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Dissertação
O uso de ambiente virtual de ensino aprendizagem na mediação das práticas pedagógicas inclusivas: contribuições para a disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras
O propósito da investigação foi compreender o desafio de ensinar, por mediação tecnológica, uma modalidade de comunicação gestual, de características muito diferenciadas da linguagem escrita/falada, com a qual os discentes nunca tiveram contato. Assim, o estudo se norteia na seguinte questão: a t...
Autor principal: | Arruda, Débora Teixeira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4616584020283382 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4750 |
Resumo: |
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O propósito da investigação foi compreender o desafio de ensinar, por mediação
tecnológica, uma modalidade de comunicação gestual, de características muito
diferenciadas da linguagem escrita/falada, com a qual os discentes nunca tiveram
contato. Assim, o estudo se norteia na seguinte questão: a tecnologia é a melhor
estratégia para tornar o conhecimento da LIBRAS mais acessível aos acadêmicos? Para
tanto, esta pesquisa inicia com a observação e análise dos conteúdos ministrados na
disciplina presencial de LIBRAS B, e segue com posterior observação sobre a
transposição didática desses conteúdos para o ambiente virtual de ensino e
aprendizagem (AVEA). O trabalho está organizado em três capítulos: o primeiro, A
língua de sinais: campo de lutas, discussões e tensões, realizando um mapeamento do
percurso trilhado pela língua de sinais no mundo e no Brasil. O segundo,
Aprendizagem Colaborativa em Rede, aborda a tecnologia da inteligência coletiva e
as transformações na construção do conhecimento em rede. No último capítulo,
LIBRAS para além dos muros da UFAM: novas trilhas a serem traçadas.
Identificamos uma rota de fuga onde foi possível contribuirmos com a parte prática da
disciplina, elaborando uma proposta de material em vídeo. A pesquisa aconteceu na sala
presencial e, paralelamente, na sala virtual da disciplina de LIBRAS B, do curso de
Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, ambiente onde ocorreu o
acompanhamento e a utilização das ferramentas de mediações tecnológicas, nesse caso,
o sistema Moodle. Este assunto é abordado da perspectiva da inteligência coletiva, que
busca, no agenciamento dos atores, a construção do conhecimento em rede. Para uma
melhor compreensão da realidade, trabalhamos com a metodologia da cartografia,
deixando claro que esta não está atrelada à visão tradicional que persegue regras
estipuladas antecipadamente, mas, na medida em que se avança com a pesquisa, as
pistas vão indicando o caminho a ser trilhado. Diante dos resultados encontrados,
constatou-se o potencial que a mediação das tecnologias podem acrescer ao ensino da
parte prática da LIBRAS. O surgimento de novas pistas continuará emergindo dessa
produção, indicando novos caminhos a serem trilhados. |