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Dissertação
Discurso e identidade sociocultural Parintinense
O presente trabalho objetiva compreender a constituição discursiva da(s) identidade(s) sociocultural(is) parintinense(s). A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e posteriormente transcritas, de onde foi formado o corpus. As entrev...
Autor principal: | Martins, Jocifran Ramos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1550512768173188 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5508 |
Resumo: |
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O presente trabalho objetiva compreender a constituição discursiva da(s)
identidade(s) sociocultural(is) parintinense(s). A pesquisa de cunho qualitativo foi
realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e
posteriormente transcritas, de onde foi formado o corpus. As entrevistas foram
realizadas na cidade de Parintins, precisamente no Centro Histórico, com um grupo
de pessoas com idade de 70 a 79 anos. Empreendeu-se uma busca pelas respostas
à questão: quais sentidos, formações discursivas e interdiscursos se fazem
presentes nos relatos dos parintinense sobre sua(s) identidade(s) sociocultural(is)?
A análise procurou conhecer como os processos socioculturais contribuem para
constituição de sentidos acerca da(s) identidade(s) parintinense(s), de quais
formações discursivas e interdiscursos são oriundos, levando-se em conta a
experiência de vida do grupo entrevistado e a história da cidade. Este estudo
pautou-se pela perspectiva da Análise de Discurso de Michel Pêcheux e de Eni
Orlandi, que relaciona na produção de sentidos língua, história e ideologia. A(s)
identidade(s) parintinense(s) são abordada(s) com o apoio das teorias de Tomaz
Tadeu da Silva, Bauman, Kathryn Woodward, Stuart Hall, Cuche e Goffman.
Sentidos já conhecidos e amplamente divulgados acerca da identidade parintinense
foram confirmados. Mas outros, que sugerem resistência aos de uma identidade
única predominam nos discursos dos sujeitos, dando à luz a visão dos habitantes
acerca do que os liga ideologicamente à cidade, à cultura, à história, ou seja, o que,
no momento, consideram que os faz parintinenses. |