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Dissertação
Desenvolvimento de tecnologias como conjunto de ferramentas e suporte às atividades e pesquisas socioambientais na Amazônia brasileira: mobilidade e acessibilidade em áreas de várzea
A busca cada vez mais intensa por novas fontes de energia, bem como a disponibilização e uso eficiente daquelas já existentes, faz com que a sociedade busque racionalizar esta difícil equação. No Brasil, a natureza foi generosa e nos deu muitas opções, que precisam e estão sendo paulatinamente de...
Autor principal: | Reis, Ney Robinson Salvi dos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3081579709776289 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4232 |
Resumo: |
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A busca cada vez mais intensa por novas fontes de energia, bem como a
disponibilização e uso eficiente daquelas já existentes, faz com que a sociedade
busque racionalizar esta difícil equação. No Brasil, a natureza foi generosa e nos
deu muitas opções, que precisam e estão sendo paulatinamente descobertas,
desenvolvidas e tornando-se acessíveis ao conjunto doméstico e industrial.
Sociedade, governo, indústria e academia unem esforços para ir além das fontes e
tecnologias correlatas já mapeadas, com o intuito de buscar novas relações de
compromisso, numa visão de médio e longo prazo. As jazidas de gás natural e óleo
leve descobertas no interior da Floresta Amazônica nas décadas de 70 e 80 trazem
uma questão: como colocar tão nobre recurso natural à disposição dos centros
consumidores de modo eficiente, econômico e sustentável, garantindo, ao mesmo
tempo a confiabilidade e segurança das operações e instalações industriais
necessariamente situadas em áreas alagadas de vegetação densa?
A construção de uma complexa malha de dutos foi a solução indicada para
transportar o gás natural produzido no município de Urucu-AM que apresenta
inegáveis vantagens se comparado ao diesel, atualmente usado como base da
matriz energética da cidade de Manaus e seu entorno. Diante disso, outra questão
emerge: como operar, manter e monitorar ambientalmente as faixas de influências
desta malha que atualmente conta com 800 km de dutos, mas que tende a se
expandir junto com uma das regiões que mais tem crescido no Brasil nas
últimas décadas?
Tais questionamentos incitam oportunidades de desenvolvimentos
tecnológicos, discussão da presente dissertação, qual seja, examinar e propor um
novo conceito de locomoção (de pessoas, equipamentos e mercadorias), em locais
de dificílimo acesso e condições inóspitas. Um veículo com ênfase ambiental que,
desde as primeiras especificações, seja concebido para tais cenários e propicie aos
responsáveis mantenedores de tal empreendimento condições de mobilidade e
acessibilidade sustentáveis em regiões sensíveis da várzea amazônica.
Por extensão, acreditamos que terrenos com condições de mobilidade similares
também poderão se beneficiar desse estudo, tais como áreas alagadas e alagáveis do Pantanal do Centro-Oeste brasileiro, todas de difícil (e até impossível) acesso, se
considerados os meios convencionais de locomoção disponíveis atualmente. |