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Dissertação
Auriculoterapia no Combate ao Estresse em Professores Universitários: Estudo Piloto
Introdução: A docência no ensino superior é acompanhada de muitos desafios e estressores. É um cenário de diversas exigências, que, somadas às questões de cunho ético e às cobranças com atividades acadêmicas e científicas, como ensino, pesquisa, extensão e gestão, geram insatisfação, descontentam...
Autor principal: | Lopes, Graciana de Sousa |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3756966669980615 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5779 |
Resumo: |
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Introdução: A docência no ensino superior é acompanhada de muitos desafios e
estressores. É um cenário de diversas exigências, que, somadas às questões de
cunho ético e às cobranças com atividades acadêmicas e científicas, como ensino,
pesquisa, extensão e gestão, geram insatisfação, descontentamento e sobrecarga,
podendo contribuir para o desgaste do profissional, trazendo prejuízos para sua
saúde física e mental. Dentre as Práticas Integrativas e Complementares, têm-se
encontrado muitos estudos sobre a auriculoterapia no manejo de níveis de estresse
e problemas de natureza mental e emocional, em diferentes tipos de trabalhadores.
Objetivos: (1) Identificar e avaliar os níveis de estresse entre professores de
enfermagem, antes e após a auriculoterapia com sementes; (2) Avaliar a
aplicabilidade do protocolo, número de sessões e material de estimulação. Método:
Estudo piloto para um ensaio clínico randomizado, com amostra de
dezenoveprofessores de uma Escola de Enfermagem da região Norte do Brasil. Dos
dezenove, treze professores aceitaram participar do estudo e foram avaliados como
grupo controle (lista de espera),por 4 semanas. Destes treze, somente onze
finalizaram o tratamento de 8 sessões deauriculoterapia com sementes de mostarda
preta, duas vezes por semana.A coleta dos dados se deu em 2016, com o
preenchimento de três instrumentos de coleta aplicados aos participantes: Dados
Sociodemográficos, Lista de Sintomas de Stress –LSS–e Prontuários para o
Acompanhamento das Sessões de cada indivíduo.Foram analisadas as variáveis
sociodemográficas e foi traçado um perfil de caracterização dos participantes quanto
às principais variáveis e aos níveis de estresse.Resultados: os resultados
demonstram que mulheres experimentam níveis maiores de estresse do que os
homens; foram encontradoselevados níveisde estresse em professores substitutos
quando comparados aos efetivos. Os profissionais que moram em residências
alugadas apresentam maior nível de estresse que os que moram em casa própria;
os professores que não praticam exercícios tendem a ser mais estressados. Ossintomas dos pacientes, baseado na LSS,que obtiveram redução estatística
significativa no grupo auriculoterapia, de acordo com Análise de Variâncias (ANOVA)
de medidas repetidas foram: ―no fim de um dia de trabalho, estou desgastado‖ (33%
de redução/p=0,047); ―comer demais‖ (14% de redução/p=0,020); ―sinto sobrecarga
de trabalho‖ (35% de redução/p=0,059); ―esqueço-me das coisas‖ (20% de
redução/p=0,020); ―sinto que meu desempenho no trabalho está limitado‖ (41% de
redução/p=0,030) e ―tem dias que, de repente, tenho diarreia‖ (50% de
redução/p=0,035).Não houve diferença estatística antes e apósa auriculoterapiana
análise intergrupos, entre o grupo controle e de intervenção,com p=0,231 (ANOVA
para medidas repetidas). Entretanto, obteve-se 23% de redução para o grupo
auriculoterapiaapós o tratamento. Tal resultado sugereque o protocolo auricular e o
número de sessões foram adequados, mas a principal limitação foi o número
amostral pequeno e a falta de uma metodologia de localização de pontos
auriculares. Desse modo, novos estudos devem ser realizadoscom o mesmo
protocolo, com número amostral significativo para que se confirmem seus efeitos. |