Dissertação

Fatores da qualidade dos Programas de Pós-Graduação acadêmicos da UFAM

Investiga os fatores que impactam a qualidade dos programas de pós-graduação da UFAM, utilizando como fonte de dados as avaliações trienais da CAPES e como ferramentas de análise o Diagrama de Pareto e o Histograma. A literatura destaca algumas abordagens sobre a avaliação, no sentido conceitual...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Ana Lucia Machado dos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8828149327116972
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5462
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5462
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-54622017-01-31T05:03:48Z Fatores da qualidade dos Programas de Pós-Graduação acadêmicos da UFAM Santos, Ana Lucia Machado dos Barbalho, Célia Regina Simonetti http://lattes.cnpq.br/8828149327116972 http://lattes.cnpq.br/4514334296000649 Diagrama de Pareto Fatores de impacto Pós-Graduação Histograma ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Investiga os fatores que impactam a qualidade dos programas de pós-graduação da UFAM, utilizando como fonte de dados as avaliações trienais da CAPES e como ferramentas de análise o Diagrama de Pareto e o Histograma. A literatura destaca algumas abordagens sobre a avaliação, no sentido conceitual ou de comparação com outros métodos e ainda, com relação ao fluxo do processo. Este estudo permitiu visualizar, mediante a aplicação de uma metodologia disponível na literatura pesquisada, a situação de cada um dos programas de pósgraduação da Universidade Federal do Amazonas nas três avaliações da CAPES identificando e demonstrando os principais itens que causaram um impacto negativo nesse processo. Destaca uma visão geral da situação dos programas com relação aos itens de impacto, bem como o percentual acumulado dos fatores impactantes a todos os programas. Constata que os itens que mais impactaram nas três últimas avaliações da CAPES estão concentrados naqueles que se referem à qualidade das teses e dissertações dos discentes (item 3.3), na qualidade das publicações dos docentes (item 4.1) e na distribuição dessas publicações entre o corpo docente do programa (item 4.2). Aponta que esses três itens são responsáveis por mais de 40% dos pontos que deixaram de ser atendidos pelos quinze programas de pós-graduação nas três últimas avaliações da CAPES. Diante dessa constatação, conclui-se que a metodologia poderá ser utilizada para identificar os fatores de impacto negativo na qualidade dos programas de pós-graduação. This dissertation investigates the factors that impacts the quality of post-graduate programs in the Federal University of Amazonas using the triennial evaluations of CAPES as data source and, Pareto Diagrams and Histograms as tools for analysis. This study highlights some approaches about the evaluation, in a conceptual sense or by comparison with other methods, and also with respect to the process flow. This study allowed us to visualize each of the post graduate programs of the Federal University of Amazonas during the three CAPES evaluations through the application of a methodology available in the literature, identifying and demonstrating the principal points that had negative impacts on this process. It highlights a general overview of the situation of the programs with respect to the impact items as well as the cumulative percentage of the factors impacting all the programs. This study corroborates that the items which impacted the most during the last three CAPES evaluations were concentrated on the areas that refer to the quality of theses and dissertations of the students (item 3.3), the quality of publications by the techers (item 4.1) and distribution of these publications within the program faculty (item 4.2). This study also points out that these three items are responsible for more than 40% of the points which were ignored by fifteen post-graduate programs in the last three CAPES evaluations. In light of these facts, it can be concluded, that this methology can be used to identify the negative impact factors on the quality of post graduate programs. 2017-01-30T15:20:22Z 2016-06-13 Dissertação SANTOS, Ana Lúcia Machado dos. Fatores da qualidade dos Programas de Pós-Graduação acadêmicos da UFAM. 2016. 160 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5462 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Diagrama de Pareto
Fatores de impacto
Pós-Graduação
Histograma
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
spellingShingle Diagrama de Pareto
Fatores de impacto
Pós-Graduação
Histograma
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Santos, Ana Lucia Machado dos
Fatores da qualidade dos Programas de Pós-Graduação acadêmicos da UFAM
topic_facet Diagrama de Pareto
Fatores de impacto
Pós-Graduação
Histograma
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
description Investiga os fatores que impactam a qualidade dos programas de pós-graduação da UFAM, utilizando como fonte de dados as avaliações trienais da CAPES e como ferramentas de análise o Diagrama de Pareto e o Histograma. A literatura destaca algumas abordagens sobre a avaliação, no sentido conceitual ou de comparação com outros métodos e ainda, com relação ao fluxo do processo. Este estudo permitiu visualizar, mediante a aplicação de uma metodologia disponível na literatura pesquisada, a situação de cada um dos programas de pósgraduação da Universidade Federal do Amazonas nas três avaliações da CAPES identificando e demonstrando os principais itens que causaram um impacto negativo nesse processo. Destaca uma visão geral da situação dos programas com relação aos itens de impacto, bem como o percentual acumulado dos fatores impactantes a todos os programas. Constata que os itens que mais impactaram nas três últimas avaliações da CAPES estão concentrados naqueles que se referem à qualidade das teses e dissertações dos discentes (item 3.3), na qualidade das publicações dos docentes (item 4.1) e na distribuição dessas publicações entre o corpo docente do programa (item 4.2). Aponta que esses três itens são responsáveis por mais de 40% dos pontos que deixaram de ser atendidos pelos quinze programas de pós-graduação nas três últimas avaliações da CAPES. Diante dessa constatação, conclui-se que a metodologia poderá ser utilizada para identificar os fatores de impacto negativo na qualidade dos programas de pós-graduação.
author_additional Barbalho, Célia Regina Simonetti
author_additionalStr Barbalho, Célia Regina Simonetti
format Dissertação
author Santos, Ana Lucia Machado dos
author2 http://lattes.cnpq.br/8828149327116972
author2Str http://lattes.cnpq.br/8828149327116972
title Fatores da qualidade dos Programas de Pós-Graduação acadêmicos da UFAM
title_short Fatores da qualidade dos Programas de Pós-Graduação acadêmicos da UFAM
title_full Fatores da qualidade dos Programas de Pós-Graduação acadêmicos da UFAM
title_fullStr Fatores da qualidade dos Programas de Pós-Graduação acadêmicos da UFAM
title_full_unstemmed Fatores da qualidade dos Programas de Pós-Graduação acadêmicos da UFAM
title_sort fatores da qualidade dos programas de pós-graduação acadêmicos da ufam
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2017
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5462
_version_ 1831969463828742144
score 11.753735