Dissertação

O uso de ambiente virtual de ensino aprendizagem na mediação das práticas pedagógicas inclusivas: contribuições para a disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras

O propósito da investigação foi compreender o desafio de ensinar, por mediação tecnológica, uma modalidade de comunicação gestual, de características muito diferenciadas da linguagem escrita/falada, com a qual os discentes nunca tiveram contato. Assim, o estudo se norteia na seguinte questão: a t...

ver descrição completa

Autor principal: Arruda, Débora Teixeira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4616584020283382
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4750
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-4750
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-47502017-04-26T20:22:00Z O uso de ambiente virtual de ensino aprendizagem na mediação das práticas pedagógicas inclusivas: contribuições para a disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras Arruda, Débora Teixeira Thomé, Zeina Rebouças Corrêa http://lattes.cnpq.br/4616584020283382 http://lattes.cnpq.br/1255254917732447 Matos, Maria Almerinda de Souza http://lattes.cnpq.br/5590755531194676 Oliveira, Mateus Coimbra de http://lattes.cnpq.br/3857025116900359 Libras Inteligência Coletiva Tecnologia da Comunicação e Informação - TICs Collective Intelligence The Information and Communication Technology CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O propósito da investigação foi compreender o desafio de ensinar, por mediação tecnológica, uma modalidade de comunicação gestual, de características muito diferenciadas da linguagem escrita/falada, com a qual os discentes nunca tiveram contato. Assim, o estudo se norteia na seguinte questão: a tecnologia é a melhor estratégia para tornar o conhecimento da LIBRAS mais acessível aos acadêmicos? Para tanto, esta pesquisa inicia com a observação e análise dos conteúdos ministrados na disciplina presencial de LIBRAS B, e segue com posterior observação sobre a transposição didática desses conteúdos para o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA). O trabalho está organizado em três capítulos: o primeiro, A língua de sinais: campo de lutas, discussões e tensões, realizando um mapeamento do percurso trilhado pela língua de sinais no mundo e no Brasil. O segundo, Aprendizagem Colaborativa em Rede, aborda a tecnologia da inteligência coletiva e as transformações na construção do conhecimento em rede. No último capítulo, LIBRAS para além dos muros da UFAM: novas trilhas a serem traçadas. Identificamos uma rota de fuga onde foi possível contribuirmos com a parte prática da disciplina, elaborando uma proposta de material em vídeo. A pesquisa aconteceu na sala presencial e, paralelamente, na sala virtual da disciplina de LIBRAS B, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, ambiente onde ocorreu o acompanhamento e a utilização das ferramentas de mediações tecnológicas, nesse caso, o sistema Moodle. Este assunto é abordado da perspectiva da inteligência coletiva, que busca, no agenciamento dos atores, a construção do conhecimento em rede. Para uma melhor compreensão da realidade, trabalhamos com a metodologia da cartografia, deixando claro que esta não está atrelada à visão tradicional que persegue regras estipuladas antecipadamente, mas, na medida em que se avança com a pesquisa, as pistas vão indicando o caminho a ser trilhado. Diante dos resultados encontrados, constatou-se o potencial que a mediação das tecnologias podem acrescer ao ensino da parte prática da LIBRAS. O surgimento de novas pistas continuará emergindo dessa produção, indicando novos caminhos a serem trilhados. The purpose of this research is to understand the challenge of teaching by means of technological mediation, a form of gestural communication with very different characteristics of written and spoken language, which the students never had contact. Thus, this research is guided in the following question: is technology the best strategy to make more accessible to scholars? Therefore, this research begins with the observation and analysis of the contents taught in the classroom discipline LIBRAS and follow with further observation on the didactic transposition of such content to the virtual environment of teaching and learning (Avea). The paper is organized into three chapters: the first, sign language, a field of struggles, discussions and tensions, followed a path mapping pursued by sign language worldwide and in Brazil. The second, Collaborative Learning Network, addresses the collective intelligence technology and the changes in building networked knowledge. In the last chapter, LIBRAS beyond UFAM walls: new tracks to traced, we glimpse and escape route where we could contribute to the practical part of the course with the development of a video material. The research took place in the presence room and at the same time in the virtual classroom discipline LIBRAS, the Faculty of the Federal University of Amazonas - environment in which occurs the monitoring and use of technological mediation tools, then the Moodle system. This is covered under the agency of actors to build networked knowledge. For a better understanding of reality, we work with cartography as a method of intervention research, making it clear that this method is not tied to the traditional view chasing rules stipulated in advance, but as you progress through research tracks will indicate the way to go. Based on the results found we believe practical part of the education is not possible without the mediation of language technology which is the main strategy to make knowledge accessible to scholars. The emergency of new tracks still emerging from this production, indicating new ways to go. