Dissertação

A virtualidade como ferramenta no processo comunicacional e ecossistêmico do Ensino Superior Presencial no curso de Administração do (CIESA)

No presente trabalho pretende-se abordar a virtualidade como ferramenta comunicacional e ecossistêmica do ensino superior presencial, no Curso de administração do Centro Universitário de Ensino Superior (CIESA). A metodologia é de natureza quali-quantitativa com a utilização de instrumentos de co...

ver descrição completa

Autor principal: Conceição Filho, Antonio Carlos da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1112921602827165
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5607
Resumo:
No presente trabalho pretende-se abordar a virtualidade como ferramenta comunicacional e ecossistêmica do ensino superior presencial, no Curso de administração do Centro Universitário de Ensino Superior (CIESA). A metodologia é de natureza quali-quantitativa com a utilização de instrumentos de coleta como questionários, entrevistas e observação direta, quanto aos procedimentos técnicos se lançará mão da pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando-se como método o estudo de caso. Como objetivos desta pesquisa se abordaram as mudanças que a virtualidade tem proporcionado aos acadêmicos de ensino superior da modalidade presencial em seus processos de aprendizado a partir das questões de âmbito comunicacional e ecossistêmico, além de chamar a atenção para as questões norteadoras neste processo aparentemente novo ao acadêmico. Ao concluirmos este trabalho, demonstramos que a tecnologia tem mudado com o passar dos anos, através das plataformas e interfaces criadas com o intuito de aprimorar o ensino, que interfere diretamente na virtualização de processos das disciplinas, que de certa forma criaram-se paradigmas e questões complexas do ponto de vista cientifico sobre o prisma ecossistêmico, demonstrou-se qual a responsabilidade enquanto instituição, professor e aluno à adaptação dessas mudanças, de forma tal que a comunicação foi observada como objeto de estudo neste ambiente complexo que é o meio educacional de âmbito superior.