Dissertação

Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil na Cidade de Manaus

As Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo são ações políticas educacionais articuladas entre o Estado e a sociedade civil que visam promover a cidadania dessas crianças, diminuindo o processo de exclusão escolar, garantindo o acesso à educação...

ver descrição completa

Autor principal: Vieira, Gisele de Lima
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2034452617897244
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5591
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5591
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-55912024-07-23T05:04:07Z Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil na Cidade de Manaus Vieira, Gisele de Lima Matos, Maria Almerinda de Souza http://lattes.cnpq.br/2034452617897244 http://lattes.cnpq.br/5590755531194676 Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello Santos, João Otacilio Libardoni dos Educação Infantil Transtorno do Espectro do Autismo Políticas Públicas Educacionais Inclusivas Educação Especial CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO: EDUCACAO ESPECIAL As Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo são ações políticas educacionais articuladas entre o Estado e a sociedade civil que visam promover a cidadania dessas crianças, diminuindo o processo de exclusão escolar, garantindo o acesso à educação pública de qualidade em classes regulares de ensino, promovendo a transversalidade da educação especial desde a educação infantil. A pesquisa tem como objetivo analisar as Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil da rede municipal de Manaus estabelecendo pontos e contrapontos com a legislação nacional a fim de averiguar se o direito contido na Lei está sendo cumprido com todas as garantias e serviços que assegura. Para tanto, realiza um resgate histórico sobre: criança, infância, educação infantil e as políticas públicas para a educação infantil; descreve a conceituação, etiologia e características do TEA na primeira infância; analisa as políticas públicas de inclusão educacional para as crianças com TEA na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino em observância às leis nacionais de inclusão educacional; contribui com subsídios teóricos e com atividades para o trabalho pedagógico do professor com a criança com TEA. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e descritiva dos fenômenos estudados, utiliza como fonte de informação a pesquisa documental e bibliográfica e, a análise de conteúdo, para a análise dos dados. Como resultados, mostra que a legislação nacional assegura o direito à educação de qualidade para as crianças com TEA desde a Educação Infantil primeira etapa da educação básica e que através da análise da legislação local, em alguns pontos, existe disparidade entre o que determina a Lei e o serviço educacional que está sendo ofertado para as crianças com TEA, a saber: a falta de profissional de apoio especializado, a necessidade de construção de Instituições de Educação Infantil com vistas ao atendimento do quantitativo de crianças estabelecidos no Plano Municipal de Ensino e a necessidade de formulação de políticas públicas efetivas para o serviço de estimulação essencial/precoce. A pesquisa contribui para o esclarecimento e mobilização da sociedade civil pela inclusão real das crianças com TEA na rede pública de ensino municipal. Las Políticas de Inclusión Educativa para los niños con Trastorno del Espectro Autista son acciones políticas educativas articuladas entre el Estado y la sociedad civil para promover la ciudadanía de estos niños reduciendo proceso de exclusión escolar, lo que garantiza el acceso a la educación pública de calidad en clases regulares de enseñanza destinado a la promoción de la integración de la educación especial de la educación infantil. La investigación tiene como objetivo analizar las políticas públicas educativas para los niños con Trastorno del Espectro Autista en la primera infancia en la red pública de la ciudad de Manaus destacando los puntos y contrapuntos con la legislación nacional con el fin de determinar si lo derecho contenido en la Ley se cumple con todo garantías y servicios que se aseguran. El estudio presenta una histórica acerca de: niño, niñez, la educación de la primera infancia y las políticas públicas para la educación de la primera infancia; En él se describe el concepto, etiología y características de TEA en la primera infancia; análisis de las políticas públicas de inclusión educativa para los niños con TEA en la Red Municipal de Enseñanza de la Educación de los Niños en el cumplimiento de las leyes de educación nacional de inclusión; contribuye con soporte teórico y con actividades para el trabajo pedagógico del profesor con el niño con TEA. La investigación presenta un enfoque cualitativo y descriptivo de los fenómenos estudiados, que se utiliza como fuente de información para el documento y la investigación bibliográfica y análisis de contenido para el análisis de datos. Los resultados muestran que la