Dissertação

Educar para a sustentabilidade: a experiência da Casa Familiar Rural de Boa Vista do Ramos - Amazonas

A presente dissertação, resultado de um projeto de pesquisa, investigou a experiência da Casa Familiar Rural de Boa Vista do Ramos-Am, com o objetivo mais amplo de identificar as contribuições da experiência para o desenvolvimento local e solidário, a partir de sua metodologia pedagógica. O estudo...

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Autor principal: Melo, André de Oliveira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5723660580912897
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2482
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-24822016-04-22T14:26:47Z Educar para a sustentabilidade: a experiência da Casa Familiar Rural de Boa Vista do Ramos - Amazonas Melo, André de Oliveira Vieira, Antonieta do Lago http://lattes.cnpq.br/5723660580912897 http://lattes.cnpq.br/3109026552640526 Pedagogia da alternância Desenvolvimento local Casa Familiar Rural Sustentabilidade e Educação Pedagogy of Alternation Rural family house CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS A presente dissertação, resultado de um projeto de pesquisa, investigou a experiência da Casa Familiar Rural de Boa Vista do Ramos-Am, com o objetivo mais amplo de identificar as contribuições da experiência para o desenvolvimento local e solidário, a partir de sua metodologia pedagógica. O estudo se desenvolveu numa abordagem qualitativa de pesquisa, no sentido de valorizar os significados que os indivíduos dão às suas ações, o meio em que constrõem suas vidas, sua relação e o vínculo indissociável com o contexto no qual encontram-se inseridos. Como instrumentos metodológicos, utilizamos: (I) a pesquisa bibliográfica a respeito do tema, a partir de teses, dissertações, publicações diversas, material em meio eletrônico e outros; (II) pesquisa documental, através de fontes documentais importantes para análise da experiência da CFR de Boa Vista do Ramos como planos de estudo dos alunos, relatórios de visitas técnicas, regimento interno da CFR de Boa Vista do Ramos, atas, ofícios, memorandos, matriz curricular e outros; (III) pesquisa de campo, com a utilização de entrevistas semi-estruturadas, selecionando para as entrevistas os monitores que atuam na área técnica (técnicos ligados à agricultura, agroecologia, manejo de florestas e criação de animais em sistemas integrados), e professores das disciplinas da formação geral (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia). Também participaram das entrevistas alunos, egressos das turmas 2005 e 2007, pais, representantes da ARCAFAR-AM e parceiros financeiros e de apoio técnico-pedagógico. O critério para seleção dos jovens discentes, monitores, docentes e egressos deu-se na forma de sorteio em Assembleia Geral da Associação da CFR de Boa Vista do Ramos. Entretanto, pela exiguidade do tempo, os pais selecionados foram os dos jovens também selecionados. Com relação ao representante do movimento social e membro da comunidade, o critério para escolha deu-se pela participação e frequência nas reuniões e eventos realizados pelo projeto. O estudo permitiu, por um lado, constatar que a experiência da CFR de Boa Vista do Ramos é significativa para os sujeitos do campo, uma vez que os conhecimentos são organizados a partir da realidade dos mesmos. Nesse sentido, foi possível identificar que a proposta assentada na Pedagogia da Alternância pode ser uma alternativa educacional viável para o campo boavistense. A partir das entrevistas, identificamos o esforço para que ocorra a integração escola/família/comunidade na dinâmica educacional da CFR de Boa Vista do Ramos. Apesar das dificuldades inerentes a um projeto com este perfil, há uma significativa contribuição da CFR para os jovens do campo boavistense, uma vez que a mesma é vista pelos sujeitos como uma possibilidade de fortalecimento do desenvolvimento das unidades produtivas, com a introdução de técnicas ligadas à agricultura familiar e o fortalecimento da comunidade na luta pela legitimação dos direitos sociais. A pesquisa intencionou contribuir também com o movimento Amazonense Por uma Educação do Campo , no sentido de reconhecer e problematizar as inúmeras experiências de educação gestadas no Estado do Amazonas, pelos movimentos sociais, apontando elementos teóricos para esse debate. This work, the result of a research project investigated the experience of the Rural Family House Boa Vista do Ramos -Am, with the broader aim of identifying the contributions of experience to the local development and solidarity from their teaching methodology. The study was conducted in qualitative research in order to enhance the meanings that people give to their actions, means in that build their lives, their relationship and inseparable link with the context in which they are inserted. As methodological tools we use : (i) the literature on the subject, from theses, dissertations, several publications, material in electronic media and others; (II) desk research, through important documentary sources for analysis of the experience of CFR Boa Vista do Ramos as study plans of students, technical visits reports, bylaws of the CFR of Boa Vista do Ramos, minutes, crafts, memos, and other curriculum; (III) field research with the use of interviews semi- structured interviews for selecting the monitors working in the technical area (related to technical agriculture, agro-ecology, forest management and breeding in integrated systems), and teachers from subjects of general training ( Portuguese Language, Mathematics , Science, History and Geography). Also participated in the interviews students graduating classes of 2005 and 2007, parents, representatives of ARCAFAR-AM and financial partners and technical and pedagogical support. The criteria for selection of young students, monitors, teachers and graduates took place in the form of draw at the General Meeting of the Association of CFR Boa Vista do Ramos. However, the paucity of time, the selected parents of young were also selected. Regarding the representative of the social movement and community member, the criterion for selection was given by participation and attendance at meetings and events organized by the project. The study allowed on the one hand, find that the experience of CFR Boa Vista Ramos is significant for the subjects of the field once that knowledge is organized from the reality of them. Thus, it was possible to identify the proposal seated in the Pedagogy of Alternation can be a viable educational alternative for the field Boavistense From the interviews, we identified the effort for the occurrence of integration school / family / community in the educational dynamics of the CFR of Boa Vista do Ramos. Despite the difficulties inherent in a project with this profile, there is a significant contribution of the CFR for the youth field Boavistense, since it is viewed by the subjects as a possibility for the strengthening development of the productive units, with the introduction of techniques related to family farming and community empowerment in the struggle for legitimacy of social rights. The research purposed contribute also with the Amazonian movement As a Rural Education, to recognize and discuss the numerous gestated education experiences in the State of Amazonas, by social movements, pointing theoretical elements to this debate. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-04-11T13:52:47Z 2015-04-08 2010-04-08 Dissertação MELO, André de Oliveira. Educar para a sustentabilidade: a experiência da Casa Familiar Rural de Boa Vista do Ramos - Amazonas. 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2482 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais BR UFAM Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
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