Dissertação

Controladoria: um estudo sobre relevância da contabilidade gerencial no processo de gestão empresarial

O objetivo deste estudo é analisar a relevância da contabilidade gerencial para a controladoria no processo de gestão empresarial, investigando o sistema informacional gerado pela contabilidade, a aplicação das informações pela controladoria na gestão econômica e financeira das organizações de pe...

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Autor principal: Brito, Elói Jesus de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4266459207987898
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5335
Resumo:
O objetivo deste estudo é analisar a relevância da contabilidade gerencial para a controladoria no processo de gestão empresarial, investigando o sistema informacional gerado pela contabilidade, a aplicação das informações pela controladoria na gestão econômica e financeira das organizações de pequeno e médio porte, prestadoras de serviços e identificando os recursos que os gestores empregam para a tomada de decisão, o que oportuniza uma melhor compreensão da necessidade de utilização das informações contábeis, destacando um fluxo que demonstra a construção do processo administrativo por meio da contabilidade gerencial, a controladoria, que opera a gestão empresarial e a tomada de decisão que destaca a responsabilidade dos gestores. Com o intuito de investigar como ocorre a construção do conhecimento sobre o processo de gestão e como o método representa um meio à obtenção de um objetivo determinado, a metodologia aplicada na realização deste trabalho foi caracterizada como pesquisa descritiva, por se tratar de levantamentos executados por meio de questionários aplicados aos sóciosadministradores de três empresas prestadoras de serviços e ainda, pela utilização dos métodos de coleta de dados, desenvolvido com base em evidências proveniente de artigos científicos obtidos e livros sobre a temática. Com base nas pesquisas bibliográficas, o estudo revelou ainda, que a execução das três fases básicas do processo decisório (coleta de informações, estruturação e escolha), consiste em descobrir as ocasiões em que devem ser tomadas as decisões. Este trabalho é mais um passo na direção de novas investigações que se propõem a estudar, as funções da controladoria na gestão de pequenas e médias empresas prestadoras de serviços.