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Dissertação
Pedagogia da alternância como proposta de educação transformadora: um estudo sobre a Escola Família Agrícola Vale do Guaporé
A pesquisa apresentada tem como temática a Educação do Campo. Como objetivos, buscamos analisar a organização e constituição da Escola Família Agrícola Vale do Guaporé e suas metodologias de ensino, bem como as possíveis mudanças sociais propostas, ou seja, analisar o cotidiano da escola e aplica...
Autor principal: | Ribeiro, Diana da Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1949757799062104 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8932 |
Resumo: |
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A pesquisa apresentada tem como temática a Educação do Campo. Como objetivos, buscamos
analisar a organização e constituição da Escola Família Agrícola Vale do Guaporé e suas
metodologias de ensino, bem como as possíveis mudanças sociais propostas, ou seja, analisar o
cotidiano da escola e aplicabilidade da Pedagogia da Alternância nos diferentes ambientes que
o educando se encontra, além de identificar e discutir as mudanças ocorridas em decorrência
deste modelo de ensino da EFA nas realidades regional e familiar. Durante a pesquisa, foram
feitas entrevistas semiestruturadas com a fundadora da escola, egressos da instituição,
professores e o atual gestor. Foi realizada também, a pesquisa de campo e pesquisa documental,
possibilitando a construção de dados. A abordagem qualitativa possibilitou analisar com
profundidade o objeto de estudo. A escolha do método científico conhecido como Materialismo
Histórico Dialético norteou toda pesquisa com as categorias de análise: totalidade, contradição
e práxis, propiciando a análise crítica do objeto de estudo e a sua proposta no Vale do Guaporé.
Essa proposta de ensino pauta-se na Pedagogia da Alternância, um processo histórico de luta
de classes entre a educação na visão do capital e a educação pensada pelas populações do campo
que se organizaram criando formas de resistência e emancipação. Os resultados mostram como
a Pedagogia da Alternância no Vale do Guaporé foi compreendida pelos povos do campo e se
concretizou como uma educação transformadora, ocasionando mudanças sociais para as
populações locais, fortalecendo o engajamento dos camponeses, portanto, concretizando os
ideais da Educação do Campo. |