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2015-12-07T19:19:09Z 2015-05-15 Dissertação ARRUDA, Débora Teixeira. O uso de ambiente virtual de ensino aprendizagem na mediação das práticas pedagógicas inclusivas: contribuições para a disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4750 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Física e Fisioterapia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Libras
Inteligência Coletiva
Tecnologia da Comunicação e Informação - TICs
Collective Intelligence
The Information and Communication Technology
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Libras
Inteligência Coletiva
Tecnologia da Comunicação e Informação - TICs
Collective Intelligence
The Information and Communication Technology
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Arruda, Débora Teixeira
O uso de ambiente virtual de ensino aprendizagem na mediação das práticas pedagógicas inclusivas: contribuições para a disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras
topic_facet Libras
Inteligência Coletiva
Tecnologia da Comunicação e Informação - TICs
Collective Intelligence
The Information and Communication Technology
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O propósito da investigação foi compreender o desafio de ensinar, por mediação tecnológica, uma modalidade de comunicação gestual, de características muito diferenciadas da linguagem escrita/falada, com a qual os discentes nunca tiveram contato. Assim, o estudo se norteia na seguinte questão: a tecnologia é a melhor estratégia para tornar o conhecimento da LIBRAS mais acessível aos acadêmicos? Para tanto, esta pesquisa inicia com a observação e análise dos conteúdos ministrados na disciplina presencial de LIBRAS B, e segue com posterior observação sobre a transposição didática desses conteúdos para o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA). O trabalho está organizado em três capítulos: o primeiro, A língua de sinais: campo de lutas, discussões e tensões, realizando um mapeamento do percurso trilhado pela língua de sinais no mundo e no Brasil. O segundo, Aprendizagem Colaborativa em Rede, aborda a tecnologia da inteligência coletiva e as transformações na construção do conhecimento em rede. No último capítulo, LIBRAS para além dos muros da UFAM: novas trilhas a serem traçadas. Identificamos uma rota de fuga onde foi possível contribuirmos com a parte prática da disciplina, elaborando uma proposta de material em vídeo. A pesquisa aconteceu na sala presencial e, paralelamente, na sala virtual da disciplina de LIBRAS B, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, ambiente onde ocorreu o acompanhamento e a utilização das ferramentas de mediações tecnológicas, nesse caso, o sistema Moodle. Este assunto é abordado da perspectiva da inteligência coletiva, que busca, no agenciamento dos atores, a construção do conhecimento em rede. Para uma melhor compreensão da realidade, trabalhamos com a metodologia da cartografia, deixando claro que esta não está atrelada à visão tradicional que persegue regras estipuladas antecipadamente, mas, na medida em que se avança com a pesquisa, as pistas vão indicando o caminho a ser trilhado. Diante dos resultados encontrados, constatou-se o potencial que a mediação das tecnologias podem acrescer ao ensino da parte prática da LIBRAS. O surgimento de novas pistas continuará emergindo dessa produção, indicando novos caminhos a serem trilhados.
author_additional Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
author_additionalStr Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
format Dissertação
author Arruda, Débora Teixeira
author2 http://lattes.cnpq.br/4616584020283382
author2Str http://lattes.cnpq.br/4616584020283382
title O uso de ambiente virtual de ensino aprendizagem na mediação das práticas pedagógicas inclusivas: contribuições para a disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras
title_short O uso de ambiente virtual de ensino aprendizagem na mediação das práticas pedagógicas inclusivas: contribuições para a disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras
title_full O uso de ambiente virtual de ensino aprendizagem na mediação das práticas pedagógicas inclusivas: contribuições para a disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras
title_fullStr O uso de ambiente virtual de ensino aprendizagem na mediação das práticas pedagógicas inclusivas: contribuições para a disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras
title_full_unstemmed O uso de ambiente virtual de ensino aprendizagem na mediação das práticas pedagógicas inclusivas: contribuições para a disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras
title_sort o uso de ambiente virtual de ensino aprendizagem na mediação das práticas pedagógicas inclusivas: contribuições para a disciplina língua brasileira de sinais - libras
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4750
_version_ 1831969337818218496
score 11.755432