Dissertação

Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental

O objetivo principal do trabalho é apresentar aos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental uma abordagem diferenciada sobre o estudo de áreas de figuras planas e apresentar uma nova forma de realizar a medição de áreas: o Teorema de Pick. A partir de um breve histórico sobre o cálculo de áreas, realiz...

ver descrição completa

Autor principal: Rodrigues, Ivana do Monte
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3303663079592460
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4785
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-4785
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-47852019-12-04T14:50:11Z Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental Rodrigues, Ivana do Monte Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/3303663079592460 http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Cabral, Valtemir Martins http://lattes.cnpq.br/9865165503190305 Kowada, Luiz Antonio Brasil Teorema de Pick Ensino de Figuras planas Ensino aprendizagem - Matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA O objetivo principal do trabalho é apresentar aos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental uma abordagem diferenciada sobre o estudo de áreas de figuras planas e apresentar uma nova forma de realizar a medição de áreas: o Teorema de Pick. A partir de um breve histórico sobre o cálculo de áreas, realizamos a demonstração das áreas das principais figuras planas trabalhadas no ensino fundamental utilizando o conceito de equivalência, e estendemos o estudo para áreas limitadas por outras curvas abordando o conceito de integral. Em seguida, expomos o Teorema de Pick e sua demonstração e descrevemos a prática desenvolvida com os alunos. A atividade realizada no 2 ° semestre de 2013 e 1/ semestre de 2014 com os alunos voluntários do Clube de Matemática do Colégio Militar de Manaus visou desenvolver uma importante habilidade prevista no PCN [6] (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Matemática): articular o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar. Exploramos a dedução das áreas das figuras plenas utilizando o TANGRAM, proporcionando o ensino de forma lúdica, participativa e argumentativa. Apresentamos o Teorema de Pick e o aplicamos na medição aproximada das áreas de estados e regiões do Brasil utilizando mapas e papel quadriculado, trabalhando o conceito das escalas e propiciando uma atividade interdisciplinar. The main objective of this work is to introduce students to the 6th grade of elementary school a differentiated approach to the study of plane figures areas and present a new way of performing the areas of measurement: the Pick's Theorem. From a brief history of the area calculation, we conducted a demonstration of the main areas of plane figures worked in elementary school using the concept of equivalence, and extend the study to limited areas by other curves approaching the concept of integral. Then we expose the Pick's Theorem and its demonstration and described the practice developed with students. The activity carried out in the 2nd half of 2013 and 1 / half of 2014 with the volunteer students of the College Math Club Militar de Manaus aimed to develop a major planned skill in the NCP [6] (National Curriculum Standards for Teaching Mathematics): joint scientific and technological knowledge in an interdisciplinary perspective. Explore the deduction of the areas of the full figures using the TANGRAM, providing education in a playful, participatory and argumentative. Introducing Pick's Theorem and apply it in the rough measure of the areas of states and regions of Brazil using maps and graph paper, the concept of working ranges and providing an interdisciplinary activity. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2016-01-20T17:27:53Z 2014-06-06 Dissertação RODRIGUES, Ivana do Monte. Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. 2014. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4785 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Teorema de Pick
Ensino de Figuras planas
Ensino aprendizagem - Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
spellingShingle Teorema de Pick
Ensino de Figuras planas
Ensino aprendizagem - Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Rodrigues, Ivana do Monte
Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental
topic_facet Teorema de Pick
Ensino de Figuras planas
Ensino aprendizagem - Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description O objetivo principal do trabalho é apresentar aos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental uma abordagem diferenciada sobre o estudo de áreas de figuras planas e apresentar uma nova forma de realizar a medição de áreas: o Teorema de Pick. A partir de um breve histórico sobre o cálculo de áreas, realizamos a demonstração das áreas das principais figuras planas trabalhadas no ensino fundamental utilizando o conceito de equivalência, e estendemos o estudo para áreas limitadas por outras curvas abordando o conceito de integral. Em seguida, expomos o Teorema de Pick e sua demonstração e descrevemos a prática desenvolvida com os alunos. A atividade realizada no 2 ° semestre de 2013 e 1/ semestre de 2014 com os alunos voluntários do Clube de Matemática do Colégio Militar de Manaus visou desenvolver uma importante habilidade prevista no PCN [6] (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Matemática): articular o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar. Exploramos a dedução das áreas das figuras plenas utilizando o TANGRAM, proporcionando o ensino de forma lúdica, participativa e argumentativa. Apresentamos o Teorema de Pick e o aplicamos na medição aproximada das áreas de estados e regiões do Brasil utilizando mapas e papel quadriculado, trabalhando o conceito das escalas e propiciando uma atividade interdisciplinar.
author_additional Prata, Roberto Antonio Cordeiro
author_additionalStr Prata, Roberto Antonio Cordeiro
format Dissertação
author Rodrigues, Ivana do Monte
author2 http://lattes.cnpq.br/3303663079592460
author2Str http://lattes.cnpq.br/3303663079592460
title Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental
title_short Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental
title_full Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental
title_sort Área de figuras planas e teorema de pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4785
_version_ 1781302072395694080
score 11.653393