Dissertação

Uma plataforma de suporte ao docente no contexto da Educação Digital

Vivemos em uma sociedade tecnológica, por isso, é preciso propor novas metodologias de ensino que integrem os recursos tecnológicos atuais. Porém, apenas criar novos modelos não garante a melhoria da qualidade da educação, desse modo, é necessário que tais modelos identifiquem as demandas do estu...

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Autor principal: Leitão, Gabriel de Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8339489474989458
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5889
Resumo:
Vivemos em uma sociedade tecnológica, por isso, é preciso propor novas metodologias de ensino que integrem os recursos tecnológicos atuais. Porém, apenas criar novos modelos não garante a melhoria da qualidade da educação, desse modo, é necessário que tais modelos identifiquem as demandas do estudante e o ajudem a engajar-se no processo de aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho disserta sobre a resolução de um problema que pode ser expresso através da seguinte pergunta: é possível a construção de um ambiente de sala de aula para ensino presencial suportado por tecnologia, que minimize a dificuldade dos professores em inserir recursos computacionais como parte integrante da metodologia de ensino e que, adicionalmente, proveja análises e inferências para a melhoria do processo ensino-aprendizagem? Como resultado inicial da revisão da literatura, constatou-se que Computação Ubíqua e Inteligência de Ambientes (do inglês, Ambient Intelligence) são muito utilizadas para criação de salas de aula inteligentes no contexto de educação presencial. Entretanto, poucos destes trabalhos implementam metodologias que adaptem o conteúdo pedagógico, incluindo exercícios avaliativos, em função da dificuldade de entendimento do estudante. Assim, a proposta desta dissertação consiste em apresentar uma plataforma de apoio ao docente que, após uma aula presencial, forneça informações sobre interação com o conteúdo didático e desempenho de uma turma, além da inserção de ajuda sob demanda, principalmente na avaliação, através de questionários de múltipla escolha, visando atender aos diversos níveis de dificuldade dos estudantes. Com esse objetivo, foi projetada uma plataforma composta de quatro partes: (i) Compositor: componente responsável pela geração de material didático; (ii) Player: executa a aula com relativa independência do ambiente de execução; (iii) Servidor: cria e gerencia a sala de aula virtual, trocando mensagens com todos os dispositivos do ambiente de aprendizagem; e (iv) Métricas: componente responsável pela geração de diversas métricas de suporte ao professor. As métricas fornecem informações sobre a interação do estudante com o material didático e, principalmente, sobre o seu desempenho em questionários avaliativos. A plataforma foi aplicada em aulas reais com estudantes de ensino técnico e os resultados experimentais indicam que a plataforma não apenas colaborou na melhoria do desempenho dos estudantes, como também facilitou o trabalho do professor, tanto na preparação das aulas quanto na condução das mesmas, além de ter gerado métricas importantes para a avaliação do aprendizado.