amazônia
Propriedade intelectual - Estudo e ensino
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Propriedade Intelectual
Ensino superior
UFAM
Projetos Pedagógicos de Curso
spellingShingle Propriedade intelectual - Amazônia
Propriedade intelectual - Estudo e ensino
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Propriedade Intelectual
Ensino superior
UFAM
Projetos Pedagógicos de Curso
Vidigal, Yanka Andrade Senna
O ensino de Propriedade Intelectual nos cursos de graduação da UFAM
topic_facet Propriedade intelectual - Amazônia
Propriedade intelectual - Estudo e ensino
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Propriedade Intelectual
Ensino superior
UFAM
Projetos Pedagógicos de Curso
description Em um mundo cada vez mais orientado pela informação e pelo conhecimento, compreender a importância da PI é relevante para capacitar os futuros profissionais a criar inovações e ativos intelectuais passíveis de proteção legal. Nesse sentido, a presente pesquisa busca identificar a abordagem da temática de Propriedade Intelectual na Universidade Federal do Amazonas, para os cursos das áreas de Ciências Biológicas e Agrárias. Quanto aos objetivos específicos estão: identificar a ocorrência da oferta de disciplinas que abranjam Propriedade Intelectual, por meio de análise dos Projetos Pedagógicos de Curso; identificar o grau de conhecimento dos alunos em PI e como esse conhecimento é perpassado na instituição, por meio de questionário; elaborar um material didático, de forma a incentivar a divulgação da temática nos cursos de graduação da UFAM. A metodologia, com abordagem quanti-qualitativa, incluiu a pesquisa bibliográfica, análise documental e a aplicação de questionários aos discentes de graduação das áreas de Ciências Biológicas e Agrárias. O resultado apontou que os conceitos estão pouco presentes na formação dos discentes dos cursos analisados, identificando que, atualmente, nenhum dos PPCs se orienta no PDI vigente da Instituição e as diretrizes curriculares. Quanto ao nível de suficiência da temática, 73.4% dos respondentes não se sentem preparados com os conhecimentos aprendidos até o momento. Dessa forma, espera-se que o produto gerado, em formato de vídeos sequenciados, torne o tema acessível tanto para os discentes quanto para as coordenações de curso e que o conjunto desta pesquisa contribua para informar e difundir o conceito de PI dentro do contexto acadêmico, para os cursos analisados, destacando seu papel estratégico no desenvolvimento acadêmico, científico e profissional.
author_additional Oliveira Junior, Manoel Carlos de
author_additionalStr Oliveira Junior, Manoel Carlos de
format Dissertação
author Vidigal, Yanka Andrade Senna
author2 http://lattes.cnpq.br/7677568915519291
author2Str http://lattes.cnpq.br/7677568915519291
title O ensino de Propriedade Intelectual nos cursos de graduação da UFAM
title_short O ensino de Propriedade Intelectual nos cursos de graduação da UFAM
title_full O ensino de Propriedade Intelectual nos cursos de graduação da UFAM
title_fullStr O ensino de Propriedade Intelectual nos cursos de graduação da UFAM
title_full_unstemmed O ensino de Propriedade Intelectual nos cursos de graduação da UFAM
title_sort o ensino de propriedade intelectual nos cursos de graduação da ufam
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2025
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10854
_version_ 1831970439075725312
score 11.755432