legislación nacional garantiza el derecho a una educación de calidad para los niños con TEA desde preescolar que es la primera etapa de la educación básica y mediante el análisis de la legislación local en algunos puntos, existe disparidad entre lo que determina la Ley y el servicio educativo que se ofrece a los niños con TEA, a saber: la falta de apoyo profesional experto, la necesidad de la construcción de escuelas de Educación Inicial para satisfacer la cuantitativa de niños establecidos en el plan Municipal de Educación y la necesidad de formular políticas públicas eficaces para el servicio esencial/estimulación temprana. La investigación contribuye a la clarificación y la movilización de la sociedad civil para la inclusión real de los niños con TEA en las escuelas públicas municipales. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2017-03-15T11:39:15Z 2016-12-06 Dissertação VIEIRA, Gisele de Lima. Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil na Cidade de Manaus. 2016. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5591 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação Infantil
Transtorno do Espectro do Autismo
Políticas Públicas Educacionais Inclusivas
Educação Especial
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO: EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Educação Infantil
Transtorno do Espectro do Autismo
Políticas Públicas Educacionais Inclusivas
Educação Especial
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO: EDUCACAO ESPECIAL
Vieira, Gisele de Lima
Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil na Cidade de Manaus
topic_facet Educação Infantil
Transtorno do Espectro do Autismo
Políticas Públicas Educacionais Inclusivas
Educação Especial
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO: EDUCACAO ESPECIAL
description As Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo são ações políticas educacionais articuladas entre o Estado e a sociedade civil que visam promover a cidadania dessas crianças, diminuindo o processo de exclusão escolar, garantindo o acesso à educação pública de qualidade em classes regulares de ensino, promovendo a transversalidade da educação especial desde a educação infantil. A pesquisa tem como objetivo analisar as Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil da rede municipal de Manaus estabelecendo pontos e contrapontos com a legislação nacional a fim de averiguar se o direito contido na Lei está sendo cumprido com todas as garantias e serviços que assegura. Para tanto, realiza um resgate histórico sobre: criança, infância, educação infantil e as políticas públicas para a educação infantil; descreve a conceituação, etiologia e características do TEA na primeira infância; analisa as políticas públicas de inclusão educacional para as crianças com TEA na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino em observância às leis nacionais de inclusão educacional; contribui com subsídios teóricos e com atividades para o trabalho pedagógico do professor com a criança com TEA. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e descritiva dos fenômenos estudados, utiliza como fonte de informação a pesquisa documental e bibliográfica e, a análise de conteúdo, para a análise dos dados. Como resultados, mostra que a legislação nacional assegura o direito à educação de qualidade para as crianças com TEA desde a Educação Infantil primeira etapa da educação básica e que através da análise da legislação local, em alguns pontos, existe disparidade entre o que determina a Lei e o serviço educacional que está sendo ofertado para as crianças com TEA, a saber: a falta de profissional de apoio especializado, a necessidade de construção de Instituições de Educação Infantil com vistas ao atendimento do quantitativo de crianças estabelecidos no Plano Municipal de Ensino e a necessidade de formulação de políticas públicas efetivas para o serviço de estimulação essencial/precoce. A pesquisa contribui para o esclarecimento e mobilização da sociedade civil pela inclusão real das crianças com TEA na rede pública de ensino municipal.
author_additional Matos, Maria Almerinda de Souza
author_additionalStr Matos, Maria Almerinda de Souza
format Dissertação
author Vieira, Gisele de Lima
author2 http://lattes.cnpq.br/2034452617897244
author2Str http://lattes.cnpq.br/2034452617897244
title Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil na Cidade de Manaus
title_short Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil na Cidade de Manaus
title_full Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil na Cidade de Manaus
title_fullStr Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil na Cidade de Manaus
title_full_unstemmed Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil na Cidade de Manaus
title_sort políticas públicas educacionais inclusivas para a criança com transtorno do espectro do autismo na educação infantil na cidade de manaus
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2017
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5591
_version_ 1831969486247297024
score 11.753735