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Dissertação
Estratégias competitivas de produção: um estudo no Programa de Ginástica Laboral de uma instituição sem fins lucrativos
A estratégia de produção tem-se apresentado como um dos principais fatores de competitividade nos negócios. Para tanto, muitas organizações de bens e serviços têm investido na melhoria do desempenho operacional, seja à luz dos requisitos de mercado, seja com base nos recursos disponíveis. Tais es...
Autor principal: | Lima, Fabiana Viegas Brandão |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2080538301574888 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5557 |
Resumo: |
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A estratégia de produção tem-se apresentado como um dos principais fatores de
competitividade nos negócios. Para tanto, muitas organizações de bens e serviços têm
investido na melhoria do desempenho operacional, seja à luz dos requisitos de mercado, seja
com base nos recursos disponíveis. Tais escolas estratégicas tornaram-se as principais
adotadas pelas organizações, como modelo gerencial de produção. Na manufatura, muitos
estudos já foram realizados nesse sentido, no entanto, no segmento de serviços, as pesquisas
precisam de maior aprofundamento, haja vista as características intrínsecas do setor. Nessa
direção, busca-se saber até que ponto o desempenho operacional contribui para a performance
de mercado no segmento de serviço? Para realização do estudo, investigou-se a atuação
operacional e de mercado do programa de ginástica laboral de uma instituição sem fins
lucrativos. Para isso, realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva, por meio de análise
documental e aplicação de questionário a 34 empresas-clientes no Polo Industrial de Manaus.
Obteve-se como resultado, as razões que motivaram a aquisição do serviço, os atributos de
desempenho operacional que foram fatores determinantes para decisão de compra e as que
contribuíram para a opção do SESI, enquanto fornecedor do serviço. Por fim, apontaram-se
oportunidades de melhorias no processo de atendimento em ginástica, via mapeamento do
fluxo de valor, visando fortalecer o atributo prioritário do serviço na visão dos clientes, para a
melhoria do desempenho mercadológico. |