/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O desenho animado e um novo processo de singularização pelo seu uso pedagógico
Esta pesquisa cartografa o processo de produção de subjetividade nas narrativas das histórias para educação ambiental criada pelos alunos/professores do curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, da Faculdade de Ciências Agrárias-FCA, realizado no Ce...
Autor principal: | Lima, Salete da Silva |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4262964559635075 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5076 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5076 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-50762016-07-12T05:04:15Z O desenho animado e um novo processo de singularização pelo seu uso pedagógico Lima, Salete da Silva Thomé, Zeina Rebouças Corrêa http://lattes.cnpq.br/4262964559635075 http://lattes.cnpq.br/1255254917732447 Desenho animado Educação ambiental Cartoon environmental education CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Esta pesquisa cartografa o processo de produção de subjetividade nas narrativas das histórias para educação ambiental criada pelos alunos/professores do curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, da Faculdade de Ciências Agrárias-FCA, realizado no Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino - CEFORT, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa está centrada em triplo movimento: o primeiro de caráter teórico, focado no conceito de processo de produção de subjetividade; o segundo na aplicação do Ateliê Pedagógico utilizando-se do pressuposto teórico da “Trajetória do Herói Mitológico” para análise e criação de narrativas para educação ambiental; e terceiro a produção de uma lista de verificação para uso pedagógico de desenhos animados na educação ambiental para o primeiro ano do ensino fundamental. A metodologia foi a da cartografia, centrada na concepção guattariana de a um só tempo descrever, intervir e criar efeitos-subjetividade. O resultado alcançado foi positivo, com a construção de histórias ricas de singularizações, comprovando que a metodologia da aplicação do Ateliê favoreceu a construção de estruturas de pensamento e ação voltadas para a criatividade de novos mediadores pedagógicos. This research aims to map the subjectivity production process in the narratives of stories for environmental education created by students/specialization course teachers in Environmental Education with emphasis on Sustainable Educators Spaces, from the Agricultural Sciences School (Faculdade de Ciências Agrárias - FCA), executed at the Continuing Education Center, Technology Development and Services for the Public Education Network (Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino - CEFORT), Education School of the Federal University of Amazonas. The research is centered on a triple movement: the first one on a theoretical character, focused on the concept of subjectivity production process; the second in the appliance of the Pedagogical Atelier using the theoretical assumption of the “Mythological Hero Trajectory” for the analysis and creation of the narratives for environmental education; and third the production of a verification list for pedagogical use of cartoons on the environmental education for the first year of elementary school. The methodology used was mapping, focused on Guattarian conception that at the same time describes, intervenes and creates subjectives efects. The result achieved was positive, with the creation of stories riches in singularities, testifying that the methodology of the Atelier appliance favored the build of structures of thought and action faced to the creativity of new pedagogical mediators. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2016-07-11T14:33:02Z 2015-12-21 Dissertação LIMA, Salete da Silva. O desenho animado e um novo processo de singularização pelo seu uso pedagógico, 2015. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5076 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Desenho animado Educação ambiental Cartoon environmental education CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Desenho animado Educação ambiental Cartoon environmental education CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Lima, Salete da Silva O desenho animado e um novo processo de singularização pelo seu uso pedagógico |
topic_facet |
Desenho animado Educação ambiental Cartoon environmental education CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
Esta pesquisa cartografa o processo de produção de subjetividade nas narrativas das histórias para educação ambiental criada pelos alunos/professores do curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, da Faculdade de Ciências Agrárias-FCA, realizado no Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino - CEFORT, da Faculdade de Educação da Universidade
Federal do Amazonas. A pesquisa está centrada em triplo movimento: o primeiro de caráter teórico, focado no conceito de processo de produção de subjetividade; o segundo na aplicação do Ateliê Pedagógico utilizando-se do pressuposto teórico da “Trajetória do Herói Mitológico” para análise e criação de narrativas para educação ambiental; e terceiro a produção de uma lista de verificação para uso pedagógico de desenhos animados na educação ambiental para o primeiro ano do ensino fundamental. A metodologia foi a da cartografia, centrada na concepção guattariana de a um só tempo descrever, intervir e criar efeitos-subjetividade. O resultado alcançado foi positivo, com a construção de histórias ricas de singularizações, comprovando que a metodologia da aplicação do Ateliê favoreceu a construção de estruturas de pensamento e ação voltadas para a criatividade de novos mediadores pedagógicos. |
author_additional |
Thomé, Zeina Rebouças Corrêa |
author_additionalStr |
Thomé, Zeina Rebouças Corrêa |
format |
Dissertação |
author |
Lima, Salete da Silva |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4262964559635075 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/4262964559635075 |
title |
O desenho animado e um novo processo de singularização pelo seu uso pedagógico |
title_short |
O desenho animado e um novo processo de singularização pelo seu uso pedagógico |
title_full |
O desenho animado e um novo processo de singularização pelo seu uso pedagógico |
title_fullStr |
O desenho animado e um novo processo de singularização pelo seu uso pedagógico |
title_full_unstemmed |
O desenho animado e um novo processo de singularização pelo seu uso pedagógico |
title_sort |
o desenho animado e um novo processo de singularização pelo seu uso pedagógico |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5076 |
_version_ |
1781302115320201216 |
score |
11.653393 |