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Dissertação
Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos
Explicar como um indivíduo é capaz de aprender algo novo, mesmo quando o assunto é desconhecido para essa pessoa, tem sido objeto de estudo de vários cientistas ao longo dos tempos. Este trabalho objetivou estudar como o desenvolvimento de modelos mentais pode contribuir na superação de obstácul...
Autor principal: | Marques, Dayan de Araújo |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7181855331880899 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6151 |
Resumo: |
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Explicar como um indivíduo é capaz de aprender algo novo, mesmo quando o
assunto é desconhecido para essa pessoa, tem sido objeto de estudo de vários
cientistas ao longo dos tempos. Este trabalho objetivou estudar como o
desenvolvimento de modelos mentais pode contribuir na superação de
obstáculos epistemológicos relacionados à aprendizagem de conceitos de
ligações químicas por licenciandos em Química. A metodologia da pesquisa
adotada teve como aporte teórico a abordagem qualitativa etnográfica. Os
sujeitos da pesquisa foram alunos dos Cursos de Licenciatura em Química da
Universidade Federal do Amazonas. Investigaram-se, inicialmente, os Modelos
Mentais e os obstáculos epistemológicos que os alunos trazem da educação
básica. A análise desses dados propiciou o planejamento de uma intervenção
didática, a qual ocorreu na forma de um minicurso. Foram implementadas
diferentes estratégias didáticas e, sobretudo, atividades experimentais
demonstrativas-investigativas, recursos computacionais pautados na teoria dos
modelos mentais. Os dados obtidos no minicurso foram organizados à luz da
Análise de Conteúdo, tomando como referenciais teóricos de análise a Teoria
dos Modelos Mentais e a Teoria Bachelardiana de Obstáculos Epistemológicos.
Constatou-se que utilizando estratégias didáticas diversificadas orientadas pela
Teoria dos Modelos Mentais foi possível a superação de obstáculos
epistemológicos referentes ao conteúdo de ligações químicas. Com este estudo,
espera-se subsidiar atividades para prática docente de qualidade, apresentando
compreensões sobre as possíveis correlações existentes entre o
desenvolvimento dos modelos mentais acerca de um conceito químico e os
obstáculos epistemológicos à aprendizagem desse conceito e, ainda, contribuir
para aprendizagem dos conceitos de ligações químicas, vivência de situações
de aprendizagens inovadoras e reflexão acerca do processo de aprendizagem
de licenciandos em Química. |