/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Um modelo de apuração de custos/aluno aplicado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM
O Governo Federal implantou um sistema de custos para atender a legislação e obter algumas informações sobre a execução orçamentária, todavia este sistema `nem sempre atende as expectativas dos Institutos e Universidades Federais que apesar de serem da administração indireta também tem a obrigação d...
Autor principal: | Bentes, Anderson Carlos Lima |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0721754176074643 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5108 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5108 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-51082017-05-03T18:24:47Z Um modelo de apuração de custos/aluno aplicado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM Bentes, Anderson Carlos Lima Cavalcante, Tristão Sócrates Baptista http://lattes.cnpq.br/0721754176074643 http://lattes.cnpq.br/6487588774500041 Administração Pública Ensino de Graduação Ensino Técnico Public Administration Higher education Technical education ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO O Governo Federal implantou um sistema de custos para atender a legislação e obter algumas informações sobre a execução orçamentária, todavia este sistema `nem sempre atende as expectativas dos Institutos e Universidades Federais que apesar de serem da administração indireta também tem a obrigação de apurar os custos de suas atividades, o trabalho ora apresentado propõe um modelo de apuração de custos/aluno utilizado a metodologia do custeio Baseado em Atividades – ABC no âmbito do IFAM CMZL nos Cursos de Tecnologia em Agroecologia e Técnico em agropecuária modalidade Integrado no ano de 2014. Visando desenvolver o controle dos gastos públicos e o conhecimento de o quanto as instituições públicas gastam na execução de suas atividades fins, os gastos dessas instituições não podem ser mensurados apenas com o acompanhamento do orçamento, é preciso se saber como estão divididos tais dispêndios e para isso são utilizados os sistemas de custeio, o trabalho a seguir tem como objetivo, oferecer um método de apuração de custos para o IFAM - CMZL e assim acompanhar o comportamento e a composição desse custo no ano de 2014, a fim de verificar quais atividades consomem mais recursos e assim gerenciar os gastos por atividades, pois, são as atividades que consomem recursos, no caso do IFAM CMZL os alunos matriculados demandam as atividades e geram o custo do aluno através da alocação dos recursos consumidos pelas atividades, utilizando-se direcionadores de gastos para atribuir valores aos cursos. A metodologia utilizada tem uma abordagem quantitativa, sendo este um estudo de caso, o universo de amostra são os alunos dos cursos de Tecnologia em Agroecologia e Técnico em Agropecuária integrado do ano de 2014, servidores e o orçamento do Instituto Federal de Educação do Amazonas – IFAM, no Campus Manaus Zona Leste e Reitoria no período de 2014, a finalidade da pesquisa é explicativa. O resultado desta pesquisa é um modelo de apuração de custo, o custo dos alunos dos cursos de Tecnologia em Agroecologia e Técnico em Agropecuária integrado do Campus Manaus Zona Leste no ano de 2014 além de análise das atividades que consomem recursos dentro do Campus Manaus Zona Leste. The Federal Government has implemented a cost system to meet legislation and get some information on the budgetary execution, however this system does not always meet expectations to the Federal Institutes and universities want to although they are indirect Administration also has the obligation to determine the costs of its activities, the presented work propose a model for calculation of cost/student using the methodology of the activity-based costing-ABC under the IFAM CMZL technology courses in Agroecology and Agricultural technician Integrated Mode in the year 2014. Aiming developing the control of public expenditure and the knowledge of how public institutions spend in performing its activities, the cost of these institutions cannot be measured only with the accompaniment of the budget, you have to know how they are divided such expenditures and that costing systems are used, the following work aims to offer a method of calculation of costs for the IFAM-CMZL and so follow the behavior and composition This cost in the year 2014, in order to ascertain what activities consume more resources and thus manage the expenses for activities that consume resources in the case of IFAM-CMZL, the enrolled students demand the activities and generate the cost of the student through the allocation of resources consumed by activities, using cost drivers to assign values to the courses. The methodology used was a quantitative