Dissertação

Práticas pedagógicas de Educação Ambiental em escolas municipais de Manaus

As consequências sociais e ambientais da crise ambiental estão cada vez mais evidentes e tem alcançado níveis globais e locais. Seus efeitos são notórios no contexto escolar onde as várias expressões da questão socioambiental tem influenciado diretamente no processo ensino/aprendizagem. São várias a...

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Autor principal: Lemos, Ana Rafaela Gonçalves de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0886768059215074
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5592
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É nesse contexto que surge o protagonismo da Educação Ambiental, considerada, em vários eventos ambientais, nacionais e internacionais, como um instrumento fundamental no enfrentamento da questão socioambiental e no alcance da sustentabilidade. Por isso, entendemos que a Educação Ambiental tem um papel fundamental nas escolas, pois sua efetivação pode reverter as problemáticas socioambientais evidenciadas no contexto escolar e na comunidade em que está inserida. Apesar disso, a abordagem da Educação Ambiental nas escolas ainda tem sido de forma insuficiente. Nesse sentido, é importante traçarmos um quadro sobre a forma como a Educação Ambiental está sendo desenvolvida nas escolas municipais de Manaus, ou seja evidenciar as questões que inviabilizam e as efetivam sua prática para que possamos aperfeiçoar cada vez os caminhos para sua consolidação nas escolas. Assim, essa pesquisa buscou analisar as práticas pedagógicas de Educação Ambiental em duas escolas municipais de Manaus. As abordagens consideraram as informações da pesquisa de campo que utilizou os seguintes instrumentos técnicos de pesquisa: entrevista semiestruturada para os gestores (2), pedagogos (2) e educadores (18) e a aplicação de um questionário para os educandos do 9º ano (60) do Ensino Fundamental. As práticas pedagógicas de Educação Ambiental das duas escolas pesquisadas mostraram-se incipientes, pois as abordadas da complexidade socioambiental e suas implicações no contexto escolar se baseia em uma prática conservadora da Educação Ambiental, ou seja, se baseia em uma concepção “reducionista, biologizante ou fragmentada” da questão socioambiental; compreende a natureza como algo exterior a vida humana (visão cartesiana). Contudo, entendemos que pelo viés da cultura e da sustentabilidade é possível desenvolver uma Educação Ambiental que favoreça nos educandos uma consciência crítica, reflexiva e analítica, levando-os a participar nas soluções dos problemas socioambientais de sua realidade local, desenvolvendo uma dinâmica interativa com todos os atores sociais para se tornarem atuantes no processo de transformação da realidade socioambiental ao mudar a forma de se relacionar com a natureza. The catastrophic effects of the environmental crisis in the environment are increasingly evident in global and local levels. Its consequences are also already visible in the school context where we can see various expressions of social and environmental issue. In this context, the big questions are about the creation of sustainable alternatives that can reverse this reality, and that is when environmental education arises, considered an important tool for sustainability practices. We understand that the school has a key role in achieving social and environmental sustainability, as the practice of environmental education can reverse the problem the environmental problems that arise in the school setting and in the community in which it operates. Nevertheless, the approach to environmental education in schools is still insufficient, especially in understanding the theoretical/methodological concepts that underlie their practice and overshadows the possibilities to use it as social and environmental transformation tool. Therefore, it is important we draw a true picture of how environmental education is being developed in public schools in Manaus, as for example, to highlight the issues that prevent and to actualize their practice, so that we can increasingly improve the ways for its consolidation in schools. In this sense, this research seeks to analyze the pedagogical practices of Environmental Education in implementing the School Environmental Agenda in two public schools in Manaus. The discussions considered the fieldwork information that used the following technical research instruments: semi-structured interviews for managers, educators and teachers, and the application of a questionnaire to the students of the 9th grade of elementary school. The pedagogical practices of Environmental Education of the two schools proved to be incipient, considering the "simplistic" way they are addressed environmental complexity and its implications on society and the school context, which leads to a conservative practice of environmental education. However, we understand that the perspective of culture and sustainability is possible to develop an environmental education that fosters in students a critical awareness, reflective and analytical, causing them to participate in the solution of environmental problems of their local situation. Additionally, developing an interactive dynamic with all social actors to become active in the transformation of socio-environmental reality process to change the way of relating to nature. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2017-03-15T11:49:42Z 2015-12-16 Dissertação LEMOS, Ana Rafaela Gonçalves. Práticas pedagógicas de Educação Ambiental em escolas municipais de Manaus. 2015. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5592 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
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