Dissertação

A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus

Este trabalho tem por finalidade apresentar a importância da História da Matemática e dos exercícios problemas no ensino das Equações algébricas, em especial, sendo utilizados como ferramenta de ensino para as equações do 1o e 2o graus que são ensinadas no terceiro e quarto ciclos, respectivament...

ver descrição completa

Autor principal: Teixeira, André Lopes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1077043542880111
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6577
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6577
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-65772020-01-13T14:06:42Z A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus Teixeira, André Lopes Cabral, Valtemir Martins http://lattes.cnpq.br/1077043542880111 http://lattes.cnpq.br/9865165503190305 Prata, Roberto Antônio Cordeiro Almeida, Kelly Alves Marães História da Matemática Equações Complexos Raízes History of Mathematics Equations CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Este trabalho tem por finalidade apresentar a importância da História da Matemática e dos exercícios problemas no ensino das Equações algébricas, em especial, sendo utilizados como ferramenta de ensino para as equações do 1o e 2o graus que são ensinadas no terceiro e quarto ciclos, respectivamente, além de também trazer uma proposta de ensino para os Números Complexos, sendo ensinados através da sua história e das equações do 3o grau, no terceiro ano do ensino médio. Para tal, apresentamos um apanhado da história das equações algébricas do 1o até o 4o grau para que possamos usar como base para o nosso roteiro de aula, e também como fonte de consulta. Assim, sugerimos um roteiro para o ensino das equações do 1o e 2o graus e também para o ensino dos Números complexos, utilizando como ferramenta, no primeiro caso, a História da matemática e os exercícios problemas e, no segundo, a História da Matemática e as equações do 3o grau. Os principais objetivos desses roteiros e o porquê de se ensinar os referidos assuntos dessa forma são detalhados neste trabalho. The purpose of this paper is to present the importance of the History of Mathematics and of the exercises in the teaching of algebraic equations in particular, being used as a teaching tool for the 1st and 2nd degree equations that are taught in the third and fourth cycles respectively, In addition to bringing a proposal of teaching to the Complex Numbers, being taught through its history and the equations of the third degree, in the third year of high school. To do this, we present a history of the algebraic equations from 1st to 4th grade so that we can use as a basis for our lesson script, and also as a source of inquiry. Thus, we suggest a script for the teaching of the 1st and 2nd grade equations and also for the teaching of complex numbers, using as a tool, in the first case, the History of Mathematics and the Problem Exercises, and in the second, the History of Mathematics and The equations of the third degree. The main objectives of these scripts and why they teach those subjects in this way are detailed in this work. 2018-09-11T12:57:13Z 2017-09-29 Dissertação TEIXEIRA, André Lopes. A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6577 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic História da Matemática
Equações
Complexos
Raízes
History of Mathematics
Equations
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
spellingShingle História da Matemática
Equações
Complexos
Raízes
History of Mathematics
Equations
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Teixeira, André Lopes
A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus
topic_facet História da Matemática
Equações
Complexos
Raízes
History of Mathematics
Equations
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Este trabalho tem por finalidade apresentar a importância da História da Matemática e dos exercícios problemas no ensino das Equações algébricas, em especial, sendo utilizados como ferramenta de ensino para as equações do 1o e 2o graus que são ensinadas no terceiro e quarto ciclos, respectivamente, além de também trazer uma proposta de ensino para os Números Complexos, sendo ensinados através da sua história e das equações do 3o grau, no terceiro ano do ensino médio. Para tal, apresentamos um apanhado da história das equações algébricas do 1o até o 4o grau para que possamos usar como base para o nosso roteiro de aula, e também como fonte de consulta. Assim, sugerimos um roteiro para o ensino das equações do 1o e 2o graus e também para o ensino dos Números complexos, utilizando como ferramenta, no primeiro caso, a História da matemática e os exercícios problemas e, no segundo, a História da Matemática e as equações do 3o grau. Os principais objetivos desses roteiros e o porquê de se ensinar os referidos assuntos dessa forma são detalhados neste trabalho.
author_additional Cabral, Valtemir Martins
author_additionalStr Cabral, Valtemir Martins
format Dissertação
author Teixeira, André Lopes
author2 http://lattes.cnpq.br/1077043542880111
author2Str http://lattes.cnpq.br/1077043542880111
title A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus
title_short A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus
title_full A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus
title_fullStr A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus
title_full_unstemmed A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus
title_sort história da matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2018
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6577
_version_ 1781302343997849600
score 11.653393