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Dissertação
Impacto da merenda regionalizada no desempenho escolar em alunos de duas escolas da rede municipal de Manaus/AM
A Lei Federal n° 11.947/2009 determina que no mínimo 30% dos recursos financeiros destinados à merenda escolar, devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar, do empreendedor familiar rural, ou de suas organizações. O presente estudo tem como objet...
Autor principal: | Baeza, Vanessa de Freitas |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3766083492390149 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4351 |
Resumo: |
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A Lei Federal n° 11.947/2009 determina que no mínimo 30% dos recursos
financeiros destinados à merenda escolar, devem ser utilizados na
aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar, do
empreendedor familiar rural, ou de suas organizações. O presente estudo
tem como objetivo central avaliar o impacto de uma Merenda Escolar
regionalizada quanto ao rendimento escolar, aceitação do cardápio e
custo. O estudo foi realizado em duas escolas municipais com perfis muito
semelhantes, localizadas na Zona Leste de Manaus/AM. Participaram do
estudo 526 alunos, com idade entre sete e onze anos, distribuídos em dez
turmas de primeira a quinta série em cada escola. Em uma escola não
ocorreu intervenção no cardápio da merenda (Escola A) e na outra (Escola
B), o cardápio foi regionalizado através da redução da frequência de
preparações industrializadas e utilização prioritária de gêneros de
produção local provenientes da agricultura familiar, empreendedor familiar
rural e/ou cooperativa. Quando comparados testes de aceitação dos
cardápios entre as Escolas A e B, antes das intervenções propostas neste
estudo, os resultados apontados foram 0,59 e 0,58, respectivamente.
Portanto, quando os cardápios eram os mesmos, não havia diferença
significativa de aceitação por parte dos alunos. Entretanto, após a
implementação da merenda regionalizada na Escola B, a proporção de
respostas 4 (gostei) e 5 (gostei muito) no teste de aceitação, foi maior
(0,92) em comparação com os testes da merenda não regionalizada. A
merenda escolar regionalizada também apresentou-se melhor
economicamente, com um custo 17,57% inferior ao da merenda não
regionalizada. Ao comparar rendimentos escolares de alunos das Escolas A
e B nos dois bimestres, verificou-se que os alunos da Escola A
apresentaram melhora nas disciplinas Português e Matemática em
praticamente todas as turmas, exceto Matemática na primeira série e
Português na quarta série. Na Escola B, não houve melhora no
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rendimento escolar dos alunos. Apesar dos relatos positivos quanto ao
desempenho dos alunos e na aceitação da merenda regionalizada, não foi
possível verificar melhora no desempenho escolar da Escola B, como
ocorrido na Escola A. Acredita-se que nesse tipo de estudo, não há como
associar o desempenho escolar unicamente à alimentação oferecida.
Nesse contexto, é aconselhável no futuro, ampliar o tempo de observação
do desempenho escolar, considerando o aumento significativo na
aceitação e na redução do custo financeiro da merenda regionalizada. |