Dissertação

O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas

Esta dissertação tem como objetivo geral pesquisar o Centro de Mídias de Educação do Amazonas e o seu projeto de educação à distância com mediação tecnológica. As teorias que conduzem a investigação na pesquisa são: a Educomunicação e os Ecossistemas comunicacionais, além da utilização das tecnologi...

ver descrição completa

Autor principal: França, Alberto Luiz Rodrigues
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7095421711478488
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2766
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-2766
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-27662016-05-10T05:01:29Z O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas França, Alberto Luiz Rodrigues Levy, Denize Piccolotto Carvalho http://lattes.cnpq.br/7095421711478488 http://lattes.cnpq.br/8127068615637198 Ecossistemas Comunicacionais Tecnologia de Informação e Comunicação Educomunicação Communicative Ecosystems Technology and Communication Educomunication CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO Esta dissertação tem como objetivo geral pesquisar o Centro de Mídias de Educação do Amazonas e o seu projeto de educação à distância com mediação tecnológica. As teorias que conduzem a investigação na pesquisa são: a Educomunicação e os Ecossistemas comunicacionais, além da utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Outro ponto que norteia a pesquisa é a educação à distância (EAD), pois vem desenvolvendo uma relação concreta entre a educação tradicional presencial e os meios digitais de comunicação, possibilitando a reformulação dessas linguagens de forma a atender o aluno que hoje vivencia em nossa sociedade a era digital. Os meios tecnológicos utilizados para a educação consistem em despertar no indivíduo o interesse em aperfeiçoar suas práticas, de modo que ocorra um re-ordenamento da transmissão do conhecimento mediado pela comunicação e as mídias, dessa forma haverá um maior desempenho no fator que modificará a educação como a conhecemos tradicionalmente. Outra questão que envolve o trabalho é a relação de poder que o professor exerce sobre o aluno e o foco das temáticas submetidas ao regionalismo são fatores que devem ser melhor contemplados para o ensino-aprendizagem. Segundo Piccolotto (2003, p.166) também o professor, como peça chave do processo de ensino-aprendizagem deve adaptar-se aos meios e a cultura do aprendiz, com o propósito de melhorar o processo de comunicação que se estabelece. Então, de acordo com Freire (1976) se o professor trabalhar com os meios tecnológicos, aplicando conteúdos das práticas habituais do aluno, conseguirá maior sucesso no processo da aprendizagem, pois o estudante terá mais facilidade em aprender ao relacionar o conteúdo aplicado com a sua cultura ou com o seu regionalismo. Com essa pesquisa, buscou-se fazer um estudo para saber como é realizado o ensino a distancia dentro deste Centro de Mídias e, a partir daí, buscar as falhas que possam existir nessa modalidade de ensino para, assim, propor alternativas metodológicas através da linguagem e formatos televisivos. This paper aims to describe the search Media Center Education of Amazonas and its design distance education with technological mediation. Theories leading research in the research are Educomunication Ecosystems and communication, and the use of information and communication technologies in the teaching -learning process. Another point that guides the research is distance education ( DE ) , as is developing a concrete relationship between the traditional classroom education and digital media communication , enabling the reformulation of these languages to meet the student experiences in our society today the digital age . Technological means used for education consist of awakening in the individual interest in improving their practices , so there can be a re - ordering of knowledge transmission mediated communication and the media , so there will be a greater performance factor that modifies education as we know it traditionally . Another issue that involves working is the power relationship that the teacher has on the student and submitted to the thematic focus of regionalism are factors that should be considered for better teaching and learning. According Piccolotto (2003 , p.166 ) also the teacher , as a key part of the process of teaching and learning to adapt to the ways and culture of the learner , with the purpose of improving the process of communication established . So , according to Freire (1976 ) if the teacher working with the technological means applying contents of customary practices of the student , get greater success in the learning process , because the student will have an easier time learning to relate content used with its culture or its regionalism . With this research , we tried to do a study to find out how is done the distance learning within this Media Center and , from there , look for the flaws that may exist in this type of education to thus propose methodological alternatives through language and TV formats . Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2015-04-11T13:57:07Z 2015-04-10 2013-10-13 Dissertação FRANÇA, Alberto Luiz Rodrigues. O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2766 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras BR UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Ecossistemas Comunicacionais
Tecnologia de Informação e Comunicação
Educomunicação
Communicative Ecosystems
Technology and Communication
Educomunication
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
spellingShingle Ecossistemas Comunicacionais
Tecnologia de Informação e Comunicação
Educomunicação
Communicative Ecosystems
Technology and Communication
Educomunication
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
França, Alberto Luiz Rodrigues
O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas
topic_facet Ecossistemas Comunicacionais
Tecnologia de Informação e Comunicação
Educomunicação
Communicative Ecosystems
Technology and Communication
Educomunication
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
description Esta dissertação tem como objetivo geral pesquisar o Centro de Mídias de Educação do Amazonas e o seu projeto de educação à distância com mediação tecnológica. As teorias que conduzem a investigação na pesquisa são: a Educomunicação e os Ecossistemas comunicacionais, além da utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Outro ponto que norteia a pesquisa é a educação à distância (EAD), pois vem desenvolvendo uma relação concreta entre a educação tradicional presencial e os meios digitais de comunicação, possibilitando a reformulação dessas linguagens de forma a atender o aluno que hoje vivencia em nossa sociedade a era digital. Os meios tecnológicos utilizados para a educação consistem em despertar no indivíduo o interesse em aperfeiçoar suas práticas, de modo que ocorra um re-ordenamento da transmissão do conhecimento mediado pela comunicação e as mídias, dessa forma haverá um maior desempenho no fator que modificará a educação como a conhecemos tradicionalmente. Outra questão que envolve o trabalho é a relação de poder que o professor exerce sobre o aluno e o foco das temáticas submetidas ao regionalismo são fatores que devem ser melhor contemplados para o ensino-aprendizagem. Segundo Piccolotto (2003, p.166) também o professor, como peça chave do processo de ensino-aprendizagem deve adaptar-se aos meios e a cultura do aprendiz, com o propósito de melhorar o processo de comunicação que se estabelece. Então, de acordo com Freire (1976) se o professor trabalhar com os meios tecnológicos, aplicando conteúdos das práticas habituais do aluno, conseguirá maior sucesso no processo da aprendizagem, pois o estudante terá mais facilidade em aprender ao relacionar o conteúdo aplicado com a sua cultura ou com o seu regionalismo. Com essa pesquisa, buscou-se fazer um estudo para saber como é realizado o ensino a distancia dentro deste Centro de Mídias e, a partir daí, buscar as falhas que possam existir nessa modalidade de ensino para, assim, propor alternativas metodológicas através da linguagem e formatos televisivos.
author_additional Levy, Denize Piccolotto Carvalho
author_additionalStr Levy, Denize Piccolotto Carvalho
format Dissertação
author França, Alberto Luiz Rodrigues
author2 http://lattes.cnpq.br/7095421711478488
author2Str http://lattes.cnpq.br/7095421711478488
title O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas
title_short O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas
title_full O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas
title_fullStr O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas
title_full_unstemmed O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas
title_sort o uso da televisão na educação a distância (ead): um estudo sobre o centro de mídias da seduc no amazonas
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2766
_version_ 1781301796350722048
score 11.653393