Dissertação

Gestão do conhecimento no ambiente de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Amazonas: estudo de caso do CTIC/UFAM

A partir da chamada Era Pós-industrial ou Era do Conhecimento, as organizações passaram a olhar com outros olhos seus bens intangíveis. Isso decorreu da constatação de que mais importante que instalações, equipamentos e tecnologia são as pessoas, os recursos humanos da organização. E essa importânci...

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Autor principal: Carneiro, João Bosco Leão
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0013767146004463
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5536
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-55362017-02-25T05:03:31Z Gestão do conhecimento no ambiente de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Amazonas: estudo de caso do CTIC/UFAM Carneiro, João Bosco Leão Melo, Daniel Reis Armond de http://lattes.cnpq.br/0013767146004463 http://lattes.cnpq.br/0038720677709107 Vilela Júnior, Dalton Chaves Souza Pio, José Luiz de Gestão do Conhecimento Tecnologia da Informação Knowledge Management Information and Communications Technology ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO A partir da chamada Era Pós-industrial ou Era do Conhecimento, as organizações passaram a olhar com outros olhos seus bens intangíveis. Isso decorreu da constatação de que mais importante que instalações, equipamentos e tecnologia são as pessoas, os recursos humanos da organização. E essa importância não decorre só do trabalho que as pessoas realizam, mas, principalmente, do conhecimento que elas carregam consigo. Uma vez que o conhecimento tácito é inerente ao aprendizado e a prática, ele não pode ser externalizado sem que aquele que o possui deseje. Dentro dessa nova realidade, surgiu a Gestão do Conhecimento (do termo em inglês knowledge management - KM), para pôr em prática formas de tornar o conhecimento um objeto de gestão e de utilizá-lo como um meio de diferenciação em relação não só à concorrência, mas para adaptar-se ao cenário cada vez mais dinâmico da atualidade. Em função disso, esta pesquisa, na forma de estudo de caso, traz à discussão a Gestão do Conhecimento no órgão responsável pela Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Em primeiro lugar, realizou-se um levantamento da situação atual do órgão (estrutura, tecnologia e recursos humanos) e a possível relação com a Gestão do Conhecimento; em seguida é traçado um paralelo entre o conhecimento existente e as necessidades; a seguir é apresentada uma ferramenta de TI compatível com uma iniciativa de GC e, finalmente, a partir de informações coletadas nas etapas anteriores é apresentada uma avaliação do potencial de conhecimento existente, assim como sua contribuição às atividades do local da pesquisa. Initially in the so-called Post-Industrial Era or the Age of Knowledge, organizations began to take a different view of their intangible assets. This development stemmed from the realization that more important than facilities, equipment and technology are the people, the organization’s human resources. And their importance comes not only from the work they do, but, above all, from the knowledge they possess. Since tacit knowledge is inherent to learning and to practice, it cannot be displayed without the express desire of those who possess it. Within this new context, Knowledge Management (KM) has emerged to put into practice ways of making knowledge a management object, not only to be used as a measure of competitive difference, but to adapt to today’s increasingly dynamic scenario. In consequence, a case study is presented that discusses KM in the sector responsible for Information and Communications Technology (ICT) within a Federal Institution of Higher Education. Firstly, a survey was done of the sector’s current situation (structure, technology and human resources) and the possible relationship to KM; a parallel is then drawn between existing knowledge and needs, followed by a description of an IT tool compatible with a KM initiative; finally, based on the information collected in the previous steps, an evaluation is presented of the existing knowledge potential as well as its contribution to the research site’s activities. 2017-02-24T11:54:35Z 2016-10-27 Dissertação CARNEIRO, João Bosco Leão. Gestão do conhecimento no ambiente de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Amazonas: estudo de caso do CTIC/UFAM. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5536 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
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