Dissertação

O currículo da escola de Várzea e o ensino de geografia no município de Parintins

O estudo de Geografia permite fazer uma leitura de mundo, para tanto necessita de um currículo que mostre o mundo para a criança compreendê-lo e situar-se nele como cidadão conhecedor e leitor de sua realidade. Esta dissertação procura analisar currículo da escola de várzea e o ensino de Geografia,...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, José Camilo Ramos de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1261581696808584
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3232
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3232
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-32322016-04-22T14:38:07Z O currículo da escola de Várzea e o ensino de geografia no município de Parintins Souza, José Camilo Ramos de Nogueira, Amélia Regina Batista http://lattes.cnpq.br/1261581696808584 Currículo Escola Ensino Geografia Curriculum School Teaching Geography CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O estudo de Geografia permite fazer uma leitura de mundo, para tanto necessita de um currículo que mostre o mundo para a criança compreendê-lo e situar-se nele como cidadão conhecedor e leitor de sua realidade. Esta dissertação procura analisar currículo da escola de várzea e o ensino de Geografia, na tentativa de proporcionar aos sujeitos da pesquisa, os leigos e profissionais da Geografia uma discussão sobre o currículo existente (oficial) e o que poderia existir (ideal) na condução do ensino na escola de várzea. Para tanto, abre a discussão partindo dos elementos teóricos fundamentais: breve histórico sobre currículo e suas teorias; conceito de escola e as mudanças sócio-espaciais; a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a proposta curricular adotada na escola de várzea, para em seguida contextualizar o objeto de pesquisa descrevendo os elementos físicos, sociais e econômicos geográficos do município de Parintins, como possibilidade de conteúdo curricular, além de apontar também a escola como espaço a ser percebido, concebido já que é vivido, permitindo aos estudantes a compreensão do significado do ensino de Geografia. Nesta perspectiva é dada a oportunidade aos sujeitos da pesquisa falar, sendo a primeira voz da Secretaria Municipal de Educação, a qual demonstra as mudanças a serem feitas no currículo, para que tanto o professor quanto o estudante conheçam o lugar em que vivem e assim poderem verificar como está sendo ensinada e o que está sendo ensinado em Geografia, a partir dos resultados das atividades desenvolvidas com os alunos de 5ª série da Escola Municipal Pedro Reis Ferreira do Município de Parintins. Dessa forma, há necessidade de mudança da proposta curricular para uma que oportunize o fortalecimento do sentimento de identidade do estudante da escola de várzea a partir da compreensão do seu lugar de vida. The study of Geography allows to make a world reading, but for this it needs a curriculum that shows the world to the child understand it and to place itself in it as an expert and reader citizen of its reality. This dissertation looks for to analyze the curriculum of the fertile valley school and the education of Geography, in the attempt to provide to the subjects of the research, the laypeople and professionals of Geography a discussion on the existing resume (official) and what it could exist (ideal) in the conduction of education in the fertile valley school. For in such a way, it opens the discussion starting from the basic theoretical fundamental elements: a small historical about the resume and its theories; the school concept and the socialspace changes; the proposal of the National Curricular Parameters and the curricular proposal adopted in the fertile valley school for after that contextualizes the research object describing the physics, social and economic geographic elements of Parintins city, as a possibility of curricular content beyond also pointing the school as a space to be perceived, conceived since it is lived allowing to the students the understanding of the meaning of the education of Geography. In this perspective, it s given to the subjects of the research the chance to speak being the first voice of the City department of Education which demonstrates the changes to be done in the curriculum so that the teacher as the pupil know the place where thus live and to be able to verify how and what is being taught about Geography and from the results of the developed activities with the pupils of fifth degree of the Municipal School Peter Reis Ferreira of Parintins city. This way, there s necessity of change of the curricular proposal for that opportune the strengthening of the student identity feeling of the fertile valley school and also the part of the understanding of its place of life. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-04-22T21:56:11Z 2015-04-08 2006-09-22 Dissertação SOUZA, José Camilo Ramos de. O currículo da escola de Várzea e o ensino de geografia no município de Parintins. 2006. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3232 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Currículo
Escola
Ensino
Geografia
Curriculum
School
Teaching
Geography
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Currículo
Escola
Ensino
Geografia
Curriculum
School
Teaching
Geography
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Souza, José Camilo Ramos de
O currículo da escola de Várzea e o ensino de geografia no município de Parintins
topic_facet Currículo
Escola
Ensino
Geografia
Curriculum
School
Teaching
Geography
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O estudo de Geografia permite fazer uma leitura de mundo, para tanto necessita de um currículo que mostre o mundo para a criança compreendê-lo e situar-se nele como cidadão conhecedor e leitor de sua realidade. Esta dissertação procura analisar currículo da escola de várzea e o ensino de Geografia, na tentativa de proporcionar aos sujeitos da pesquisa, os leigos e profissionais da Geografia uma discussão sobre o currículo existente (oficial) e o que poderia existir (ideal) na condução do ensino na escola de várzea. Para tanto, abre a discussão partindo dos elementos teóricos fundamentais: breve histórico sobre currículo e suas teorias; conceito de escola e as mudanças sócio-espaciais; a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a proposta curricular adotada na escola de várzea, para em seguida contextualizar o objeto de pesquisa descrevendo os elementos físicos, sociais e econômicos geográficos do município de Parintins, como possibilidade de conteúdo curricular, além de apontar também a escola como espaço a ser percebido, concebido já que é vivido, permitindo aos estudantes a compreensão do significado do ensino de Geografia. Nesta perspectiva é dada a oportunidade aos sujeitos da pesquisa falar, sendo a primeira voz da Secretaria Municipal de Educação, a qual demonstra as mudanças a serem feitas no currículo, para que tanto o professor quanto o estudante conheçam o lugar em que vivem e assim poderem verificar como está sendo ensinada e o que está sendo ensinado em Geografia, a partir dos resultados das atividades desenvolvidas com os alunos de 5ª série da Escola Municipal Pedro Reis Ferreira do Município de Parintins. Dessa forma, há necessidade de mudança da proposta curricular para uma que oportunize o fortalecimento do sentimento de identidade do estudante da escola de várzea a partir da compreensão do seu lugar de vida.
author_additional Nogueira, Amélia Regina Batista
author_additionalStr Nogueira, Amélia Regina Batista
format Dissertação
author Souza, José Camilo Ramos de
author2 http://lattes.cnpq.br/1261581696808584
author2Str http://lattes.cnpq.br/1261581696808584
title O currículo da escola de Várzea e o ensino de geografia no município de Parintins
title_short O currículo da escola de Várzea e o ensino de geografia no município de Parintins
title_full O currículo da escola de Várzea e o ensino de geografia no município de Parintins
title_fullStr O currículo da escola de Várzea e o ensino de geografia no município de Parintins
title_full_unstemmed O currículo da escola de Várzea e o ensino de geografia no município de Parintins
title_sort o currículo da escola de várzea e o ensino de geografia no município de parintins
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3232
_version_ 1781301861588926464
score 11.653393