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Dissertação
Discurso e identidade sociocultural Parintinense
O presente trabalho objetiva compreender a constituição discursiva da(s) identidade(s) sociocultural(is) parintinense(s). A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e posteriormente transcritas, de onde foi formado o corpus. As entrev...
Autor principal: | Martins, Jocifran Ramos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1550512768173188 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5508 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-55082017-02-15T05:03:45Z Discurso e identidade sociocultural Parintinense Martins, Jocifran Ramos Barros, João Luiz da Costa http://lattes.cnpq.br/1550512768173188 http://lattes.cnpq.br/6129130317451083 Ribeiro, Pérsida da Silva Ribeiro, Odenei de Souza Formação ideológica Formação discursiva Interdiscurso Identidade Sociocultural CIÊNCIAS HUMANAS O presente trabalho objetiva compreender a constituição discursiva da(s) identidade(s) sociocultural(is) parintinense(s). A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e posteriormente transcritas, de onde foi formado o corpus. As entrevistas foram realizadas na cidade de Parintins, precisamente no Centro Histórico, com um grupo de pessoas com idade de 70 a 79 anos. Empreendeu-se uma busca pelas respostas à questão: quais sentidos, formações discursivas e interdiscursos se fazem presentes nos relatos dos parintinense sobre sua(s) identidade(s) sociocultural(is)? A análise procurou conhecer como os processos socioculturais contribuem para constituição de sentidos acerca da(s) identidade(s) parintinense(s), de quais formações discursivas e interdiscursos são oriundos, levando-se em conta a experiência de vida do grupo entrevistado e a história da cidade. Este estudo pautou-se pela perspectiva da Análise de Discurso de Michel Pêcheux e de Eni Orlandi, que relaciona na produção de sentidos língua, história e ideologia. A(s) identidade(s) parintinense(s) são abordada(s) com o apoio das teorias de Tomaz Tadeu da Silva, Bauman, Kathryn Woodward, Stuart Hall, Cuche e Goffman. Sentidos já conhecidos e amplamente divulgados acerca da identidade parintinense foram confirmados. Mas outros, que sugerem resistência aos de uma identidade única predominam nos discursos dos sujeitos, dando à luz a visão dos habitantes acerca do que os liga ideologicamente à cidade, à cultura, à história, ou seja, o que, no momento, consideram que os faz parintinenses. This paper aims to reflect on the discursive constitution of the identity sociocultural of Parintins people. The qualitative research was conducted through semi-structured interviews, audio-recorded and later transcribed, from which was formed the corpus. The interviews were made in the city of Parintins, more precisely in the Historic Center, with a group of people over 70 to 79 years old. It was undertaken a search for answers to the question: which way, discursive formations and interdiscourse are present in the narrative of Parintins people on their identity sociocultural? The analysis sought to know how sociocultural processes contribute to constitution of meanings about Parintins people, from which discursive and interdiscourse formations they are coming, taking into account the life experience of the group interviewed and the city history. The perspective obtained from Discourse Analysis of Michel Pêcheux and Eni Orlandi guided this study, which relates language, history and ideology in the production of meaning. The Parintins identity are addressed with the support of the theories from Tomaz Tadeu da Silva, Bauman, Kathryn Woodward, Stuart Hall, Cush and Goffman. Already known and widely publicized senses about the Parintins people identity were confirmed. However others, that suggest resistance to those of a single identity, predominate in the subjects' discourses, giving birth to the inhabitants' view of what binds them ideologically to the city, to culture, to history, in other words, what in the moment, makes them Parintins people. 2017-02-14T13:53:42Z 2016-12-13 Dissertação MARTINS, Jocifran Ramos. Discurso e identidade sociocultural Parintinense. 2016. 213 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5508 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Formação ideológica Formação discursiva Interdiscurso Identidade Sociocultural CIÊNCIAS HUMANAS |
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O presente trabalho objetiva compreender a constituição discursiva da(s)
identidade(s) sociocultural(is) parintinense(s). A pesquisa de cunho qualitativo foi
realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e
posteriormente transcritas, de onde foi formado o corpus. As entrevistas foram
realizadas na cidade de Parintins, precisamente no Centro Histórico, com um grupo
de pessoas com idade de 70 a 79 anos. Empreendeu-se uma busca pelas respostas
à questão: quais sentidos, formações discursivas e interdiscursos se fazem
presentes nos relatos dos parintinense sobre sua(s) identidade(s) sociocultural(is)?
A análise procurou conhecer como os processos socioculturais contribuem para
constituição de sentidos acerca da(s) identidade(s) parintinense(s), de quais
formações discursivas e interdiscursos são oriundos, levando-se em conta a
experiência de vida do grupo entrevistado e a história da cidade. Este estudo
pautou-se pela perspectiva da Análise de Discurso de Michel Pêcheux e de Eni
Orlandi, que relaciona na produção de sentidos língua, história e ideologia. A(s)
identidade(s) parintinense(s) são abordada(s) com o apoio das teorias de Tomaz
Tadeu da Silva, Bauman, Kathryn Woodward, Stuart Hall, Cuche e Goffman.
Sentidos já conhecidos e amplamente divulgados acerca da identidade parintinense
foram confirmados. Mas outros, que sugerem resistência aos de uma identidade
única predominam nos discursos dos sujeitos, dando à luz a visão dos habitantes
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