approach, so the research is quantitative, being this a case study, the sample universe are Students of Technology courses in Agroecology and Integrated Agricultural Technician of the Year 2014, servers and the budget of the Federal Institute of education of Amazonas-IFAM, on Campus and East zone in Manaus Dean 2014 period, the purpose of the research is explanatory. The results of this research are a model of calculation of cost, the cost of the students of the courses that consume resources on Campus, East zone of Manaus. Não informada 2016-07-25T18:35:38Z 2015-09-23 Dissertação BENTES, Anderson Carlos Lima. Um modelo de apuração de custos/aluno aplicado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5108 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Administração Pública Ensino de Graduação Ensino Técnico Public Administration Higher education Technical education ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
spellingShingle |
Administração Pública Ensino de Graduação Ensino Técnico Public Administration Higher education Technical education ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Bentes, Anderson Carlos Lima Um modelo de apuração de custos/aluno aplicado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM |
topic_facet |
Administração Pública Ensino de Graduação Ensino Técnico Public Administration Higher education Technical education ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
description |
O Governo Federal implantou um sistema de custos para atender a legislação e obter algumas informações sobre a execução orçamentária, todavia este sistema `nem sempre atende as expectativas dos Institutos e Universidades Federais que apesar de serem da administração indireta também tem a obrigação de apurar os custos de suas atividades, o trabalho ora apresentado propõe um modelo de apuração de custos/aluno utilizado a metodologia do custeio Baseado em Atividades – ABC no âmbito do IFAM CMZL nos Cursos de Tecnologia em Agroecologia e Técnico em agropecuária modalidade Integrado no ano de 2014. Visando desenvolver o controle dos gastos públicos e o conhecimento de o quanto as instituições públicas gastam na execução de suas atividades fins, os gastos dessas instituições não podem ser mensurados apenas com o acompanhamento do orçamento, é preciso se saber como estão divididos tais dispêndios e para isso são utilizados os sistemas de custeio, o trabalho a seguir tem como objetivo, oferecer um método de apuração de custos para o IFAM - CMZL e assim acompanhar o comportamento e a composição desse custo no ano de 2014, a fim de verificar quais atividades consomem mais recursos e assim gerenciar os gastos por atividades, pois, são as atividades que consomem recursos, no caso do IFAM CMZL os alunos matriculados demandam as atividades e geram o custo do aluno através da alocação dos recursos consumidos pelas atividades, utilizando-se direcionadores de gastos para atribuir valores aos cursos. A metodologia utilizada tem uma abordagem quantitativa, sendo este um estudo de caso, o universo de amostra são os alunos dos cursos de Tecnologia em Agroecologia e Técnico em Agropecuária integrado do ano de 2014, servidores e o orçamento do Instituto Federal de Educação do Amazonas – IFAM, no Campus Manaus Zona Leste e Reitoria no período de 2014, a finalidade da pesquisa é explicativa. O resultado desta pesquisa é um modelo de apuração de custo, o custo dos alunos dos cursos de Tecnologia em Agroecologia e Técnico em Agropecuária integrado do Campus Manaus Zona Leste no ano de 2014 além de análise das atividades que consomem recursos dentro do Campus Manaus Zona Leste. |
author_additional |
Cavalcante, Tristão Sócrates Baptista |
author_additionalStr |
Cavalcante, Tristão Sócrates Baptista |
format |
Dissertação |
author |
Bentes, Anderson Carlos Lima |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/0721754176074643 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/0721754176074643 |
title |
Um modelo de apuração de custos/aluno aplicado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM |
title_short |
Um modelo de apuração de custos/aluno aplicado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM |
title_full |
Um modelo de apuração de custos/aluno aplicado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM |
title_fullStr |
Um modelo de apuração de custos/aluno aplicado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM |
title_full_unstemmed |
Um modelo de apuração de custos/aluno aplicado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM |
title_sort |
um modelo de apuração de custos/aluno aplicado ao instituto federal de educação, ciência e tecnologia do amazonas - ifam |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5108 |
_version_ |
1831969395950223360 |
score |
11.753735 |