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Dissertação
A virtualidade como ferramenta no processo comunicacional e ecossistêmico do Ensino Superior Presencial no curso de Administração do (CIESA)
No presente trabalho pretende-se abordar a virtualidade como ferramenta comunicacional e ecossistêmica do ensino superior presencial, no Curso de administração do Centro Universitário de Ensino Superior (CIESA). A metodologia é de natureza quali-quantitativa com a utilização de instrumentos de co...
Autor principal: | Conceição Filho, Antonio Carlos da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1112921602827165 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5607 |
Resumo: |
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No presente trabalho pretende-se abordar a virtualidade como ferramenta comunicacional e
ecossistêmica do ensino superior presencial, no Curso de administração do Centro
Universitário de Ensino Superior (CIESA). A metodologia é de natureza quali-quantitativa
com a utilização de instrumentos de coleta como questionários, entrevistas e observação
direta, quanto aos procedimentos técnicos se lançará mão da pesquisa bibliográfica e de
campo, utilizando-se como método o estudo de caso. Como objetivos desta pesquisa se
abordaram as mudanças que a virtualidade tem proporcionado aos acadêmicos de ensino
superior da modalidade presencial em seus processos de aprendizado a partir das questões de
âmbito comunicacional e ecossistêmico, além de chamar a atenção para as questões
norteadoras neste processo aparentemente novo ao acadêmico. Ao concluirmos este trabalho,
demonstramos que a tecnologia tem mudado com o passar dos anos, através das plataformas e
interfaces criadas com o intuito de aprimorar o ensino, que interfere diretamente na
virtualização de processos das disciplinas, que de certa forma criaram-se paradigmas e
questões complexas do ponto de vista cientifico sobre o prisma ecossistêmico, demonstrou-se
qual a responsabilidade enquanto instituição, professor e aluno à adaptação dessas mudanças,
de forma tal que a comunicação foi observada como objeto de estudo neste ambiente
complexo que é o meio educacional de âmbito superior. |