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Dissertação
Avaliação do impacto da capacitação profissional do servidor público municipal
A capacitação profissional é uma arma poderosa na busca pelo desenvolvimento das competências humanas no trabalho. O foco em desenvolvimento e treinamento tornou-se indispensável ao alcance da excelência na prestação de serviços, sejam eles públicos ou privados. Na administração pública os órgãos...
Autor principal: | Dias, Diego Melo |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1047194045932049 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5127 |
Resumo: |
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A capacitação profissional é uma arma poderosa na busca pelo desenvolvimento das
competências humanas no trabalho. O foco em desenvolvimento e treinamento tornou-se
indispensável ao alcance da excelência na prestação de serviços, sejam eles públicos ou
privados. Na administração pública os órgãos responsáveis pelo aperfeiçoamento profissional
são as Escolas de Governo, que atuam junto aos funcionários públicos na melhoria da
máquina estatal, que tem o dever de prestar serviços públicos de qualidade. Neste estudo
objetiva-se avaliar o impacto da capacitação profissional do servidor na Prefeitura de Manaus
e de que modo esta afeta suas vidas profissionais, analisando, ainda, aspectos ligados ao
suporte organizacional fornecido ao servidor para que desenvolva as competências adquiridas
nos treinamentos. A análise se deu por meio da adaptação do Modelo IMPACT de avaliação
do treinamento, a partir de sua aplicação junto aos servidores egressos de atividades de
capacitação promovidas pela Escola de Serviço Público da Prefeitura de Manaus (ESPI),
compreendendo as dimensões Impacto do Treinamento no Trabalho, Suporte Organizacional e
Suporte à Transferência do Treinamento. Os resultados sugerem que há forte impacto positivo
da capacitação administrada pela ESPI nas atividades laborais dos servidores, no entanto, o
suporte dado pelas chefias ao treinamento necessita de ajustes para que possa proporcionar
um melhor aproveitamento dos conhecimentos e habilidades adquiridos pelos servidores em
prol de suas instituições. |