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Dissertação
Representações de estudantes e professore do Ensino Médio em uma escola de Parintins-AM sobre sexualidade : um olhar a partir do PCN - Tema Transversal Orientação Sexual
Esta pesquisa se propôs analisar as representações atribuídas à sexualidade por professores/as e estudante, atuantes na sala de aula de uma escola estadual na cidade de Parintins- AM, refletindo sobre o Parâmetro Curricular Nacional – Transversal: Orientação Sexual. Por entender que a sexualidade...
Autor principal: | Hatta, Mariana da Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6345889647366661 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5563 |
Resumo: |
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Esta pesquisa se propôs analisar as representações atribuídas à sexualidade por professores/as
e estudante, atuantes na sala de aula de uma escola estadual na cidade de Parintins- AM,
refletindo sobre o Parâmetro Curricular Nacional – Transversal: Orientação Sexual. Por
entender que a sexualidade é inerente a condição humana e nos acompanha em todos os
lugares, a escola se apresenta como uma esfera institucional de desenvolvimento que media
saberes científico e de senso comum promovendo transformações sociais e transversalizando
temas como a sexualidade de forma sistematizada, fundamentado pelo conhecimento
científico. Tomou-se como objetivo geral: Analisar representações de estudantes e professores
do ensino médio de uma escola de Parintins-AM sobre sexualidade na escola. Como objetivos
específicos: conhecer quem são os atores sociais envolvidos no contexto escolar; caracterizar
representações de estudantes e professores sobre o processo da visibilidade da sexualidade na
escola alvo; analisar representações da sexualidade no contexto escolar estudado. Adotou-se a
visão de homem proposta por Vygotsky (2007), que trata do desenvolvimento humano a partir
de pressupostos sócio-históricos. Para tanto, o referido estudo está organizado em três (03)
capítulos. No primeiro capítulo, apresentaremos uma fundamentação teórica a respeito dos
temas Sexualidade, Educação e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – Orientação
Sexual, destacando a relação entre os mesmos. No segundo capítulo destacaremos o percurso
metodológico traçado para a realização dessa pesquisa, a qual foi realizada com vinte e seis
(26) estudantes e oito (08) professores, que manifestaram e assentiram a participação na
pesquisa, bem como a autorização de seus pais, nos casos que necessitaram. Todos os
participantes faziam parte do curso de Ensino Médio de uma Escola Estadual na cidade de
Parintins. A pesquisa configura-se quali-quanti com técnicas utilizadas nesse estudo como
levantamento bibliográfico, a observação e seu registro nos diários de campo e questionário.
As perguntas fechadas do questionário foram tabulados no excel, transformadas em gráficos
de setores e analisadas qualitativamente, para visualização de um todo. As perguntas abertas
foram transcritas, com ajustes aos erros de português, sendo utilizadas na discussão dos
dados. Por fim, no terceiro capítulo, pontuamos e descreveremos os resultados da pesquisa, os
quais sinalizam que se faz necessário conhecer as representações produzidas na escola para
promover uma educação com mais qualidade e dignidade, através do fortalecimento dos
valores universais de respeito ao ser humano, combatendo formas de preconceito e
discriminação, possibilitando a formação de indivíduos que possam contribuir para um mundo
melhor através de reflexões críticas sobre as temáticas para além das disciplinas tidas como
obrigatórias. |