Dissertação

Festa do Folclore no currículo de uma escola pública de Educação Infantil de Manaus: contribuição na construção da identidade cultural

Esta pesquisa analisa a contribuição da ―Festa do Folclore‖ na formação da identidade cultural das crianças da educação infantil em uma escola pública de Manaus e investiga o imaginário que se constrói em torno desta manifestação cultural que, em certa medida, influencia a construção da identidade,...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Silmara Guadalupe
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9717365894741658
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6250
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6250
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-62502018-06-26T05:04:18Z Festa do Folclore no currículo de uma escola pública de Educação Infantil de Manaus: contribuição na construção da identidade cultural Souza, Silmara Guadalupe Lima, Antonia Silva de http://lattes.cnpq.br/9717365894741658 http://lattes.cnpq.br/3164832298815671 Manifestação Cultural Identidade Cultural Educação Infantil Folclore CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Esta pesquisa analisa a contribuição da ―Festa do Folclore‖ na formação da identidade cultural das crianças da educação infantil em uma escola pública de Manaus e investiga o imaginário que se constrói em torno desta manifestação cultural que, em certa medida, influencia a construção da identidade, a partir dos aspectos culturais e sociais. A investigação direciona nosso olhar para as relações sociais, valores e conceitos que ocorrem em torno desta manifestação. A pesquisa é de abordagem qualitativa e, utilizamos como técnica o estudo de caso, considerando o cotidiano escolar como um espaço/tempo de representações e significados. Para suporte teórico, trazemos autores que discutem a identidade e as diferenças culturais, chamando a atenção para a cultura regional, que ganha significados quando vista como parte da história e, conseqüentemente, como identidade cultural das crianças da educação infantil. Como resultado, identificamos, na escola pesquisada, que a ―Festa do Folclore‖ é composta por diferentes matizes e apresenta em sua culminância um caráter que distancia e aproxima conceitos e valores, contribuindo para a formação da identidade cultural da criança, uma vez que as práticas em torno dessa atividade oportunizam o diálogo e a reflexão, revelando mudança na postura, nos hábitos alimentares, no vocabulário, possibilitando a construção da autonomia e da expressão oral. This research aims to analyze the contribution of the ―Folklore Festival‖ in shaping the cultural identity of children's early education in a public school in Manaus and investigate the picture that is built around this cultural event which, to some extent, influences the construction of identity from the cultural and social aspects. The research directs our gaze to the social relationships, values and concepts that occur around this event. The research is a qualitative approach and the technique used was the case study, considering the daily school as a space / time of representations and meanings. For theoretical support, we bring authors argue that the identity and cultural differences, drawing attention to the regional culture, which won meanings when seen as part of the history and, consequently, as cultural identity of children of kindergarten. As a result, we identified, in the school visited during the researches, that the ―Folklore Festival‖ is composed of different hues and presents its culmination a character that distance and approaches concepts and values, contributing to the formation of cultural identity of the child, since the practices around this activity nurture dialogue and reflection, revealing changes in the attitude, eating habits and vocabulary, allowing the construction of autonomy and oral expression. 2018-03-15T14:24:49Z 2008-11-25 Dissertação SOUZA, Silmara Guadalupe. Festa do Folclore no currículo de uma escola pública de Educação Infantil de Manaus: contribuição na construção da identidade cultural. 2008. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6250 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Manifestação Cultural
Identidade Cultural
Educação Infantil
Folclore
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Manifestação Cultural
Identidade Cultural
Educação Infantil
Folclore
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Souza, Silmara Guadalupe
Festa do Folclore no currículo de uma escola pública de Educação Infantil de Manaus: contribuição na construção da identidade cultural
topic_facet Manifestação Cultural
Identidade Cultural
Educação Infantil
Folclore
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Esta pesquisa analisa a contribuição da ―Festa do Folclore‖ na formação da identidade cultural das crianças da educação infantil em uma escola pública de Manaus e investiga o imaginário que se constrói em torno desta manifestação cultural que, em certa medida, influencia a construção da identidade, a partir dos aspectos culturais e sociais. A investigação direciona nosso olhar para as relações sociais, valores e conceitos que ocorrem em torno desta manifestação. A pesquisa é de abordagem qualitativa e, utilizamos como técnica o estudo de caso, considerando o cotidiano escolar como um espaço/tempo de representações e significados. Para suporte teórico, trazemos autores que discutem a identidade e as diferenças culturais, chamando a atenção para a cultura regional, que ganha significados quando vista como parte da história e, conseqüentemente, como identidade cultural das crianças da educação infantil. Como resultado, identificamos, na escola pesquisada, que a ―Festa do Folclore‖ é composta por diferentes matizes e apresenta em sua culminância um caráter que distancia e aproxima conceitos e valores, contribuindo para a formação da identidade cultural da criança, uma vez que as práticas em torno dessa atividade oportunizam o diálogo e a reflexão, revelando mudança na postura, nos hábitos alimentares, no vocabulário, possibilitando a construção da autonomia e da expressão oral.
author_additional Lima, Antonia Silva de
author_additionalStr Lima, Antonia Silva de
format Dissertação
author Souza, Silmara Guadalupe
author2 http://lattes.cnpq.br/9717365894741658
author2Str http://lattes.cnpq.br/9717365894741658
title Festa do Folclore no currículo de uma escola pública de Educação Infantil de Manaus: contribuição na construção da identidade cultural
title_short Festa do Folclore no currículo de uma escola pública de Educação Infantil de Manaus: contribuição na construção da identidade cultural
title_full Festa do Folclore no currículo de uma escola pública de Educação Infantil de Manaus: contribuição na construção da identidade cultural
title_fullStr Festa do Folclore no currículo de uma escola pública de Educação Infantil de Manaus: contribuição na construção da identidade cultural
title_full_unstemmed Festa do Folclore no currículo de uma escola pública de Educação Infantil de Manaus: contribuição na construção da identidade cultural
title_sort festa do folclore no currículo de uma escola pública de educação infantil de manaus: contribuição na construção da identidade cultural
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2018
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6250
_version_ 1831969600329220096
score 11.753735