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Dissertação
Relações sociais e afetivas de crianças com dificuldade de movimento no contexto escolar: uma análise a partir do olhar da professora e das crianças
O ambiente escolar é um local onde as crianças podem aprimorar, aprender e desenvolver suas habilidades. O espaço escolar releva situações diversas no seu cotidiano como dificuldades que as crianças possam apresentar, podendo muitas das vezes ser rotulada sem nenhum diagnóstico, ou ainda ter suas...
Autor principal: | Sodré, Marta Patrícia Faianca |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9445473938882932 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6995 |
Resumo: |
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O ambiente escolar é um local onde as crianças podem aprimorar, aprender e
desenvolver suas habilidades. O espaço escolar releva situações diversas no seu
cotidiano como dificuldades que as crianças possam apresentar, podendo muitas das
vezes ser rotulada sem nenhum diagnóstico, ou ainda ter suas particularidades
esquecidas em meio tantas crianças nesse ambiente. No ensino faz-se necessário a
perspectiva da educação inclusiva, exatamente para atender as necessidades dos
alunos. Muitas dificuldades podem ser acarretadas por questões corporais que não
foram trabalhadas no momento correto e nem na fase correta no ambiente escolar.
Assim, uma prática inclusiva consiste em um olhar redimensionado para as diferenças,
considerando os sujeitos como atores sociais. Em virtude desse contexto, a pesquisa
analisou se a dificuldade de movimento influenciaria nas interações sociais e afetivas
de crianças no contexto escolar. A pesquisa teve como objetivos: identificar as crianças
que apresentaram dificuldade de movimento no contexto escolar; descrever as
interações sociais e afetivas de crianças com e sem dificuldade de movimento no
contexto escolar e verificar se as crianças com dificuldade de movimento apresentaram
comprometimentos nas interações sociais e afetivas no contexto escolar. Quanto ao
método, a pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa quali-quanti. O loco da
pesquisa foi uma escola municipal de educação infantil, da cidade de Manaus. Os
instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas e o teste Movement
Assessment Battery for Children - MABC-2. Os participantes da pesquisa foram 24
crianças com idade de 4-5 anos e a professora regente. Na análise e discussão dos
dados usou-se a análise descritiva para os dados das crianças e a análise de conteúdo
para analisar os dados da professora |