Dissertação

Desenho: a construção do conhecimento na criança e a prática pedagógica do Arte-Educador

A educação atual encontra-se num crescente processo de desenvolvimento de pesquisas e estudos universitários no campo do ensino e aprendizagem de Artes. Em decorrência, propõe-se este estudo no intuito de demonstrar que o desenho pode interferir de maneira decisiva na construção do conhecimento na c...

ver descrição completa

Autor principal: Carvalho, Denize Piccolotto
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8127068615637198
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5839
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5839
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-58392017-08-25T05:04:29Z Desenho: a construção do conhecimento na criança e a prática pedagógica do Arte-Educador Carvalho, Denize Piccolotto Garrett, Mirian Trindade http://lattes.cnpq.br/8127068615637198 http://lattes.cnpq.br/0792355490631253 Arte-Educador Artes - Ensino Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO A educação atual encontra-se num crescente processo de desenvolvimento de pesquisas e estudos universitários no campo do ensino e aprendizagem de Artes. Em decorrência, propõe-se este estudo no intuito de demonstrar que o desenho pode interferir de maneira decisiva na construção do conhecimento na criança e que o Arte-educador é imprescindível para propiciar esta aprendizagem por meio da instrução. Para tanto baseia-se em pressupostos filosóficos e psicopedagógicos que discutem intensivamente a aquisição do conhecimento e o desenvolvimento intelectual da criança. O estudo limita-se em discutir apenas o desenho, pois mostra desde os primórdios sua estreita relação com o homem sendo, sem dúvida. um dos elementos básicos da sua formação e também por não ser possível abranger, em um só estudo, este universo grandioso que é a Arte. Este estudo demonstra que a criança em contato continuado com o desenho, no decorrer de sua aprendizagem, tem mais facilidade em se expressar, comunicar e portanto em aprender, sendo este processo melhor desenvolvido com o auxilio do Arte-educador. Modern education is in an increasing process of development, research and university studies in the field of teaching and learning of Arts. As a consequence we propose this study with the purpose of demonstrating that drawing can in a very decisive way interfere in the construction of the child's knowledge and that the Art-Educator is necessary to provide such a learning through instruction. In doing so, we have based our proposal on philosophical and psychopedagogical assumptions which intensively discuss child acquisition of knowledge and its intellectual development. We have limited our study to the analysis of drawing and its strict relationship with man since the beginning of his evolution, since drawing is, no doubt, one of the basic elements for this development. This study demonstrates that the child in close contact with drawing throughout its learning-process, has facility in expresing itself in communicating and, therefore, in learning. This process is best developed with the help of an Art-educator. 2017-08-24T14:56:00Z 1997-09-10 Dissertação CARVALHO, Denize Piccolotto. Desenho: a construção do conhecimento na criança e a prática pedagógica do Arte-Educador. 1997. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 1997. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5839 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Arte-Educador
Artes - Ensino Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
spellingShingle Arte-Educador
Artes - Ensino Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Carvalho, Denize Piccolotto
Desenho: a construção do conhecimento na criança e a prática pedagógica do Arte-Educador
topic_facet Arte-Educador
Artes - Ensino Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
description A educação atual encontra-se num crescente processo de desenvolvimento de pesquisas e estudos universitários no campo do ensino e aprendizagem de Artes. Em decorrência, propõe-se este estudo no intuito de demonstrar que o desenho pode interferir de maneira decisiva na construção do conhecimento na criança e que o Arte-educador é imprescindível para propiciar esta aprendizagem por meio da instrução. Para tanto baseia-se em pressupostos filosóficos e psicopedagógicos que discutem intensivamente a aquisição do conhecimento e o desenvolvimento intelectual da criança. O estudo limita-se em discutir apenas o desenho, pois mostra desde os primórdios sua estreita relação com o homem sendo, sem dúvida. um dos elementos básicos da sua formação e também por não ser possível abranger, em um só estudo, este universo grandioso que é a Arte. Este estudo demonstra que a criança em contato continuado com o desenho, no decorrer de sua aprendizagem, tem mais facilidade em se expressar, comunicar e portanto em aprender, sendo este processo melhor desenvolvido com o auxilio do Arte-educador.
author_additional Garrett, Mirian Trindade
author_additionalStr Garrett, Mirian Trindade
format Dissertação
author Carvalho, Denize Piccolotto
author2 http://lattes.cnpq.br/8127068615637198
author2Str http://lattes.cnpq.br/8127068615637198
title Desenho: a construção do conhecimento na criança e a prática pedagógica do Arte-Educador
title_short Desenho: a construção do conhecimento na criança e a prática pedagógica do Arte-Educador
title_full Desenho: a construção do conhecimento na criança e a prática pedagógica do Arte-Educador
title_fullStr Desenho: a construção do conhecimento na criança e a prática pedagógica do Arte-Educador
title_full_unstemmed Desenho: a construção do conhecimento na criança e a prática pedagógica do Arte-Educador
title_sort desenho: a construção do conhecimento na criança e a prática pedagógica do arte-educador
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2017
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5839
_version_ 1831969526957211648
score 11.753735