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Dissertação
De usuário a cidadão: o acesso à informação ambiental em bibliotecas escolares em Manaus
Este trabalho aborda a importância da Biblioteca Escolar na área educacional por tornar acessíveis informações à comunidade escolar. Tarefa relevante, principalmente na sociedade atual que é baseada no uso da informação como fator de desenvolvimento social, que possibilita aos usuários conhecer s...
Autor principal: | Penedo, Yêda Vidéo de Sousa |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7998026995668990 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5768 |
Resumo: |
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Este trabalho aborda a importância da Biblioteca Escolar na área educacional por tornar
acessíveis informações à comunidade escolar. Tarefa relevante, principalmente na sociedade
atual que é baseada no uso da informação como fator de desenvolvimento social, que
possibilita aos usuários conhecer seus direitos e deveres para com a comunidade em que
vivem. Esses fatores apresentam novos desafios à Escola e a Biblioteca, dentre eles a
capacitação da comunidade escolar para acessar, analisar e usar as informações para geração
de novos conhecimentos, embora o conceito de Biblioteca Escolar esteja a passar por
reformulações, para que possa se adequar às novas necessidades educacionais, ainda
prevalece a noção de ser esse tipo de Biblioteca um instrumento de ação pedagógica. A
Biblioteca Escolar é um centro estimulador de cultura, de informação e lazer. Por isso, esse
trabalho de pesquisa descreve as Bibliotecas das Escolas de Ensino Médio: IEA, Colégio
Amazonense Dom Pedro II, Escola Estadual Márcio Nery, Escola Estadual Padre Agostinho
Martin, Escola Estadual Professor Reinaldo Thompson, Escola Estadual Professor Antonio
Maurity, Escola Estadual Sólon de Lucena, Escola Estadual Vicente Telles, Escola Estadual
Marcantonio Vilaça e Escola Estadual Senador João Bosco, localizadas na cidade de Manaus.
Trata-se de um estudo de cunho exploratório, descritivo, que tem por objetivo verificar como
as Bibliotecas Escolares repassam informações ambientais para a comunidade escolar. Na
execução do trabalho, foram realizadas entrevistas e utilizados formulários, sendo as
primeiras realizadas com professores, bibliotecários, funcionários das Bibliotecas e diretores
das Escolas e, os últimos, aplicados junto ao corpo docente. Os dados obtidos foram
classificados e posteriormente analisados. Os resultados destas análises permitiram identificar
que 59% dos professores usam a Biblioteca da Escola raramente, 45% reconhecem o acervo
geral como razoável e 68% afirmam que na área referente à temática ambiental as
necessidades da comunidade escolar não são atendidas. A pesquisa também indica que as
Bibliotecas necessitam de maior divulgação de suas atividades junto a seus usuários, além de
atualização dos acervos bibliográficos, aquisição de periódicos e melhor organização dos
materiais. Também foram identificadas carências de espaço físico nas Bibliotecas estudadas e
de pessoal qualificado para preparação técnica das informações, fatores que dificultam o
acesso à informação por parte de seus usuários. A pesquisa oferece subsídios para a melhoria
dos serviços oferecidos pelas Bibliotecas estudadas, de forma a propiciar atendimento de
melhor qualidade à comunidade escolar. |