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Tese
Encontros de saberes: corpo, afeto e potência criadora
O mundo se constitui como uma multiplicidade de expressões de saberes e fazeres que se atualizam em diferentes modos de existência. A partir dessa perspectiva, reconhecemos a importância de acolher as potencialidades de aprender com a diferença, valorizando os encontros que acontecem na escola. Ness...
Autor principal: | Batista, Leandro Nogueira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4697617032714409, https://orcid.org/0000-0002-6069-0352 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-108872025-05-15T19:07:10Z Encontros de saberes: corpo, afeto e potência criadora Encounters of knowledge: body, affect and creative potency Batista, Leandro Nogueira Aguiar, José Vicente de Souza http://lattes.cnpq.br/4697617032714409 http://lattes.cnpq.br/9130080603912569 Costa, Mauro Gomes da http://lattes.cnpq.br/5747563416494485 Oliveira, Kelly Almeida de http://lattes.cnpq.br/6665636259576060 Oliveira, Caroline Barroncas de http://lattes.cnpq.br/7898558694581023 https://orcid.org/0000-0002-6069-0352 Educação afetiva Ambiente escolar Interação social CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação escolar Saberes-vivências Memória Linguagens Filosofia da diferença O mundo se constitui como uma multiplicidade de expressões de saberes e fazeres que se atualizam em diferentes modos de existência. A partir dessa perspectiva, reconhecemos a importância de acolher as potencialidades de aprender com a diferença, valorizando os encontros que acontecem na escola. Nesse sentido, somos movidos pela questão “que afetos emergem no corpo-estudante da comunidade Nossa Senhora do Rosário (Parintins-Am) dos encontros entre saberes-vivências e os conhecimentos escolares?” que instaura nossa preocupação de pesquisa, de compreender que afetos emergem nesses encontros no espaço escolar. Nesse percurso, traçamos composições com a filosofia da Diferença, especialmente nas obras de Spinoza (2021), Deleuze (1999, 2002, 2005, 2012, 2019) e Bergson (2010 a; b, 2019), articuladas com epistemologias indígenas e perspectivas antropológicas. A cartografia foi mobilizada para mapear saberes-vivências, como o da pesca, da agricultura e da caça, que constituem a memória da comunidade e se atualizam nas práticas cotidianas. Os desdobramentos da investigação nos possibilitaram agir para tornar o espaço escolar favorável ao acontecimento de bons encontros através da realização de oficinas de expressão e criação com os estudantes. O mapeamento dessas práticas contribuiu para criar um ambiente escolar mais receptivo aos saberes das experiências, favorecendo a produção de afetos alegres e ampliando a potência de criação dos estudantes. A abordagem evidencia que os afetos que emergiram variam entre o passivo e o ativo, e podem ser intensificados por encontros que valorizem a diferença e o coletivo. Portanto, entendemos que o espaço escolar, ao acolher as multiplicidades, pode expandir as possibilidades de criação e transformação nos processos educativos. The world is made up of a multiplicity of expressions of knowledge and actions that are actualized in different ways of existing. From this perspective, we recognize the importance of welcoming the potential to learn from difference, valuing the encounters that take place at school. In this sense, we are driven by the question “what affects emerge in the student-body of the Nossa Senhora do Rosário community (Parintins-Am) from the encounters between living knowledge and school knowledge?” which sets out our research concern, to understand what affects emerge in these encounters in the school space. Along this path, we drew up compositions with the philosophy of Difference, especially in the works of Spinoza (2021), Deleuze (1999, 2002, 2005, 2012, 2019) and Bergson (2010 a; b, 2019), articulated with indigenous epistemologies and anthropological perspectives. Cartography was used to map living knowledge, such as fishing, farming and hunting, which constitute the community's memory and are updated in everyday practices. The results of the research enabled us to take action to make the school space favorable to good encounters by holding expression and creation workshops with the students. Mapping these practices has helped to create a school environment that is more receptive to the knowledge of experiences, favoring the production of joyful affections and expanding the students' power to create. The approach shows that the affects that emerged vary between the passive and the active, and can be intensified by encounters that value difference and the collective. Therefore, we understand that the school space, by welcoming multiplicities, can expand the possibilities for creation and transformation in educational processes. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas Indicar o link para os códigos das áreas de conhecimento da Capes. 2025-05-15T19:05:31Z 2025-03-28 Tese BATISTA, Leandro Nogueira. Encontros de saberes: corpo, afeto e potência criadora. 2025. 214 f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10887 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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