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Dissertação
As quotas para indígenas na universidade do estado do Amazonas
As ações afirmativas de reserva de vagas no ensino superior, também denominadas de quotas, as quais buscam promover o princípio da igualdade, encontram-se nas atuais agendas de discussões políticas e sociais. No Brasil, é exatamente no início do século XXI, que universidades públicas incluem-se p...
Autor principal: | Estácio, Marcos André Ferreira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3566866770043324 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3183 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-31832016-05-12T17:25:18Z As quotas para indígenas na universidade do estado do Amazonas Estácio, Marcos André Ferreira Horta, José Silverio Baia http://lattes.cnpq.br/3566866770043324 Ensino Superior Ações Afirmativas Quotas Indígenas Amazonas Higher Education Affirmative Actions Shares Indigenous Amazonas CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO As ações afirmativas de reserva de vagas no ensino superior, também denominadas de quotas, as quais buscam promover o princípio da igualdade, encontram-se nas atuais agendas de discussões políticas e sociais. No Brasil, é exatamente no início do século XXI, que universidades públicas incluem-se para discutir tais ações, inclusive no Amazonas, a Universidade do Estado (UEA), a qual teve o seu sistema de reserva de vagas instituído por determinação da Lei Estadual n.º 2.894 de 31 de maio de 2004, associando critérios de histórico escolar (tempo de escola pública), territorial e étnico. O presente estudo teve por objetivo compreender e analisar a política de ação afirmativa do tipo quotas, desenvolvida pela Universidade do Estado do Amazonas, a partir da compreensão dos alunos indígenas aprovados para os cursos da Escola Normal Superior, os quais ingressaram na universidade nas vagas destinadas para serem preenchidas, exclusivamente, por indígenas. Esta pesquisa foi de natureza qualitativa, ilustrada por dados quantitativos, tendo sido adotado o método histórico-crítico (dialético) e os tipos de pesquisa foram: bibliográfica, documental e de campo. Para coleta de dados, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas e do grupo focal. Compreende-se que as ações afirmativas do tipo quotas podem até não representarem a melhor solução para a exclusão social e cultural, mas é, sem dúvida, a única ação adotada, até o presente momento, com resultados positivos capazes de promover a reparação, a compensação e a inclusão de indígenas, os quais estiveram alijados do processo de aquisição de conhecimentos escolares durante muito tempo na história deste País. E mais, não basta criar vagas específicas na educação superior para serem preenchidas pelos candidatos de origem étnica, mas também se faz necessário a implementação de programas complementares e institucionais, os quais sejam capazes de promover a permanência dos índios na universidade, e que esta seja exitosa. The affirmative actions of place reservations on universities, also called shares, which seek to promote the principle of equality, it is found in the current agendas of political and social discussions. In Brazil, it is exacly in the beginning of the twentyfirst century, that public universities gather to discuss such actions, including in Amazon, the State University (UEA), which had its place reservation system instituted by state law Number 2894 created in May 31rd 2004, linking school records criteria (public school period), territorial and ethnic. The current study aims the comprehension and analyze the policy of affirmative action about shares, developed by the Universidade do Estado do Amazonas, from the understanding of indigenous students approved for normal education college, who joined the university in places to be filled exclusively by Indians. This research was qualitative in nature, illustrated by quantitative data, has been adopted the historical-critical method (dialectic) and the types of research were: bibliographic, documentary and field research. For data collection, it used semi-structured interviews and focus groups. It is clear that affirmative actions about shares may not even represent the best solution to the social and cultural exclusion, but it is undoubtedly the only action taken until now, with positive results capable of repairing, compensation and the inclusion of indigenous people who were eliminated from the process of acquiring knowledge for a long time in the history of this country. Plus, it is not enough creating specific places in higher education to be filled by ethnic origin candidates, but is also necessary the implementation of complementary programs and institutions, which are able to promote the permanence of the Indians in the university, and that, may be successful. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2015-04-22T21:55:41Z 2015-04-08 2011-12-19 Dissertação ESTÁCIO, Marcos André Ferreira. As quotas para indígenas na universidade do estado do Amazonas. 2011. 235 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3183 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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de quotas, as quais buscam promover o princípio da igualdade, encontram-se nas
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do século XXI, que universidades públicas incluem-se para discutir tais ações,
inclusive no Amazonas, a Universidade do Estado (UEA), a qual teve o seu sistema
de reserva de vagas instituído por determinação da Lei Estadual n.º 2.894 de 31 de
maio de 2004, associando critérios de histórico escolar (tempo de escola pública),
territorial e étnico. O presente estudo teve por objetivo compreender e analisar a
política de ação afirmativa do tipo quotas, desenvolvida pela Universidade do Estado
do Amazonas, a partir da compreensão dos alunos indígenas aprovados para os
cursos da Escola Normal Superior, os quais ingressaram na universidade nas vagas
destinadas para serem preenchidas, exclusivamente, por indígenas. Esta pesquisa
foi de natureza qualitativa, ilustrada por dados quantitativos, tendo sido adotado o
método histórico-crítico (dialético) e os tipos de pesquisa foram: bibliográfica,
documental e de campo. Para coleta de dados, utilizou-se de entrevistas
semiestruturadas e do grupo focal. Compreende-se que as ações afirmativas do tipo
quotas podem até não representarem a melhor solução para a exclusão social e
cultural, mas é, sem dúvida, a única ação adotada, até o presente momento, com
resultados positivos capazes de promover a reparação, a compensação e a inclusão
de indígenas, os quais estiveram alijados do processo de aquisição de
conhecimentos escolares durante muito tempo na história deste País. E mais, não
basta criar vagas específicas na educação superior para serem preenchidas pelos
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