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Dissertação
Auriculoterapia no Combate ao Estresse em Professores Universitários: Estudo Piloto
Introdução: A docência no ensino superior é acompanhada de muitos desafios e estressores. É um cenário de diversas exigências, que, somadas às questões de cunho ético e às cobranças com atividades acadêmicas e científicas, como ensino, pesquisa, extensão e gestão, geram insatisfação, descontentam...
Autor principal: | Lopes, Graciana de Sousa |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3756966669980615 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5779 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-57792017-08-18T05:04:29Z Auriculoterapia no Combate ao Estresse em Professores Universitários: Estudo Piloto Lopes, Graciana de Sousa Becker, Sandra Greice http://lattes.cnpq.br/3756966669980615 http://lattes.cnpq.br/3196609603462399 Auriculoterapia Professor Universitário Esgotamento Profissional CIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEM Introdução: A docência no ensino superior é acompanhada de muitos desafios e estressores. É um cenário de diversas exigências, que, somadas às questões de cunho ético e às cobranças com atividades acadêmicas e científicas, como ensino, pesquisa, extensão e gestão, geram insatisfação, descontentamento e sobrecarga, podendo contribuir para o desgaste do profissional, trazendo prejuízos para sua saúde física e mental. Dentre as Práticas Integrativas e Complementares, têm-se encontrado muitos estudos sobre a auriculoterapia no manejo de níveis de estresse e problemas de natureza mental e emocional, em diferentes tipos de trabalhadores. Objetivos: (1) Identificar e avaliar os níveis de estresse entre professores de enfermagem, antes e após a auriculoterapia com sementes; (2) Avaliar a aplicabilidade do protocolo, número de sessões e material de estimulação. Método: Estudo piloto para um ensaio clínico randomizado, com amostra de dezenoveprofessores de uma Escola de Enfermagem da região Norte do Brasil. Dos dezenove, treze professores aceitaram participar do estudo e foram avaliados como grupo controle (lista de espera),por 4 semanas. Destes treze, somente onze finalizaram o tratamento de 8 sessões deauriculoterapia com sementes de mostarda preta, duas vezes por semana.A coleta dos dados se deu em 2016, com o preenchimento de três instrumentos de coleta aplicados aos participantes: Dados Sociodemográficos, Lista de Sintomas de Stress –LSS–e Prontuários para o Acompanhamento das Sessões de cada indivíduo.Foram analisadas as variáveis sociodemográficas e foi traçado um perfil de caracterização dos participantes quanto às principais variáveis e aos níveis de estresse.Resultados: os resultados demonstram que mulheres experimentam níveis maiores de estresse do que os homens; foram encontradoselevados níveisde estresse em professores substitutos quando comparados aos efetivos. Os profissionais que moram em residências alugadas apresentam maior nível de estresse que os que moram em casa própria; os professores que não praticam exercícios tendem a ser mais estressados. Ossintomas dos pacientes, baseado na LSS,que obtiveram redução estatística significativa no grupo auriculoterapia, de acordo com Análise de Variâncias (ANOVA) de medidas repetidas foram: ―no fim de um dia de trabalho, estou desgastado‖ (33% de redução/p=0,047); ―comer demais‖ (14% de redução/p=0,020); ―sinto sobrecarga de trabalho‖ (35% de redução/p=0,059); ―esqueço-me das coisas‖ (20% de redução/p=0,020); ―sinto que meu desempenho no trabalho está limitado‖ (41% de redução/p=0,030) e ―tem dias que, de repente, tenho diarreia‖ (50% de redução/p=0,035).Não houve diferença estatística antes e apósa auriculoterapiana análise intergrupos, entre o grupo controle e de intervenção,com p=0,231 (ANOVA para medidas repetidas). Entretanto, obteve-se 23% de redução para o grupo auriculoterapiaapós o tratamento. Tal resultado sugereque o protocolo auricular e o número de sessões foram adequados, mas a principal limitação foi o número amostral pequeno e a falta de uma metodologia de localização de pontos auriculares. Desse modo, novos estudos devem ser realizadoscom o mesmo protocolo, com número amostral significativo para que se confirmem seus efeitos. Introduction: The career of a professor can be stressful as well as challenging. It can lead to dissatisfaction due to the high level of mental and emotional demand, causing the decline of the individual both physically and mentally. Among the Integrative and Complementary Practices, Auriculotherapy is one of the techniques that can lessen stress levels and ease emotional and mental disorder from different natures. Objectives: (1) Identify and assess stress levels among nursing professor before and after auriculotherapy with seeds; (2) evaluate the applicability of the protocol, the number of sessions and the stimulant material. Method: A pilot study was conducted for a future randomized controlled trial with a sample of nineteen nursing professors of northern Brazil. Thirteen of them agreed to participate in the study and were evaluated as a control group (waiting list) for four weeks, although only eleven completed the eight sessions treatment with black mustard seeds, twice a week. Data collection took place in 2016 and