Dissertação

Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio

Este trabalho tem por objetivo um estudo sucinto, porém, mais aprofundado dos conteúdos relativos a sequências e séries do que aqueles geralmente abordados no ensino médio. Fizemos uma revisão bibliográfica com os fundamentos básicos teóricos dos assuntos estudados nos três primeiros capítulos, e...

ver descrição completa

Autor principal: Araújo, Joseldo Alasson Moreira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3002894700581278
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6181
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6181
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-61812019-09-06T05:03:54Z Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio Araújo, Joseldo Alasson Moreira Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/3002894700581278 http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Progressões aritmética Progressões geométrica Matemática - Ensino Aprendizagem CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Este trabalho tem por objetivo um estudo sucinto, porém, mais aprofundado dos conteúdos relativos a sequências e séries do que aqueles geralmente abordados no ensino médio. Fizemos uma revisão bibliográfica com os fundamentos básicos teóricos dos assuntos estudados nos três primeiros capítulos, esses por sua vez, reforçados da teoria encontrada nos apêndices A e B. No capítulo 4, apresentamos vários exemplos resolvidos que podem servir de suporte para os interessados em aprofundar o estudo dos conteúdos, sejam estes professores ou alunos. Neste trabalho, apresentamos também, através de uma linguagem clara e concisa, algumas aplicações das sequências reais que não precisam de estudos avançados na área para serem compreendidas, por exemplo, a demonstração geométrica da convergência de uma série geométrica. São também apresentados alguns teoremas sobre a teoria de limites, sequências, séries e critérios de convergência. Com isso, acreditamos está contribuindo para a melhoria do ensino básico em matemática. The objective of this work is to present a succinct but more detailed study of sequence and series contents than those generally covered in high school. We have done a bibliographical review with the basic theoretical foundations of the subjects studied in the first three chapters, these in turn, reinforced by the theory found in appendices A and B. In chapter 4, we present several solved examples that can serve as support for those interested in deepening the study of the contents, be these teachers or students. In this work, we also present, through a clear and concise language, some applications of the real sequences that do not need advanced studies in the area to be understood, for example, the geometric demonstration of the convergence of a geometric series. Also presented are some theorems about the theory of limits, sequences, series and convergence criteria. With this, we believe it is contributing to the improvement of basic education in mathematics. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2018-02-23T16:08:54Z 2017-09-27 Dissertação ARAÚJO, Joseldo Alasson Moreira. Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6181 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Progressões aritmética
Progressões geométrica
Matemática - Ensino Aprendizagem
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
spellingShingle Progressões aritmética
Progressões geométrica
Matemática - Ensino Aprendizagem
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Araújo, Joseldo Alasson Moreira
Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio
topic_facet Progressões aritmética
Progressões geométrica
Matemática - Ensino Aprendizagem
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Este trabalho tem por objetivo um estudo sucinto, porém, mais aprofundado dos conteúdos relativos a sequências e séries do que aqueles geralmente abordados no ensino médio. Fizemos uma revisão bibliográfica com os fundamentos básicos teóricos dos assuntos estudados nos três primeiros capítulos, esses por sua vez, reforçados da teoria encontrada nos apêndices A e B. No capítulo 4, apresentamos vários exemplos resolvidos que podem servir de suporte para os interessados em aprofundar o estudo dos conteúdos, sejam estes professores ou alunos. Neste trabalho, apresentamos também, através de uma linguagem clara e concisa, algumas aplicações das sequências reais que não precisam de estudos avançados na área para serem compreendidas, por exemplo, a demonstração geométrica da convergência de uma série geométrica. São também apresentados alguns teoremas sobre a teoria de limites, sequências, séries e critérios de convergência. Com isso, acreditamos está contribuindo para a melhoria do ensino básico em matemática.
author_additional Oliveira, Nilomar Vieira de
author_additionalStr Oliveira, Nilomar Vieira de
format Dissertação
author Araújo, Joseldo Alasson Moreira
author2 http://lattes.cnpq.br/3002894700581278
author2Str http://lattes.cnpq.br/3002894700581278
title Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio
title_short Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio
title_full Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio
title_fullStr Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio
title_full_unstemmed Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio
title_sort sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o ensino médio
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2018
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6181
_version_ 1781302286509670400
score 11.653393