Dissertação

Estudo das interações sociais entre professores e alunos no ensino superior

As circunstâncias em que se dá o processo ensino-aprendizagem devem ser analisadas, tanto em seu aspecto pedagógico, quanto psicológico, a fim de que se possam compreender as causas concernentes às dificuldades que estão implícitas nesse processo e que devem ser consideradas quando se trata de pe...

ver descrição completa

Autor principal: Rocha, Micherlângela Barroso
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1525524046737221
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3178
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3178
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-31782016-05-12T17:25:27Z Estudo das interações sociais entre professores e alunos no ensino superior Rocha, Micherlângela Barroso Nascimento, Aristonildo Chagas Araújo http://lattes.cnpq.br/1525524046737221 Mediação Relação Professor-Aluno Relação Aluno-Aluno Mediation Student-Teacher ratio Student-Atudent CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO As circunstâncias em que se dá o processo ensino-aprendizagem devem ser analisadas, tanto em seu aspecto pedagógico, quanto psicológico, a fim de que se possam compreender as causas concernentes às dificuldades que estão implícitas nesse processo e que devem ser consideradas quando se trata de pesquisar ou avaliar as interações sociais que acontecem em sala de aula. A pesquisa aborda a temática das interações sociais que acontecem, também, no Ensino Superior, entendido, neste estudo, como a interação que ocorre entre docentes e discentes no contexto de salas de aulas do curso de graduação em Pedagogia de uma determinada universidade privada localizada no município de Manaus/AM. Para decifrar a gênese dos processos de aprendizagem em um ambiente formal é necessário decifrar os processos interativos, comunicativos e metacomunicativos, que ocorrem nos diferentes momentos e espaços em que os sujeitos se encontram. Pretende-se, portanto, fazer uma análise acerca da qualidade das interações sociais envolvidas no contexto da sala de aula do ensino universitário em Manaus. Para tal tarefa, o presente estudo utiliza a técnica do grupo focal a fim de atingir os objetivos propostos. Com base na abordagem sócio-histórica de Vygotsky, o estudo analisa como os processos interativos atuam enquanto mobilizadores da construção do conhecimento ao longo de convergências e divergências nas interações, especialmente nas negociações quanto aos objetivos e desenvolvimento de atividades pedagógicas. Considera-se um problema original, tendo em vista a escassez de estudos dessa natureza, sobretudo no Brasil, onde, em geral, as pesquisas educacionais são voltadas para as séries iniciais, o que causa certa inquietação por parte dos professores universitários, que, em sua maioria, têm formações tecnicistas, faltando-lhes, portanto, maior compreensão a respeito das interações humanas que ocorrem em sala de aula. The status in which does occur the teaching-learning process must be analyzed both in pedagogical and psychological aspects in order to comprehend the causes associated to the implied difficulties in this process which must be considered when focusing researches and assessment of social interactions happening into classroom. The research also addresses the thematic of social interactions taking place in the higher education that is understood in this study as the interaction between teachers and students in the context of undergraduate classrooms in a course of pedagogy of a private university located in the municipality of Manaus, State of Amazonas, Brazil. As for decipher the genesis of the learning process in a formal setting it is necessary to interpret the interactive, communicative and metacommunicative processes occurring at different times and spaces where the subjects are found. It is intended then, to make an analysis in relation to the quality of social interactions drawn in the context of the higher education in Manaus. For such a task, the present study uses a focal group technique in order to achieve the proposed objectives. Based on Vygotsky socio-historical approach, this study examines how the interactive process act as mobilizers of the construction of knowledge based on convergent as well as divergent interactions, especially in talks related to the objectives and progress of educational activities. It is a unique problem, due to the scarcity of such studies, particularly in Brazil, where in general, educational research is focused on the elementary school which causes concern to some academics that in their majority have technician skills, lacking, consequently, great knowledge on the matter of the human interactions taking place inside classroom. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2015-04-22T21:55:39Z 2015-04-08 2011-09-14 Dissertação ROCHA, Micherlângela Barroso. Estudo das interações sociais entre professores e alunos no ensino superior. 2011. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3178 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Mediação
Relação Professor-Aluno
Relação Aluno-Aluno
Mediation
Student-Teacher ratio
Student-Atudent
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Mediação
Relação Professor-Aluno
Relação Aluno-Aluno
Mediation
Student-Teacher ratio
Student-Atudent
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Rocha, Micherlângela Barroso
Estudo das interações sociais entre professores e alunos no ensino superior
topic_facet Mediação
Relação Professor-Aluno
Relação Aluno-Aluno
Mediation
Student-Teacher ratio
Student-Atudent
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description As circunstâncias em que se dá o processo ensino-aprendizagem devem ser analisadas, tanto em seu aspecto pedagógico, quanto psicológico, a fim de que se possam compreender as causas concernentes às dificuldades que estão implícitas nesse processo e que devem ser consideradas quando se trata de pesquisar ou avaliar as interações sociais que acontecem em sala de aula. A pesquisa aborda a temática das interações sociais que acontecem, também, no Ensino Superior, entendido, neste estudo, como a interação que ocorre entre docentes e discentes no contexto de salas de aulas do curso de graduação em Pedagogia de uma determinada universidade privada localizada no município de Manaus/AM. Para decifrar a gênese dos processos de aprendizagem em um ambiente formal é necessário decifrar os processos interativos, comunicativos e metacomunicativos, que ocorrem nos diferentes momentos e espaços em que os sujeitos se encontram. Pretende-se, portanto, fazer uma análise acerca da qualidade das interações sociais envolvidas no contexto da sala de aula do ensino universitário em Manaus. Para tal tarefa, o presente estudo utiliza a técnica do grupo focal a fim de atingir os objetivos propostos. Com base na abordagem sócio-histórica de Vygotsky, o estudo analisa como os processos interativos atuam enquanto mobilizadores da construção do conhecimento ao longo de convergências e divergências nas interações, especialmente nas negociações quanto aos objetivos e desenvolvimento de atividades pedagógicas. Considera-se um problema original, tendo em vista a escassez de estudos dessa natureza, sobretudo no Brasil, onde, em geral, as pesquisas educacionais são voltadas para as séries iniciais, o que causa certa inquietação por parte dos professores universitários, que, em sua maioria, têm formações tecnicistas, faltando-lhes, portanto, maior compreensão a respeito das interações humanas que ocorrem em sala de aula.
author_additional Nascimento, Aristonildo Chagas Araújo
author_additionalStr Nascimento, Aristonildo Chagas Araújo
format Dissertação
author Rocha, Micherlângela Barroso
author2 http://lattes.cnpq.br/1525524046737221
author2Str http://lattes.cnpq.br/1525524046737221
title Estudo das interações sociais entre professores e alunos no ensino superior
title_short Estudo das interações sociais entre professores e alunos no ensino superior
title_full Estudo das interações sociais entre professores e alunos no ensino superior
title_fullStr Estudo das interações sociais entre professores e alunos no ensino superior
title_full_unstemmed Estudo das interações sociais entre professores e alunos no ensino superior
title_sort estudo das interações sociais entre professores e alunos no ensino superior
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3178
_version_ 1831969113750110208
score 11.753735