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Dissertação
Enlaces e desenlaces identificatórios do Policial Militar em processo de reserva
O trabalho permeia a história de vida dos sujeitos, promovendo sentidos para suas existências. Quando há uma interrupção dessa dinâmica, é possível que o sujeito perceba uma crise, como na aposentadoria. No meio militar, o servidor apresenta uma intensa vinculação à instituição, o que pode dificu...
Autor principal: | Dias, Flávia Campos Lucena |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6306068867833868 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5635 |
Resumo: |
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O trabalho permeia a história de vida dos sujeitos, promovendo sentidos para suas
existências. Quando há uma interrupção dessa dinâmica, é possível que o sujeito
perceba uma crise, como na aposentadoria. No meio militar, o servidor apresenta uma
intensa vinculação à instituição, o que pode dificultar a vivência da Reserva. A pesquisa
teve como objetivo investigar os vínculos e os processos de identificação do policial
militar no momento de sua passagem para a reserva a partir da interpretação
psicanalítica dos discursos. Este estudo propôs-se também a: analisar nos discursos de
policiais militares o vínculo que os mesmos estabelecem com o trabalho e suas
implicações na passagem para a reserva; identificar que mecanismos de defesa os
policiais militares em processo de reserva fazem uso durante esta etapa de transição; e
problematizar os possíveis reflexos que o momento de passagem para a Reserva tem
sobre os processos identificatórios dos sujeitos e suas implicações sobre suas
subjetividades. A pesquisa, de nível descritivo e exploratório, é de abordagem
qualitativa. Utilizou-se da técnica de entrevista semidirigida, do procedimento de
Desenhos-Estória com Tema. Os participantes são policiais militares, que estão a contar
de dois anos para aposentaria. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados
segundo o método da Análise do Discurso (AD), seguindo-se a proposta de Souza (2014).
Quanto ao dispositivo de interpretação, utilizou-se o referencial psicanalítico. O
Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema foi analisado com base nas teorias e
práticas da Psicanálise, das Técnicas Projetivas e da entrevista clínica. Os resultados
demonstraram que os sujeitos percebem a reserva como uma vitória, em virtude dos
riscos cotidianamente enfrentados na profissão e porque esta assinala o cumprimento
de seu juramento. À medida que assimilam isto e se aproximam do cumprimento dos
trinta anos de serviço, esses profissionais vão se desvinculando da instituição e se
abrindo para a possibilidade de exercerem outras funções, assumindo novas
identidades. Entretanto, o processo é permeado por alguns mecanismos defensivos,
com predominância, ao final da etapa de transição, da capacidade sublimatória. |