Dissertação

Variáveis que concorrem para a evasão em uma instituição de ensino superior privada em Manaus

A evasão no ensino superior é um problema que atinge não somente instituições brasileiras, mas de todo o mundo. Diversos estudos e pesquisas realizados anualmente detectam que os fatores externos relacionados à evasão são os mesmos e que, às vezes, não são de controle das Instituicoes de Ensino Supe...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Terezinha Lima
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8261833032325866
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5801
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5801
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-58012017-08-23T05:04:20Z Variáveis que concorrem para a evasão em uma instituição de ensino superior privada em Manaus Oliveira, Terezinha Lima Oliveira, Fabiana Lucena http://lattes.cnpq.br/8261833032325866 http://lattes.cnpq.br/5807021859719431 Evasão no Ensino Superior Questionário socieconomico Sustentabilidade ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO A evasão no ensino superior é um problema que atinge não somente instituições brasileiras, mas de todo o mundo. Diversos estudos e pesquisas realizados anualmente detectam que os fatores externos relacionados à evasão são os mesmos e que, às vezes, não são de controle das Instituicoes de Ensino Superior (IES), sejam elas públicas ou privadas. Quando internos, os problemas ganham especificidades de acordo com o sistema de gestão de cada instituição. A presente investigação centrou-se em investigar os determinantes do nível socioeconômico do perfil do aluno de uma IES privada no Amazonas e sua correlação com a intenção de evasão. Optou-se pela pesquisa descritiva, fundamentada em dados secundários, além da utilização de dados primários oriundos do setor pesquisado por meio de entrevistas não estruturadas e um questionário do tipo sourvey elaborado e aplicado aos sujeitos da pesquisa. Os resultados das pesquisas apontaram além dos fatores determinantes já encontrados nas literaturas, outros determinantes que merecem ser investigados com maior profundidade, dado as especificidades do curso, cultura e comportamento dos sujeitos. A conclusão do estudo evidencia a importância da aplicação de um instrumento que caracterize o aluno para que posteriormente, somada a outros instrumentos de coleta de dados e informações possa evidenciar as causas da evasão. O estudo torna-se fundamental para o desenvolvimento de estratégias e definições de práticas assertivas na busca da eficiência organizacional. O resultado desta eficiência resultará numa melhor gestão da IES e consequentemente, garantirá não só a sua sustentabilidade, mas principalmente, atenderá as demandas do aluno e da sociedade como um todo. An evasion in higher education is a problem that is not only Brazilian, but of the whole world. Several Studies and Research Annually Detected that the risk factors related to evasion are the same and that, sometimes, are not of control of the Institutions of Higher Education (HEI), they are public or private. When internal, the problems gain specifications according to the management system of each institution. The present research focused on investigating the determinants of the socioeconomic level of the student profile of a private HEI in Amazonas and its correlation with an intention to avoidance. We chose a descriptive research, based on secondary data, besides the application of primary data from the researched sector through unstructured interviews and a questionnaire of the kind elaborated and applied to the subjects of the research. The research results point beyond the determinants found in the categories, other determinants that deserve to be investigated in greater depth, given as specificities of the course, culture and behavior of the subjects. The conclusion of the study highlights the importance of applying an instrument that characterizes the student for what later, some instruments of data collection and information can evidence as causes of avoidance. The study becomes fundamental for the development of strategies and the definitions of assertive practices in the search of organizational efficiency. The result of the evaluation is the result of a better management of the HEI and, consequently, will guarantee not only its sustainability, but mainly, meet the demands of students and society as a whole. 2017-08-22T18:50:28Z 2017-03-20 Dissertação OLIVEIRA, Terezinha Lima. Variáveis que concorrem para a evasão em uma instituição de ensino superior privada em Manaus. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5801 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Evasão no Ensino Superior
Questionário socieconomico
Sustentabilidade
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
spellingShingle Evasão no Ensino Superior
Questionário socieconomico
Sustentabilidade
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Oliveira, Terezinha Lima
Variáveis que concorrem para a evasão em uma instituição de ensino superior privada em Manaus
topic_facet Evasão no Ensino Superior
Questionário socieconomico
Sustentabilidade
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
description A evasão no ensino superior é um problema que atinge não somente instituições brasileiras, mas de todo o mundo. Diversos estudos e pesquisas realizados anualmente detectam que os fatores externos relacionados à evasão são os mesmos e que, às vezes, não são de controle das Instituicoes de Ensino Superior (IES), sejam elas públicas ou privadas. Quando internos, os problemas ganham especificidades de acordo com o sistema de gestão de cada instituição. A presente investigação centrou-se em investigar os determinantes do nível socioeconômico do perfil do aluno de uma IES privada no Amazonas e sua correlação com a intenção de evasão. Optou-se pela pesquisa descritiva, fundamentada em dados secundários, além da utilização de dados primários oriundos do setor pesquisado por meio de entrevistas não estruturadas e um questionário do tipo sourvey elaborado e aplicado aos sujeitos da pesquisa. Os resultados das pesquisas apontaram além dos fatores determinantes já encontrados nas literaturas, outros determinantes que merecem ser investigados com maior profundidade, dado as especificidades do curso, cultura e comportamento dos sujeitos. A conclusão do estudo evidencia a importância da aplicação de um instrumento que caracterize o aluno para que posteriormente, somada a outros instrumentos de coleta de dados e informações possa evidenciar as causas da evasão. O estudo torna-se fundamental para o desenvolvimento de estratégias e definições de práticas assertivas na busca da eficiência organizacional. O resultado desta eficiência resultará numa melhor gestão da IES e consequentemente, garantirá não só a sua sustentabilidade, mas principalmente, atenderá as demandas do aluno e da sociedade como um todo.
author_additional Oliveira, Fabiana Lucena
author_additionalStr Oliveira, Fabiana Lucena
format Dissertação
author Oliveira, Terezinha Lima
author2 http://lattes.cnpq.br/8261833032325866
author2Str http://lattes.cnpq.br/8261833032325866
title Variáveis que concorrem para a evasão em uma instituição de ensino superior privada em Manaus
title_short Variáveis que concorrem para a evasão em uma instituição de ensino superior privada em Manaus
title_full Variáveis que concorrem para a evasão em uma instituição de ensino superior privada em Manaus
title_fullStr Variáveis que concorrem para a evasão em uma instituição de ensino superior privada em Manaus
title_full_unstemmed Variáveis que concorrem para a evasão em uma instituição de ensino superior privada em Manaus
title_sort variáveis que concorrem para a evasão em uma instituição de ensino superior privada em manaus
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2017
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5801
_version_ 1831969520769564672
score 11.753735