Dissertação

Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital

Este estudo é resultado de um processo de investigação das possibilidades pedagógicas da utilização lúdica de jogos educacionais e suas implicações na construção de esquemas cognitivos como pré requisito para inclusão social e digital em ambiente virtual. O enfoque deste trabalho está centrado aval...

ver descrição completa

Autor principal: Ferreira, Ana Gláucia Claudino
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2295099669908970
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3205
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3205
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-32052016-04-22T14:36:31Z Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital Ferreira, Ana Gláucia Claudino Thomé, Zeina Rebouças Corrêa http://lattes.cnpq.br/2295099669908970 Jogos Inclusão Social e Digital Aprendizagem Interação Games Digital and Social Inclusion Learning Interaction CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Este estudo é resultado de um processo de investigação das possibilidades pedagógicas da utilização lúdica de jogos educacionais e suas implicações na construção de esquemas cognitivos como pré requisito para inclusão social e digital em ambiente virtual. O enfoque deste trabalho está centrado avaliação dos esquemas de ensino dos professores ao explorar a interface lúdica dos jogos educacionais com as crianças e adolescentes do projeto Trabalho, Tecnologia e Educação em rede de Inclusão Social e Digital, aplicando uma lista de verificação elaborada a partir da metodologia do ensaio de interação. A metodologia desenvolvida consiste na aplicação das seguintes técnicas de avaliação: observação, protocolo de registro e ensaio de interação para verificar a integração entre os jogos educacionais e os conteúdos aplicados no curso Introdução do trabalho e inclusão digital . Os resultados gerais indicam que os jogos educativos utilizados nas atividades realizadas nos infocentros possibilitam a integração facilitam o processo de aprendizagem. This study is the result of an investigation of educational possibilities of the use of fun games and educational implications in the construction of cognitive schemas as prerequisite for social and digital inclusion in virtual environment. The focus of this work is centered evaluation of teaching schemes for teachers to explore the interface of fun educational games with children and adolescents in the project Work, Technology and Education in Social Inclusion Network and Digital, using a checklist developed from the methodology of the test of interaction. The developed methodology consists in applying the following techniques of evaluation: observation, recording and testing protocol of the interaction to verify the integration of the educational games and content used in the course "Introduction to work and digital inclusion." The overall results indicate that the games used in educational activities in Infocentres enable integration facilitates the learning process. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-04-22T21:55:54Z 2015-04-08 2008-12-29 Dissertação FERREIRA, Ana Gláucia Claudino. Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital. 2008. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3205 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Jogos
Inclusão Social e Digital
Aprendizagem
Interação
Games
Digital and Social Inclusion
Learning
Interaction
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Jogos
Inclusão Social e Digital
Aprendizagem
Interação
Games
Digital and Social Inclusion
Learning
Interaction
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Ferreira, Ana Gláucia Claudino
Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital
topic_facet Jogos
Inclusão Social e Digital
Aprendizagem
Interação
Games
Digital and Social Inclusion
Learning
Interaction
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Este estudo é resultado de um processo de investigação das possibilidades pedagógicas da utilização lúdica de jogos educacionais e suas implicações na construção de esquemas cognitivos como pré requisito para inclusão social e digital em ambiente virtual. O enfoque deste trabalho está centrado avaliação dos esquemas de ensino dos professores ao explorar a interface lúdica dos jogos educacionais com as crianças e adolescentes do projeto Trabalho, Tecnologia e Educação em rede de Inclusão Social e Digital, aplicando uma lista de verificação elaborada a partir da metodologia do ensaio de interação. A metodologia desenvolvida consiste na aplicação das seguintes técnicas de avaliação: observação, protocolo de registro e ensaio de interação para verificar a integração entre os jogos educacionais e os conteúdos aplicados no curso Introdução do trabalho e inclusão digital . Os resultados gerais indicam que os jogos educativos utilizados nas atividades realizadas nos infocentros possibilitam a integração facilitam o processo de aprendizagem.
author_additional Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
author_additionalStr Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
format Dissertação
author Ferreira, Ana Gláucia Claudino
author2 http://lattes.cnpq.br/2295099669908970
author2Str http://lattes.cnpq.br/2295099669908970
title Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital
title_short Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital
title_full Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital
title_fullStr Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital
title_full_unstemmed Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital
title_sort jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3205
_version_ 1831969119061147648
score 11.753735