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Dissertação
Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos no Amazonas: diretrizes, debates e perspectivas (2010 – 2014)
A pesquisa analisa as políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) instituídas pelo sistema estadual de ensino do Amazonas, no período de 2010 a 2014, em articulação com as políticas públicas definidas para a educação nacional. Evidencia as principais reivindicações nos significat...
Autor principal: | Belizario, Maria Rutimar de Jesus |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8566010280932745 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5034 |
Resumo: |
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A pesquisa analisa as políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos
(EJA) instituídas pelo sistema estadual de ensino do Amazonas, no período de
2010 a 2014, em articulação com as políticas públicas definidas para a
educação nacional. Evidencia as principais reivindicações nos significativos
espaços de debate da EJA, tendo por foco os realizados no Amazonas. Traz
também as questões pontuais das políticas de organização e oferta da EJA e
atuação dos movimentos, na perspectiva dos sujeitos. Os fundamentos teóricometodológicos
subsidiam as concepções e as configurações da educação de
jovens e adultos. A pesquisa utiliza-se do método dialético e adota a
abordagem qualitativa, na análise documental e nas entrevistas
semiestruturadas. Nos procedimentos metodológicos, privilegiaram-se os
seguintes documentos: legislação do ensino, programas, projetos, relatórios e
programações de eventos. Nas entrevistas, foram selecionados os
coordenadores de cursos, os gestores dos Centros de EJA e os representantes
de setores da SEDUC/AM. Os resultados da pesquisa constatam a ausência de
expressivo investimento na educação de jovens e adultos, em especial nos
mecanismos que asseguram o direito à educação, configurando-se numa
restrita ampliação da oferta de cursos, principalmente para a demanda de
ensino médio, constituída, em sua maioria, de pessoas jovens e adultas
trabalhadoras, inviabilizando o acesso dessa população à escolarização. No
processo de efetivação do direito à educação de jovens e adultos, destaca-se a
atuação dos movimentos em defesa da consolidação da EJA como política
pública de Estado, fundamentada na educação popular numa perspectiva de
emancipação humana. Os resultados da pesquisa possibilitam uma reflexão
das políticas para a educação de jovens e adultos no Amazonas. |