/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Processo de organização escolar e educação indígena do Distrito de Pari Cachoeira - Tiqué
A partir de uma análise aprofundada e extensa da cultura milenar da etnia Tukano discute, sob a perspectiva dos referenciais preceituados pela tradição indígena, o processo de organização escolar no âmbito da Educação Indígena no Distrito de Pari Cachoeira, Município de São Gabriel da Cachoeira, Ama...
Autor principal: | Marinho, Josimar Ramos |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4804 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-4804 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-48042016-07-06T18:53:55Z Processo de organização escolar e educação indígena do Distrito de Pari Cachoeira - Tiqué Marinho, Josimar Ramos Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros http://lattes.cnpq.br/6273580825792084 Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Sá, Nídia Regina Limeira Ortolan, Maria Helena Educação Indígena Pari Cachoeira Cultura indígena CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM A partir de uma análise aprofundada e extensa da cultura milenar da etnia Tukano discute, sob a perspectiva dos referenciais preceituados pela tradição indígena, o processo de organização escolar no âmbito da Educação Indígena no Distrito de Pari Cachoeira, Município de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. Aborda questões da Educação Indígena Tradicional, contrapondo com a Educação Formal, regida pelas Leis de Diretrizes e Bases Nacionais. Apresenta as questões que nortearam a pesquisa de campo e os debates resultantes, principalmente quando o foco recai sobre as consequências dos elementos não indígenas no processo de transformação na vida cultural e identidade indígena. From a thorough and extensive analysis of the ancient culture of ethnicity Tukano, discusses, from the perspective of references preceituados the indigenous tradition, the process of school organization under the Indigenous Education, the District of Pari Cachoeira, Municipality of São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. Addresses issues of Traditional Indigenous Education wit contrasting wait Formal Education, governed by the Laws of National Guidelines and Bases. Presents the questions that guided the research field and the resulting debates, especially when the focus is on the consequences of no-indigenous elements in the process of transformation in cultural life and indigenous identity. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2016-01-25T18:48:00Z 2016-01-30 Dissertação MARINHO. Josimar Ramos. Processo de organização escolar e educação indígena do Distrito de Pari Cachoeira - Tiqué. 2014.157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4804 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação Indígena Pari Cachoeira Cultura indígena CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Educação Indígena Pari Cachoeira Cultura indígena CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM Marinho, Josimar Ramos Processo de organização escolar e educação indígena do Distrito de Pari Cachoeira - Tiqué |
topic_facet |
Educação Indígena Pari Cachoeira Cultura indígena CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
A partir de uma análise aprofundada e extensa da cultura milenar da etnia Tukano discute, sob a perspectiva dos referenciais preceituados pela tradição indígena, o processo de organização escolar no âmbito da Educação Indígena no Distrito de Pari Cachoeira, Município de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. Aborda questões da Educação Indígena Tradicional, contrapondo com a Educação Formal, regida pelas Leis de Diretrizes e Bases Nacionais. Apresenta as questões que nortearam a pesquisa de campo e os debates resultantes, principalmente quando o foco recai sobre as consequências dos elementos não indígenas no processo de transformação na vida cultural e identidade indígena. |
author_additional |
Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros |
author_additionalStr |
Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros |
format |
Dissertação |
author |
Marinho, Josimar Ramos |
title |
Processo de organização escolar e educação indígena do Distrito de Pari Cachoeira - Tiqué |
title_short |
Processo de organização escolar e educação indígena do Distrito de Pari Cachoeira - Tiqué |
title_full |
Processo de organização escolar e educação indígena do Distrito de Pari Cachoeira - Tiqué |
title_fullStr |
Processo de organização escolar e educação indígena do Distrito de Pari Cachoeira - Tiqué |
title_full_unstemmed |
Processo de organização escolar e educação indígena do Distrito de Pari Cachoeira - Tiqué |
title_sort |
processo de organização escolar e educação indígena do distrito de pari cachoeira - tiqué |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4804 |
_version_ |
1831969346493087744 |
score |
11.753896 |