/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos
Explicar como um indivíduo é capaz de aprender algo novo, mesmo quando o assunto é desconhecido para essa pessoa, tem sido objeto de estudo de vários cientistas ao longo dos tempos. Este trabalho objetivou estudar como o desenvolvimento de modelos mentais pode contribuir na superação de obstácul...
Autor principal: | Marques, Dayan de Araújo |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7181855331880899 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6151 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6151 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-61512018-02-09T05:03:52Z Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos Marques, Dayan de Araújo Farias, Sidilene Aquino de http://lattes.cnpq.br/7181855331880899 http://lattes.cnpq.br/6974383103784984 Ferreira, Luiz Henrique Souza, Renato Henriques de Obstáculos epistemológicos Modelos mentais Ligações químicas Licenciatura em Química CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA Explicar como um indivíduo é capaz de aprender algo novo, mesmo quando o assunto é desconhecido para essa pessoa, tem sido objeto de estudo de vários cientistas ao longo dos tempos. Este trabalho objetivou estudar como o desenvolvimento de modelos mentais pode contribuir na superação de obstáculos epistemológicos relacionados à aprendizagem de conceitos de ligações químicas por licenciandos em Química. A metodologia da pesquisa adotada teve como aporte teórico a abordagem qualitativa etnográfica. Os sujeitos da pesquisa foram alunos dos Cursos de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amazonas. Investigaram-se, inicialmente, os Modelos Mentais e os obstáculos epistemológicos que os alunos trazem da educação básica. A análise desses dados propiciou o planejamento de uma intervenção didática, a qual ocorreu na forma de um minicurso. Foram implementadas diferentes estratégias didáticas e, sobretudo, atividades experimentais demonstrativas-investigativas, recursos computacionais pautados na teoria dos modelos mentais. Os dados obtidos no minicurso foram organizados à luz da Análise de Conteúdo, tomando como referenciais teóricos de análise a Teoria dos Modelos Mentais e a Teoria Bachelardiana de Obstáculos Epistemológicos. Constatou-se que utilizando estratégias didáticas diversificadas orientadas pela Teoria dos Modelos Mentais foi possível a superação de obstáculos epistemológicos referentes ao conteúdo de ligações químicas. Com este estudo, espera-se subsidiar atividades para prática docente de qualidade, apresentando compreensões sobre as possíveis correlações existentes entre o desenvolvimento dos modelos mentais acerca de um conceito químico e os obstáculos epistemológicos à aprendizagem desse conceito e, ainda, contribuir para aprendizagem dos conceitos de ligações químicas, vivência de situações de aprendizagens inovadoras e reflexão acerca do processo de aprendizagem de licenciandos em Química. Explaining how an individual is able to learn something new, even when the subject is unknown to that person, It has been the subject of study of many scientists over the years. This study aimed to analyze how the development of mental models can help in overcoming epistemological obstacles related to the learning of chemical bonding concepts in chemistry undergraduates. The adopted research methodology had as theoretical support the ethnographic qualitative approach. The subjects were students of Degree Courses in Chemistry from the Federal University of Amazonas (Universidade Federal do Amazonas). We initially investigated the mental models and the epistemological obstacles that students bring from basic education. The analysis these data led to the planning of a didactic intervention, which came in the form of a short course. Different teaching strategies have been implemented, including demonstrativeexperimental investigative, activities and computing resources, all guided by the theory of mental models. Data from the short course was organized in light of the content analysis, taking as theoretical reference of analysis the Theory of Mental Models and Bachelard Theory of Epistemological Obstacles. We found that using diverse teaching strategies guided by the theory of mental models was possible to overcome epistemological obstacles for the content of chemical bonds. This study is expected to subsidize the activities for teaching practice quality, with insights into the possible correlations between the development of mental models about a chemical concept and the epistemological obstacles to learning this concept. Also, to contribute to the learning of chemical bonding concepts, in living situations of innovative learning, and in the reflection on the learning process of the chemistry undergraduate. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2018-02-08T14:59:26Z 2015-08-28 Dissertação MARQUES, Dayan de Araújo. Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6151 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Química |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Obstáculos epistemológicos Modelos mentais Ligações químicas Licenciatura em Química CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
spellingShingle |
Obstáculos epistemológicos Modelos mentais Ligações químicas Licenciatura em Química CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA Marques, Dayan de Araújo Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos |
topic_facet |
Obstáculos epistemológicos Modelos mentais Ligações químicas Licenciatura em Química CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
description |
Explicar como um indivíduo é capaz de aprender algo novo, mesmo quando o
assunto é desconhecido para essa pessoa, tem sido objeto de estudo de vários
cientistas ao longo dos tempos. Este trabalho objetivou estudar como o
desenvolvimento de modelos mentais pode contribuir na superação de
obstáculos epistemológicos relacionados à aprendizagem de conceitos de
ligações químicas por licenciandos em Química. A metodologia da pesquisa
adotada teve como aporte teórico a abordagem qualitativa etnográfica. Os
sujeitos da pesquisa foram alunos dos Cursos de Licenciatura em Química da
Universidade Federal do Amazonas. Investigaram-se, inicialmente, os Modelos
Mentais e os obstáculos epistemológicos que os alunos trazem da educação
básica. A análise desses dados propiciou o planejamento de uma intervenção
didática, a qual ocorreu na forma de um minicurso. Foram implementadas
diferentes estratégias didáticas e, sobretudo, atividades experimentais
demonstrativas-investigativas, recursos computacionais pautados na teoria dos
modelos mentais. Os dados obtidos no minicurso foram organizados à luz da
Análise de Conteúdo, tomando como referenciais teóricos de análise a Teoria
dos Modelos Mentais e a Teoria Bachelardiana de Obstáculos Epistemológicos.
Constatou-se que utilizando estratégias didáticas diversificadas orientadas pela
Teoria dos Modelos Mentais foi possível a superação de obstáculos
epistemológicos referentes ao conteúdo de ligações químicas. Com este estudo,
espera-se subsidiar atividades para prática docente de qualidade, apresentando
compreensões sobre as possíveis correlações existentes entre o
desenvolvimento dos modelos mentais acerca de um conceito químico e os
obstáculos epistemológicos à aprendizagem desse conceito e, ainda, contribuir
para aprendizagem dos conceitos de ligações químicas, vivência de situações
de aprendizagens inovadoras e reflexão acerca do processo de aprendizagem
de licenciandos em Química. |
author_additional |
Farias, Sidilene Aquino de |
author_additionalStr |
Farias, Sidilene Aquino de |
format |
Dissertação |
author |
Marques, Dayan de Araújo |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/7181855331880899 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/7181855331880899 |
title |
Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos |
title_short |
Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos |
title_full |
Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos |
title_fullStr |
Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos |
title_full_unstemmed |
Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos |
title_sort |
estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2018 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6151 |
_version_ |
1831969582255964160 |
score |
11.753896 |