Dissertação

Avaliação do processo de capacitação do servidor público de nível superior: um estudo de caso da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

Com tanto acesso à informação, a preocupação dos gestores toma um novo foco: viabilizar, reter e sustentar o maior número de capital intelectual possível. Nesse sentido, o Estado deve passar por um momento de adaptação, adotar uma nova concepção de gestão que prepare o pessoal técnico-administrativo...

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Autor principal: Ribeiro, Rizelda de Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0505732116023481
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5146
Resumo:
Com tanto acesso à informação, a preocupação dos gestores toma um novo foco: viabilizar, reter e sustentar o maior número de capital intelectual possível. Nesse sentido, o Estado deve passar por um momento de adaptação, adotar uma nova concepção de gestão que prepare o pessoal técnico-administrativo e gerencial para o exercício de suas responsabilidades. Sabe-se que o processo de capacitação dos servidores públicos permite o desenvolvimento de competências gerenciais e a mudança efetiva no perfil do servidor, por isso, o objetivo geral desta dissertação é o de avaliação da capacitação de nível superior na formação das competências organizacionais dos servidores públicos no período de 2010 a 2014. Para isso destacam-se três objetivos específicos: (1) identificar as áreas do conhecimento, responsáveis pelo desenvolvimento das competências do agente público; (2) catalogar o universo dos cursos de nível superior oferecidos pelo programa; e, (3) levantar a percepção dos servidores públicos ante as bolsas concedidas neste mesmo período citado. A metodologia utilizada foi um estudo de caso exploratório e descritivo com aplicação de questionário pelo método survey, caracteriza-se de natureza aplicada em uma realidade circunstancial sendo do método indutivo por partir da observação de um universo particular da amostra para que representasse o todo. A validação dos dados se deu através de tratamento estatístico com a utilização do Teste Qui-Quadrado de Person. Os resultados foram coerentes e a avaliação do processo de capacitação dos servidores de nível superior confirmou-se como sendo uma ferramenta que permite o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes gerenciais, mas, concluiu-se que apesar dos resultados satisfatórios na maioria dos indicadores, há a possibilidade de inserir melhorias no processo, principalmente quanto à intensificação do programa de avaliação de desempenho a tempo de corrigir possíveis falhas na execução das tarefas.