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Dissertação
Uma plataforma de suporte ao docente no contexto da Educação Digital
Vivemos em uma sociedade tecnológica, por isso, é preciso propor novas metodologias de ensino que integrem os recursos tecnológicos atuais. Porém, apenas criar novos modelos não garante a melhoria da qualidade da educação, desse modo, é necessário que tais modelos identifiquem as demandas do estu...
Autor principal: | Leitão, Gabriel de Souza |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8339489474989458 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5889 |
Resumo: |
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Vivemos em uma sociedade tecnológica, por isso, é preciso propor novas metodologias de ensino
que integrem os recursos tecnológicos atuais. Porém, apenas criar novos modelos não garante a
melhoria da qualidade da educação, desse modo, é necessário que tais modelos identifiquem as
demandas do estudante e o ajudem a engajar-se no processo de aprendizagem. Nesse contexto,
este trabalho disserta sobre a resolução de um problema que pode ser expresso através da seguinte
pergunta: é possível a construção de um ambiente de sala de aula para ensino presencial
suportado por tecnologia, que minimize a dificuldade dos professores em inserir recursos
computacionais como parte integrante da metodologia de ensino e que, adicionalmente, proveja
análises e inferências para a melhoria do processo ensino-aprendizagem?
Como resultado inicial da revisão da literatura, constatou-se que Computação Ubíqua e Inteligência
de Ambientes (do inglês, Ambient Intelligence) são muito utilizadas para criação de salas de aula
inteligentes no contexto de educação presencial. Entretanto, poucos destes trabalhos implementam
metodologias que adaptem o conteúdo pedagógico, incluindo exercícios avaliativos, em função
da dificuldade de entendimento do estudante. Assim, a proposta desta dissertação consiste em
apresentar uma plataforma de apoio ao docente que, após uma aula presencial, forneça informações
sobre interação com o conteúdo didático e desempenho de uma turma, além da inserção de ajuda
sob demanda, principalmente na avaliação, através de questionários de múltipla escolha, visando
atender aos diversos níveis de dificuldade dos estudantes.
Com esse objetivo, foi projetada uma plataforma composta de quatro partes: (i) Compositor:
componente responsável pela geração de material didático; (ii) Player: executa a aula com relativa
independência do ambiente de execução; (iii) Servidor: cria e gerencia a sala de aula virtual,
trocando mensagens com todos os dispositivos do ambiente de aprendizagem; e (iv) Métricas:
componente responsável pela geração de diversas métricas de suporte ao professor. As métricas
fornecem informações sobre a interação do estudante com o material didático e, principalmente,
sobre o seu desempenho em questionários avaliativos.
A plataforma foi aplicada em aulas reais com estudantes de ensino técnico e os resultados
experimentais indicam que a plataforma não apenas colaborou na melhoria do desempenho dos
estudantes, como também facilitou o trabalho do professor, tanto na preparação das aulas quanto
na condução das mesmas, além de ter gerado métricas importantes para a avaliação do
aprendizado. |