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Dissertação
Análise dos impactos socioeconômicos da instalação da Ferrovia Norte Sul nos municípios de Colinas do Tocantins e Palmeirante
O transporte ferroviário surgiu em 1825, a dois séculos atrás, inicialmente na Inglaterra e posteriormente em outras porções do globo, inclusive no Brasil. Em pleno século XXI, o transporte ferroviário e considerado como o meio de transporte mais eficiente para transportar cargas por longas distan...
Autor principal: | Barros, Ailto Ribeiro |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3489941269799790 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2637 |
Resumo: |
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O transporte ferroviário surgiu em 1825, a dois séculos atrás, inicialmente na Inglaterra e
posteriormente em outras porções do globo, inclusive no Brasil. Em pleno século XXI, o transporte ferroviário e considerado como o meio de transporte mais eficiente para transportar
cargas por longas distancias a preços mais baixos. O Brasil por possuir extensões continentais e por estar inserido no processo de globalização tem a maior parte da produção voltada para o
mercado exterior. O escoamento da produção percorre grande distancia cuja principal forma de transporte e realizado pelo caminhão, ou seja, o modal rodoviário, o que encarece o preço
final do produto, tirando sua competitividade no mercado exterior. A malha ferroviária brasileira possui atualmente cerca de vinte e nove mil (29.000) km de extensão e esta em
plena fase de expansão. A malha existente concentra-se próxima ao litoral brasileiro não atendendo os centros produtores localizados no interior do território brasileiro. A construção de uma ferrovia gera impactos ambientais variados. Esses impactos afetam o ambiente de diversas maneiras tanto os aspectos físicos, biológicos e socioeconômicos. A presente pesquisa procurou aprofundar os conhecimentos sobre a construção do modal ferroviário e seus impactos socioeconômicos dentro da área de influencia do projeto. O objeto de estudo adotado em questão corresponde a Ferrovia Norte Sul, projeto proposto pelo Governo Federal e construído sobe regime de Parceria Publico Privada (PPP), para ser explorada sobe regime de concessão. A área focal do estudo corresponde a área de influencia do projeto sendo eles o
território dos municípios de Colinas do Tocantins considerado Área de Influencia Indireta (AII) e Palmeirante Área de Influencia Direta (AID). O objetivo e analisar a avaliação dos
impactos ambientais socioeconômicos realizada pelo Estudo de Impacto Ambiental (EIARIMA/ FNS) |