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Dissertação
Fatores da qualidade dos Programas de Pós-Graduação acadêmicos da UFAM
Investiga os fatores que impactam a qualidade dos programas de pós-graduação da UFAM, utilizando como fonte de dados as avaliações trienais da CAPES e como ferramentas de análise o Diagrama de Pareto e o Histograma. A literatura destaca algumas abordagens sobre a avaliação, no sentido conceitual...
Autor principal: | Santos, Ana Lucia Machado dos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8828149327116972 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5462 |
Resumo: |
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Investiga os fatores que impactam a qualidade dos programas de pós-graduação da
UFAM, utilizando como fonte de dados as avaliações trienais da CAPES e como ferramentas
de análise o Diagrama de Pareto e o Histograma. A literatura destaca algumas abordagens
sobre a avaliação, no sentido conceitual ou de comparação com outros métodos e ainda, com
relação ao fluxo do processo. Este estudo permitiu visualizar, mediante a aplicação de uma
metodologia disponível na literatura pesquisada, a situação de cada um dos programas de pósgraduação
da Universidade Federal do Amazonas nas três avaliações da CAPES identificando
e demonstrando os principais itens que causaram um impacto negativo nesse processo.
Destaca uma visão geral da situação dos programas com relação aos itens de impacto, bem
como o percentual acumulado dos fatores impactantes a todos os programas. Constata que os
itens que mais impactaram nas três últimas avaliações da CAPES estão concentrados naqueles
que se referem à qualidade das teses e dissertações dos discentes (item 3.3), na qualidade das
publicações dos docentes (item 4.1) e na distribuição dessas publicações entre o corpo
docente do programa (item 4.2). Aponta que esses três itens são responsáveis por mais de 40%
dos pontos que deixaram de ser atendidos pelos quinze programas de pós-graduação nas três
últimas avaliações da CAPES. Diante dessa constatação, conclui-se que a metodologia poderá
ser utilizada para identificar os fatores de impacto negativo na qualidade dos programas de
pós-graduação. |