Dissertação

Prevalência do bullying sofrido por escolares do município de Porto Velho, Rondônia, Brasil

O fenômeno bullying caracteriza-se por atos repetitivos de opressão, tirania, agressão e dominação de pessoas ou grupos sobre outras pessoas ou grupos, subjugados pela força dos primeiros. É praticado por indivíduos valentes e brigões (bullies) que apelidam pejorativamente os colegas, falam mal,...

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Autor principal: Santos, Marcuce Antonio Miranda dos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8370921393453667
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas - Fundação Oswaldo Cruz 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/handle/4456
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-44562016-05-02T14:14:04Z Prevalência do bullying sofrido por escolares do município de Porto Velho, Rondônia, Brasil Santos, Marcuce Antonio Miranda dos Lopes Neto, David http://lattes.cnpq.br/8370921393453667 http://lattes.cnpq.br/2310111492854434 Esteves, Arinete Veras Fontes http://lattes.cnpq.br/4751367779478900 Bullying - Escolares - Porto Velho (RO) Violência escolar Disciplina escolar CIÊNCIAS DA SAÚDE O fenômeno bullying caracteriza-se por atos repetitivos de opressão, tirania, agressão e dominação de pessoas ou grupos sobre outras pessoas ou grupos, subjugados pela força dos primeiros. É praticado por indivíduos valentes e brigões (bullies) que apelidam pejorativamente os colegas, falam mal, aterrorizam e fazem sofrer seus pares, ignoram e rejeitam as regras da escola, ameaçam, agridem, furtam, ofendem, humilham, discriminam, intimidam ou quebram pertences dos colegas, entre outras ações destrutivas. Esta pesquisa objetivou identificar a prevalência do bullying entre os alunos do ensino médio das escolas da rede pública e privada de Porto Velho, Rondônia, Brasil. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo de caráter descritivo-analítico, realizado em 19 escolas, com 877 alunos do ensino médio. Os resultados apontaram uma prevalência de 17,1% de prática de bullying entre os alunos. Destes, 9,2% relataram que sofreram intimidação, agressão ou assédio ao menos uma vez, sendo a sala de aula o principal ambiente de manifestação com 15,4%. Sobre a característica do agressor, em 10,6% a violência foi perpetrada por alunos da própria turma das vítimas, tendo estes a mesma idade dos alunos agredidos (13,7%) e com 4,1% sendo mais velhos. Houve associação entre a presença de bullying e as variáveis classificação econômica, número de reprovações e zona de localização da escola, com 4,0; 1,2 e 1,3 maior chance de sofrerem o bullying, respectivamente. Após a análise dos resultados concluiu-se que a prática do bullying é presente nas escolas de nível médio da cidade de Porto Velho, sendo sua incidência/prevalência compatíveis com outros estudos realizados no país e no mundo. Considera-se determinante intervir perante ao fenômeno, tão logo seja identificado e com a participação de pais, professores, profissionais de saúde, comunidade e demais setores da sociedade, trabalhar para a sua não ocorrência. The bullying phenomenon is characterized by repetitive acts of oppression, tyranny, aggression and domination of people or groups of people or groups, subjugated by the force of the first. It is practiced by individuals brave and bullies (bullies) that pejoratively termed colleagues, speak evil, and do terrorize their peers suffer, ignore and reject school rules, threaten, attack, steal, insult, humiliate, discriminate, intimidate or break belongings colleagues, among other destructive actions. This research aimed to identify the prevalence of bullying among middle school students from public schools and private schools in Porto Velho, Rondônia, Brazil. This is a cross-sectional, quantitative, descriptive-analytical study carried out in 19 schools, with 877 high school students. The results showed a prevalence of 17,1% of bullying among students. Of these, 9,2% reported that they suffered intimidation, assault or harassment at least once, and the classroom environment the main rally of 15,4%. About the characteristic of the offender, at 10.6% the violence was perpetrated by students of their own class of victims, taking them the same age as the students assaulted (13,7%) and 4,1% being older. There was an association between the presence of bullying variables and economic status, number of failures and zone location of the school, with 4,0, 1,2 and 1,3 more likely to suffer bullying, respectively. After analyzing the results it was concluded that bullying is present in the high schools of the city of Porto Velho, and its incidence / prevalence consistent with other studies conducted in the country and the world. It is considered crucial intervene before the phenomenon, as soon as identified and with the participation of parents, teachers, health professionals, community and other sectors of society, working for no occurrence. Não informada 2015-07-20T14:36:45Z 2012-11-26 Dissertação SANTOS, Marcuce Antonio Miranda dos. Prevalência do bullying sofrido por escolares do município de Porto Velho, Rondônia, Brasil. 2012. 113 f. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012. http://tede.ufam.edu.br/handle/handle/4456 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas - Fundação Oswaldo Cruz Faculdade de Ciências Farmacêuticas Brasil UFAM - FIOCRUZ Programa de Pós-graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
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