Dissertação

Avaliação do processo de capacitação do servidor público de nível superior: um estudo de caso da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

Com tanto acesso à informação, a preocupação dos gestores toma um novo foco: viabilizar, reter e sustentar o maior número de capital intelectual possível. Nesse sentido, o Estado deve passar por um momento de adaptação, adotar uma nova concepção de gestão que prepare o pessoal técnico-administrativo...

ver descrição completa

Autor principal: Ribeiro, Rizelda de Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0505732116023481
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5146
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5146
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-51462016-08-23T05:03:35Z Avaliação do processo de capacitação do servidor público de nível superior: um estudo de caso da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas Ribeiro, Rizelda de Souza Cavalcante, Tristão Sócrates Baptista http://lattes.cnpq.br/0505732116023481 http://lattes.cnpq.br/6487588774500041 Capacitação Profissional Servidor Público Avaliação de Desempenho Professional Training Public Server Performance Evaluation CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS Com tanto acesso à informação, a preocupação dos gestores toma um novo foco: viabilizar, reter e sustentar o maior número de capital intelectual possível. Nesse sentido, o Estado deve passar por um momento de adaptação, adotar uma nova concepção de gestão que prepare o pessoal técnico-administrativo e gerencial para o exercício de suas responsabilidades. Sabe-se que o processo de capacitação dos servidores públicos permite o desenvolvimento de competências gerenciais e a mudança efetiva no perfil do servidor, por isso, o objetivo geral desta dissertação é o de avaliação da capacitação de nível superior na formação das competências organizacionais dos servidores públicos no período de 2010 a 2014. Para isso destacam-se três objetivos específicos: (1) identificar as áreas do conhecimento, responsáveis pelo desenvolvimento das competências do agente público; (2) catalogar o universo dos cursos de nível superior oferecidos pelo programa; e, (3) levantar a percepção dos servidores públicos ante as bolsas concedidas neste mesmo período citado. A metodologia utilizada foi um estudo de caso exploratório e descritivo com aplicação de questionário pelo método survey, caracteriza-se de natureza aplicada em uma realidade circunstancial sendo do método indutivo por partir da observação de um universo particular da amostra para que representasse o todo. A validação dos dados se deu através de tratamento estatístico com a utilização do Teste Qui-Quadrado de Person. Os resultados foram coerentes e a avaliação do processo de capacitação dos servidores de nível superior confirmou-se como sendo uma ferramenta que permite o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes gerenciais, mas, concluiu-se que apesar dos resultados satisfatórios na maioria dos indicadores, há a possibilidade de inserir melhorias no processo, principalmente quanto à intensificação do programa de avaliação de desempenho a tempo de corrigir possíveis falhas na execução das tarefas. With so much access to information, the concerns of the managers take a new focus: enable, retain and sustain the highest number of possible intellectual capital. In this regard, the State must go through a period of adaptation, adopt a new design management to prepare the technical and administrative and managerial staff to carry out their responsibilities. It is known that the training process for civil servants allows the development of managerial skills and effective change in the server profile, so the overall objective of this work is to evaluate the effectiveness of top-level training in the formation of organizational skills civil servants in the period 2010 to 2014. for this highlights three specific objectives: (1) identify the areas of knowledge, responsible for developing the skills of the public servant; (2) catalog the world of higher education courses offered by the program; and (3) raise the awareness of public servants before the grants awarded this same period cited. The methodology used was an exploratory and descriptive case study with application of the questionnaire survey method, characterized nature applied in a circumstantial reality is the inductive method from the observation of a particular universe of the sample to represent the whole. Data validation was made through statistical analysis using the Chi-square Person. The results were consistent and evaluating the effectiveness of the process was confirmed as being a tool for the development of knowledge, skills and managerial attitudes, but it was concluded that despite the satisfactory results in most indicators, there is the possibility to insert process improvements, particularly regarding the intensification of performance evaluation program in time to correct any possible failures in performing the tasks 2016-08-22T13:05:28Z 2016-05-13 Dissertação Ribeiro, Rizelda de Souza. Avaliação do processo de capacitação do servidor público de nível superior: um estudo de caso da Assembleia Legislativa do estado do Amazonas. 2016. 166 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade e Controladoria) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5146 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Contabilidade e Controladoria
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Capacitação Profissional
Servidor Público
Avaliação de Desempenho
Professional Training
Public Server
Performance Evaluation
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
spellingShingle Capacitação Profissional
Servidor Público
Avaliação de Desempenho
Professional Training
Public Server
Performance Evaluation
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Ribeiro, Rizelda de Souza
Avaliação do processo de capacitação do servidor público de nível superior: um estudo de caso da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas
topic_facet Capacitação Profissional
Servidor Público
Avaliação de Desempenho
Professional Training
Public Server
Performance Evaluation
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
description Com tanto acesso à informação, a preocupação dos gestores toma um novo foco: viabilizar, reter e sustentar o maior número de capital intelectual possível. Nesse sentido, o Estado deve passar por um momento de adaptação, adotar uma nova concepção de gestão que prepare o pessoal técnico-administrativo e gerencial para o exercício de suas responsabilidades. Sabe-se que o processo de capacitação dos servidores públicos permite o desenvolvimento de competências gerenciais e a mudança efetiva no perfil do servidor, por isso, o objetivo geral desta dissertação é o de avaliação da capacitação de nível superior na formação das competências organizacionais dos servidores públicos no período de 2010 a 2014. Para isso destacam-se três objetivos específicos: (1) identificar as áreas do conhecimento, responsáveis pelo desenvolvimento das competências do agente público; (2) catalogar o universo dos cursos de nível superior oferecidos pelo programa; e, (3) levantar a percepção dos servidores públicos ante as bolsas concedidas neste mesmo período citado. A metodologia utilizada foi um estudo de caso exploratório e descritivo com aplicação de questionário pelo método survey, caracteriza-se de natureza aplicada em uma realidade circunstancial sendo do método indutivo por partir da observação de um universo particular da amostra para que representasse o todo. A validação dos dados se deu através de tratamento estatístico com a utilização do Teste Qui-Quadrado de Person. Os resultados foram coerentes e a avaliação do processo de capacitação dos servidores de nível superior confirmou-se como sendo uma ferramenta que permite o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes gerenciais, mas, concluiu-se que apesar dos resultados satisfatórios na maioria dos indicadores, há a possibilidade de inserir melhorias no processo, principalmente quanto à intensificação do programa de avaliação de desempenho a tempo de corrigir possíveis falhas na execução das tarefas.
author_additional Cavalcante, Tristão Sócrates Baptista
author_additionalStr Cavalcante, Tristão Sócrates Baptista
format Dissertação
author Ribeiro, Rizelda de Souza
author2 http://lattes.cnpq.br/0505732116023481
author2Str http://lattes.cnpq.br/0505732116023481
title Avaliação do processo de capacitação do servidor público de nível superior: um estudo de caso da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas
title_short Avaliação do processo de capacitação do servidor público de nível superior: um estudo de caso da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas
title_full Avaliação do processo de capacitação do servidor público de nível superior: um estudo de caso da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas
title_fullStr Avaliação do processo de capacitação do servidor público de nível superior: um estudo de caso da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas
title_full_unstemmed Avaliação do processo de capacitação do servidor público de nível superior: um estudo de caso da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas
title_sort avaliação do processo de capacitação do servidor público de nível superior: um estudo de caso da assembleia legislativa do estado do amazonas
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5146
_version_ 1831969403107803136
score 11.753735