three sampling instruments were applied to the participants: Socio-Demographic Data, Stress Symptoms List - SSL - and patient’s report of each session. Socio-demographic variables were analyzed and a characterization of the participants’ profile was mapped as well as the main variables and stress levels. Results: The results show that women experience higher stress levels than men; substitute professors score higher levels of stress when compared to regular ones. Those who live in rented homes tend to be more stressed than those who live in their own home; as well as those who do not practice exercises. The LSS symptoms that suffered significant statistical reduction, in the auricular group, according to the analysis of variance (ANOVA), for repeated measures, were: "At the end of a work day, I'm worn out (a)," (33% reduction/p=0,047); ―overeating‖ (14% reduction / p = 0.020); ―I feel work overload‖ (35% reduction / p = 0.059); ―I forget things‖ (20% reduction / p = 0.020);‖ I feel that my job performance is limited‖ (41% reduction / p = 0.030) and ―there are days that suddenly I have diarrhea‖ (50% reduction / p = 0.035). However, there was a 23% reduction for the Auriculotherapy group after the treatment. This result suggests that the auriculotherapy protocol and the number of sessions were adequate. The main limitation was the sample size (few participants) and lack of a precise location method for auricular points. Conclusion: There was no statistical difference in the intergroup analysis and the treatment was effective in only one of the symptoms. Further studies should be conducted with the same protocol and significant sample size in order to confirm the findings. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2017-08-17T15:20:23Z 2016-11-25 Dissertação LOPES, Graciana de Sousa. Auriculoterapia no Combate ao Estresse em Professores Universitários: Estudo Piloto. 2016. 77 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5779 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará Faculdade de Enfermagem Brasil UFAM - UEPA Programa de Pós-graduação em Enfermagem |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Auriculoterapia Professor Universitário Esgotamento Profissional CIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEM |
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Introdução: A docência no ensino superior é acompanhada de muitos desafios e
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pesquisa, extensão e gestão, geram insatisfação, descontentamento e sobrecarga,
podendo contribuir para o desgaste do profissional, trazendo prejuízos para sua
saúde física e mental. Dentre as Práticas Integrativas e Complementares, têm-se
encontrado muitos estudos sobre a auriculoterapia no manejo de níveis de estresse
e problemas de natureza mental e emocional, em diferentes tipos de trabalhadores.
Objetivos: (1) Identificar e avaliar os níveis de estresse entre professores de
enfermagem, antes e após a auriculoterapia com sementes; (2) Avaliar a
aplicabilidade do protocolo, número de sessões e material de estimulação. Método:
Estudo piloto para um ensaio clínico randomizado, com amostra de
dezenoveprofessores de uma Escola de Enfermagem da região Norte do Brasil. Dos
dezenove, treze professores aceitaram participar do estudo e foram avaliados como
grupo controle (lista de espera),por 4 semanas. Destes treze, somente onze
finalizaram o tratamento de 8 sessões deauriculoterapia com sementes de mostarda
preta, duas vezes por semana.A coleta dos dados se deu em 2016, com o
preenchimento de três instrumentos de coleta aplicados aos participantes: Dados
Sociodemográficos, Lista de Sintomas de Stress –LSS–e Prontuários para o
Acompanhamento das Sessões de cada indivíduo.Foram analisadas as variáveis
sociodemográficas e foi traçado um perfil de caracterização dos participantes quanto
às principais variáveis e aos níveis de estresse.Resultados: os resultados
demonstram que mulheres experimentam níveis maiores de estresse do que os
homens; foram encontradoselevados níveisde estresse em professores substitutos
quando comparados aos efetivos. Os profissionais que moram em residências
alugadas apresentam maior nível de estresse que os que moram em casa própria;
os professores que não praticam exercícios tendem a ser mais estressados. Ossintomas dos pacientes, baseado na LSS,que obtiveram redução estatística
significativa no grupo auriculoterapia, de acordo com Análise de Variâncias (ANOVA)
de medidas repetidas foram: ―no fim de um dia de trabalho, estou desgastado‖ (33%
de redução/p=0,047); ―comer demais‖ (14% de redução/p=0,020); ―sinto sobrecarga
de trabalho‖ (35% de redução/p=0,059); ―esqueço-me das coisas‖ (20% de
redução/p=0,020); ―sinto que meu desempenho no trabalho está limitado‖ (41% de
redução/p=0,030) e ―tem dias que, de repente, tenho diarreia‖ (50% de
redução/p=0,035).Não houve diferença estatística antes e apósa auriculoterapiana
análise intergrupos, entre o grupo controle e de intervenção,com p=0,231 (ANOVA
para medidas repetidas). Entretanto, obteve-se 23% de redução para o grupo
auriculoterapiaapós o tratamento. Tal resultado sugereque o protocolo auricular e o
número de sessões foram adequados, mas a principal limitação foi o número
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