/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus
Este estudo consistiu em identificar qual é a identidade dos alunos expressa pelos professores nos diários de classe e no livro de ocorrências do ano de 2012, bem como analisar a cultura corporal e a linguagem do corpo presentes nos documentos oficiais em uma escola pública do Ensino Médio de Man...
Autor principal: | Lima, Soraya de Oliveira |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4942 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-4942 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-49422016-05-13T05:03:32Z Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus Lima, Soraya de Oliveira Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de http://lattes.cnpq.br/0632488092860482 Linguagem Corporal OUTROS Este estudo consistiu em identificar qual é a identidade dos alunos expressa pelos professores nos diários de classe e no livro de ocorrências do ano de 2012, bem como analisar a cultura corporal e a linguagem do corpo presentes nos documentos oficiais em uma escola pública do Ensino Médio de Manaus. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos foram as observação de campo das aulas de Educação Física e nos espaços externos da escola. Para o registro das análises, foram utilizadas anotações no caderno de campo e as imagens fotográficas. Ao conhecer como a linguagem corporal se desenvolve na escola, coloca-se como proposta analisar como os registros nos livros de ocorrência da escola e os documentos oficiais estabelecem a identidade dos alunos e como estes a expressam por meio da linguagem de seu corpo. Conclui-se que os registros e os documentos oficiais estão a serviço das normatizações institucionais e que a cultura corporal enquanto proposta para formação integral do aluno é um conteúdo da área de educação física The study consisted of identifying which students’ identity is expressed by the teachers on the attendance cards and in the occurrence report book in the year of 2012.,as well as analyze the body culture and the language culture found in the official documents in a public of High School in Manaus. In order to do it, a qualitative survey was conducted, whose procedures were the field observation of Physical Education classes and in the external School space. To register the analysis, notes were taken in the field notebook as well as photographs. As the body language developed at school was known, a proposal on how to analyse the records in the school’s occurrence book and oficial documents is put, stablishing the identity of the students and how they express it by the means of their body language. It is concluded, therefore, that the records and official documents serve the institutional norms and that the body culture while proposed for the integral formation of the student is the content of the Physical Education area CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2016-03-16T15:37:42Z 2015-03-13 Dissertação LIMA, Soarya de Oliveira. Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus. 2015. 136f. Dissertação ( Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4942 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Linguagem Corporal OUTROS |
spellingShingle |
Linguagem Corporal OUTROS Lima, Soraya de Oliveira Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus |
topic_facet |
Linguagem Corporal OUTROS |
description |
Este estudo consistiu em identificar qual é a identidade dos alunos expressa pelos
professores nos diários de classe e no livro de ocorrências do ano de 2012, bem
como analisar a cultura corporal e a linguagem do corpo presentes nos documentos
oficiais em uma escola pública do Ensino Médio de Manaus. Para tanto, foi
conduzida uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos foram as observação de
campo das aulas de Educação Física e nos espaços externos da escola. Para o
registro das análises, foram utilizadas anotações no caderno de campo e as
imagens fotográficas. Ao conhecer como a linguagem corporal se desenvolve na
escola, coloca-se como proposta analisar como os registros nos livros de ocorrência
da escola e os documentos oficiais estabelecem a identidade dos alunos e como
estes a expressam por meio da linguagem de seu corpo. Conclui-se que os registros
e os documentos oficiais estão a serviço das normatizações institucionais e que a
cultura corporal enquanto proposta para formação integral do aluno é um conteúdo
da área de educação física |
author_additional |
Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de |
author_additionalStr |
Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de |
format |
Dissertação |
author |
Lima, Soraya de Oliveira |
title |
Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus |
title_short |
Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus |
title_full |
Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus |
title_fullStr |
Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus |
title_full_unstemmed |
Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus |
title_sort |
cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de ensino médio de manaus |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4942 |
_version_ |
1831969369023840256 |
score |
11.753735 |